Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM DESAFIO AO ENSINO DE HISTÓRIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INTERDISCIPLINARIDADE, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7148
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1019
    "inscrito_id" => 2587
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM DESAFIO AO ENSINO DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "O presente artigo surge com o intuito de fundamentar questões presentes em nosso dia-a-dia acerca das abordagens sobre educação ambiental, e da forma como ela está inserida nas práticas didáticas em sala de aula. Busca incentivar uma pratica interdisciplinar e das contribuições da disciplina de História para refletir as transformações ocorridas nos espaços, bem como, os impactos causados no meio ambiente pelo processo de industrialização e do progresso humano, mostrando como esta disciplina pode contribuir para uma nova consciência histórica por meio de práticas docentes e dos usos de novas abordagens e metodologias de ensino. Mediante o uso de algumas abordagens teóricas, de autores importantes que trabalham a Revolução industrial, um dos acontecimentos históricos que mais marcaram e modificaram os quadros ambientais de nosso planeta, junto com algumas produções que trabalham o nosso atual problema de destruição ambiental que podem ser utilizadas como recursos didáticos, podemos inserir esta temática, geralmente reservada as disciplinas de ciências e geografia, nos planos do ensino de história, promovendo uma interdisciplinaridade e uma maior comunicação entre a comunidade escolar, a sociedade e o Estado, cabendo a toda esta comunidade promover diálogos e incentivar a criação de políticas de desenvolvimento sustentável na formação escolar, já que, é a escola que forma os nossos cidadãos do futuro. Isto mostra que, a disciplina de história não fica aleatória aos problemas e desafios atuais, e que a educação ambiental deve ser vista de muitas perspectivas, desde que promova mudanças nos costumes e hábitos modernos, de consumo, gastos e poluição, formando uma nova mentalidade e uma nova cultura de conservação e preservação ambiental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INTERDISCIPLINARIDADE, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_15_35_17_idinscrito_2587_9b13a0e9923b52452cf990dc15e86a77.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABRÍCIA EVELLYN ARAÚJO MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "FABRÍCIA EVELLYN"
    "autor_email" => "fabriciaevellyn3@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7148
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1019
    "inscrito_id" => 2587
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM DESAFIO AO ENSINO DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "O presente artigo surge com o intuito de fundamentar questões presentes em nosso dia-a-dia acerca das abordagens sobre educação ambiental, e da forma como ela está inserida nas práticas didáticas em sala de aula. Busca incentivar uma pratica interdisciplinar e das contribuições da disciplina de História para refletir as transformações ocorridas nos espaços, bem como, os impactos causados no meio ambiente pelo processo de industrialização e do progresso humano, mostrando como esta disciplina pode contribuir para uma nova consciência histórica por meio de práticas docentes e dos usos de novas abordagens e metodologias de ensino. Mediante o uso de algumas abordagens teóricas, de autores importantes que trabalham a Revolução industrial, um dos acontecimentos históricos que mais marcaram e modificaram os quadros ambientais de nosso planeta, junto com algumas produções que trabalham o nosso atual problema de destruição ambiental que podem ser utilizadas como recursos didáticos, podemos inserir esta temática, geralmente reservada as disciplinas de ciências e geografia, nos planos do ensino de história, promovendo uma interdisciplinaridade e uma maior comunicação entre a comunidade escolar, a sociedade e o Estado, cabendo a toda esta comunidade promover diálogos e incentivar a criação de políticas de desenvolvimento sustentável na formação escolar, já que, é a escola que forma os nossos cidadãos do futuro. Isto mostra que, a disciplina de história não fica aleatória aos problemas e desafios atuais, e que a educação ambiental deve ser vista de muitas perspectivas, desde que promova mudanças nos costumes e hábitos modernos, de consumo, gastos e poluição, formando uma nova mentalidade e uma nova cultura de conservação e preservação ambiental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INTERDISCIPLINARIDADE, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_15_35_17_idinscrito_2587_9b13a0e9923b52452cf990dc15e86a77.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABRÍCIA EVELLYN ARAÚJO MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "FABRÍCIA EVELLYN"
    "autor_email" => "fabriciaevellyn3@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente artigo surge com o intuito de fundamentar questões presentes em nosso dia-a-dia acerca das abordagens sobre educação ambiental, e da forma como ela está inserida nas práticas didáticas em sala de aula. Busca incentivar uma pratica interdisciplinar e das contribuições da disciplina de História para refletir as transformações ocorridas nos espaços, bem como, os impactos causados no meio ambiente pelo processo de industrialização e do progresso humano, mostrando como esta disciplina pode contribuir para uma nova consciência histórica por meio de práticas docentes e dos usos de novas abordagens e metodologias de ensino. Mediante o uso de algumas abordagens teóricas, de autores importantes que trabalham a Revolução industrial, um dos acontecimentos históricos que mais marcaram e modificaram os quadros ambientais de nosso planeta, junto com algumas produções que trabalham o nosso atual problema de destruição ambiental que podem ser utilizadas como recursos didáticos, podemos inserir esta temática, geralmente reservada as disciplinas de ciências e geografia, nos planos do ensino de história, promovendo uma interdisciplinaridade e uma maior comunicação entre a comunidade escolar, a sociedade e o Estado, cabendo a toda esta comunidade promover diálogos e incentivar a criação de políticas de desenvolvimento sustentável na formação escolar, já que, é a escola que forma os nossos cidadãos do futuro. Isto mostra que, a disciplina de história não fica aleatória aos problemas e desafios atuais, e que a educação ambiental deve ser vista de muitas perspectivas, desde que promova mudanças nos costumes e hábitos modernos, de consumo, gastos e poluição, formando uma nova mentalidade e uma nova cultura de conservação e preservação ambiental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.