ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO TRAZER UM BREVE ESTUDO COMPARATIVO SOBRE O CENÁRIO DA VIOLÊNCIA SIMBÓLICA DE GÊNERO EM AMBIENTES EDUCACIONAIS BRASILEIROS, MAIS PRECISAMENTE EM ESCOLAS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. FORAM ESCOLHIDOS UM TCC, UMA DISSERTAÇÃO E UM ARTIGO PARA O ESTUDO COMPARATIVO, PARA AVERIGUAR SE A VIOLÊNCIA SE MANIFESTA OU NÃO EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS E COMO É ENFRENTADA PELAS MULHERES PARA SE MANTEREM NA TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO ESCOLHIDA/ PROFISSÃO. OS CENÁRIOS ESCOLHIDOS FORAM INSTITUIÇÕES DE DOIS ESTADOS DO NORDESTE- UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA- UFB E UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ- UFC E DUAS DA REGIÃO SUL DO PAÍS, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ- UTFPR E O INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC. A ESCOLHA DOS LOCAIS SE JUSTIFICA PELA POSSIBILIDADE DE SE COMPARAR REGIÕES DIFERENTES DO PAÍS VERIFICANDO SE ESSES COMPORTAMENTOS DEPENDEM OU NÃO DE CULTURA LOCAL. A PARTIR DA TEORIA SOBRE VIOLÊNCIA SIMBÓLICA DE GÊNERO, ESSAS PESQUISAS TROUXERAM QUESTÕES INTERESSANTES SOBRE AS MAIS DIVERSAS FORMAS DE VIOLÊNCIA SOFRIDA PELAS MULHERES. POR INSTRUMENTOS FORAM UTILIZADOS O LEVANTAMENTO DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E O ESTUDO COMPARATIVO DE DADOS. A PESQUISA É EXPLORATÓRIA, DE CUNHO QUALITATIVO E O MÉTODO É O DIALÉTICO. O RESULTADO NOS MOSTROU CLARAMENTE A PRESENÇA DA VIOLÊNCIA SIMBÓLICA DE GÊNERO EM AMBIENTES ACADÊMICOS. MOSTROU-NOS AINDA QUE TEMOS MUITA LUTA PELA FRENTE PARA CONSCIENTIZAR A SOCIEDADE SOBRE MUDANÇAS NESSA RELAÇÃO SOCIAL, QUE TRAZ EMBUTIDA RELAÇÕES DE PODER ENTRE OS SEXOS, DISTRIBUÍDAS DE FORMA DESIGUAL, CABENDO SEMPRE À MULHER UMA POSIÇÃO SUBALTERNA NA ORGANIZAÇÃO SOCIAL.