Artigo E-book IV DESFAZENDO GÊNERO

E-books

ISBN: 978-65-86901-06-1

SER MULHER E PROFESSORA: ENTRE REGULAÇÕES E NEGOCIAÇÕES

Palavra-chaves: GÊNERO, SEXUALIDADE, IDENTIDADE DOCENTE, , E-book ST 12: GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES: DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS
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                  <br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;No Brasil, os &uacute;ltimos vinte anos testemunharam um importante curto-circuito na discuss&atilde;o do corpo humano em suas diferentes perspectivas. Novas abordagens sobre esse tema deixaram de se enclausurar em disciplinas e mitos comuns aos campos can&ocirc;nicos de produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento e passaram, com um perfil n&ocirc;made e cr&iacute;tico, a desafiar os estatutos n&atilde;o risom&aacute;ticos desses centros hegem&ocirc;nicos do saber-poder. Apostas pol&iacute;ticas de modelos institucionalizados da interven&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, como curr&iacute;culos pedag&oacute;gicos e legisla&ccedil;&otilde;es, bem como de emergentes modos de vida cotidiana &ndash; subjetiva&ccedil;&otilde;es fora do arm&aacute;rio e assumidamente (in)submissas &ndash;, foram essenciais para uma guinada a outros paradigmas na constru&ccedil;&atilde;o do conhecimento.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;O IV Semin&aacute;rio Internacional Desfazendo G&ecirc;nero, com o tema &ldquo;Corpos dissidentes, corpos resistentes: do caos &agrave; lama&rdquo;, buscou desbravar essas recentes trilhas, apresentando-se como uma a&ccedil;&atilde;o que fertilizou, em Recife/Olinda, de 13 a 15 de novembro de 2019, o debate e as inquieta&ccedil;&otilde;es que abrem novos campos de atua&ccedil;&atilde;o sobre as manifesta&ccedil;&otilde;es da vida. Com uma programa&ccedil;&atilde;o diversa formada por palestras, mesas de debate, simp&oacute;sios tem&aacute;ticos, exposi&ccedil;&atilde;o de p&ocirc;steres acad&ecirc;micos, lan&ccedil;amentos de livros e atra&ccedil;&otilde;es art&iacute;sticas, consolidou discuss&otilde;es sobre as potencialidades micro e macropol&iacute;ticas das performatividades de g&ecirc;nero e sexualidade, realizadas em diferentes pr&aacute;ticas discursivas e situadas em distintos contextos institucionais que desfazem e refazem matrizes normativas reguladoras das subjetividades e dos desejos.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Pedagogias queer, artivismos de dissid&ecirc;ncia de g&ecirc;nero e sexualidade, as m&uacute;ltiplas cores dos feminismos, epistemologias queerificadas, pol&iacute;ticas do corpo como lugares de ser-fazer desejo, g&ecirc;nero e sexualidade, empregabilidade e acesso da popula&ccedil;&atilde;o dissidente sexual e de g&ecirc;nero aos regimes de poder, a decolonialidade por um pensamento dissidentes, os corpos transviados em tempos de ordem e outros temas perigo deram a t&ocirc;nica multifacetada das discuss&otilde;es abordadas na quarta edi&ccedil;&atilde;o do evento. Nesse sentido, percebemos os agenciamentos te&oacute;rico-pol&iacute;ticos necess&aacute;rios para (sobre)viv&ecirc;ncia desses heter&oacute;clitos corpos dissidentes em meio aos anseios de uma constru&ccedil;&atilde;o pol&iacute;tico-afetiva na busca de tentar organizar o caos para uma (re)exist&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Os &uacute;ltimos anos t&ecirc;m presenciado muitas a&ccedil;&otilde;es ativistas em prol de pessoas que possuem g&ecirc;nero e sexualidade perif&eacute;ricas. Essa realidade configura uma rede de pr&aacute;ticas sociais que revela m&uacute;ltiplas vozes dissonantes em embates que n&atilde;o se restringem ao Direito, &agrave; pol&iacute;tica governamental ou &agrave; milit&acirc;ncia de coletivos LGBT+ organizados, mas envolvem todos os setores da vida social, como a fam&iacute;lia, a escola, as religi&otilde;es, a m&iacute;dia, a Sa&uacute;de e a ci&ecirc;ncia. O Semin&aacute;rio da quarta edi&ccedil;&atilde;o do Desfazendo G&ecirc;nero cumpriu tamb&eacute;m esse papel de transforma&ccedil;&atilde;o na luta social. Seu objetivo, que foi tematizar m&uacute;ltiplas discuss&otilde;es em torno das agruras vividas por pessoas de g&ecirc;nero e sexualidade dissidentes, teve efeito na produ&ccedil;&atilde;o de trocas importantes para novas alian&ccedil;as de resist&ecirc;ncia e na consolida&ccedil;&atilde;o das intersubjetividades da popula&ccedil;&atilde;o LGBT+, tomando como objeto de an&aacute;lise cr&iacute;tica as pr&aacute;ticas que subvertem e/ou alargam a heteronormatividade.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Como resultado de todas as discuss&otilde;es presentes no evento, este e-book emerge na qualidade de uma cole&ccedil;&atilde;o de textos potente, ratificando a pertin&ecirc;ncia e relev&acirc;ncia das a&ccedil;&otilde;es do Desfazendo G&ecirc;nero, que se ancoram a diversos processos de visibiliza&ccedil;&atilde;o da popula&ccedil;&atilde;o perif&eacute;rica de g&ecirc;nero e sexualidade que desestabilizam os imperativos normativos. Ao mesmo tempo em que estes processos s&atilde;o produzidos na rela&ccedil;&atilde;o com a matriz da inteligibilidade cultural, eles tamb&eacute;m transformam as fronteiras que estabelecem as normalidades forjando outros/novos modos de vida. Sem d&uacute;vida, estas pr&aacute;ticas comp&otilde;em cen&aacute;rios interessantes tanto do ponto de vista acad&ecirc;mico quanto no que condiz ao campo das pol&iacute;ticas sociais de educa&ccedil;&atilde;o, sa&uacute;de, direito etc.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Por tudo isso, &eacute; uma satisfa&ccedil;&atilde;o apresentar este material. Temos a certeza de que suas diferentes performatividades escritas e seus agenciamentos aqui trar&atilde;o desafios de pensar o lugar das alteridades nas rela&ccedil;&otilde;es pol&iacute;ticas dos estudos cient&iacute;ficos &ndash; n&atilde;o apenas na &aacute;rea das Ci&ecirc;ncias Humanas &ndash;, das diversas formas de ativismos e tamb&eacute;m dos diferentes setores da vida social. &nbsp;Seus cap&iacute;tulos consistem numa exemplar mobiliza&ccedil;&atilde;o que se revela na arena da luta pela democratiza&ccedil;&atilde;o dos significados de aspectos importantes para a forma&ccedil;&atilde;o cultural e para a garantia de direitos sociais, posto que o problema da exclus&atilde;o que os grupos abordados aqui sofrem &eacute; historicamente multicausal e tem efeitos tamb&eacute;m de diversas naturezas, estando, assim, longe de ser t&atilde;o s&oacute; legal; &eacute;, mais do que isso, &eacute; um problema &eacute;tico. Nesse cen&aacute;rio, este e-book &eacute; um grande protagonista e certamente &eacute; um exerc&iacute;cio de lan&ccedil;a nas estrat&eacute;gias que incorporaram, entre outras coisas, a difus&atilde;o de uma linguagem mais inclusiva para pessoas LGBT+, a forma&ccedil;&atilde;o de profissionais de educa&ccedil;&atilde;o, o questionamento sobre demandas jur&iacute;dicas, o esfor&ccedil;o pelo controle social da formula&ccedil;&atilde;o e implementa&ccedil;&atilde;o de pol&iacute;ticas p&uacute;blicas entre outras dimens&otilde;es. Desejamos, portanto, uma boa leitura!<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <strong>Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Iran Ferreira de Melo<br />\r\n
                  (Coordenadores do IV Semin&aacute;rio Internacional Desfazendo G&ecirc;nero)</strong>
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                  Ariane Rafaela de Freitas - UFRPE<br />\r\n
                  Eduardo Barbuio - UFRPE<br />\r\n
                  Emanuelle Camila Moraes de Melo Albuquerque Lima - UFRPE/UAG<br />\r\n
                  I&ecirc;do de Oliveira Paes - UFRPE<br />\r\n
                  Iran Ferreira de Melo - UFRPE<br />\r\n
                  Jo&atilde;o Batista Martins de Morais - UFRPE/UAG<br />\r\n
                  Jo&atilde;o Lu&iacute;s da Silva - UFPE<br />\r\n
                  Lorena Lima de Moraes - UFRPE<br />\r\n
                  Maria do Socorro De Lima Oliveira - UFRPE<br />\r\n
                  Natanael Duarte de Azevedo - UFRPE<br />\r\n
                  Paloma Pereira Borba Pedrosa - UFRPE<br />\r\n
                  Vicentina Maria Ramires Borba - UFRPE
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                  <strong>Corpos dissidentes, corpos resistentes: do caos &agrave; lama</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;No Brasil, os &uacute;ltimos vinte anos testemunharam um importante curto-circuito na discuss&atilde;o do corpo humano em suas diferentes perspectivas. Novas abordagens sobre esse tema deixaram de se enclausurar em disciplinas e mitos comuns aos campos can&ocirc;nicos de produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento e passaram, com um perfil n&ocirc;made e cr&iacute;tico, a desafiar os estatutos n&atilde;o risom&aacute;ticos desses centros hegem&ocirc;nicos do saber-poder. Apostas pol&iacute;ticas de modelos institucionalizados da interven&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, como curr&iacute;culos pedag&oacute;gicos e legisla&ccedil;&otilde;es, bem como de emergentes modos de vida cotidiana &ndash; subjetiva&ccedil;&otilde;es fora do arm&aacute;rio e assumidamente (in)submissas &ndash;, foram essenciais para uma guinada a outros paradigmas na constru&ccedil;&atilde;o do conhecimento.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;O IV Semin&aacute;rio Internacional Desfazendo G&ecirc;nero, com o tema &ldquo;Corpos dissidentes, corpos resistentes: do caos &agrave; lama&rdquo;, buscou desbravar essas recentes trilhas, apresentando-se como uma a&ccedil;&atilde;o que fertilizou, em Recife/Olinda, de 13 a 15 de novembro de 2019, o debate e as inquieta&ccedil;&otilde;es que abrem novos campos de atua&ccedil;&atilde;o sobre as manifesta&ccedil;&otilde;es da vida. Com uma programa&ccedil;&atilde;o diversa formada por palestras, mesas de debate, simp&oacute;sios tem&aacute;ticos, exposi&ccedil;&atilde;o de p&ocirc;steres acad&ecirc;micos, lan&ccedil;amentos de livros e atra&ccedil;&otilde;es art&iacute;sticas, consolidou discuss&otilde;es sobre as potencialidades micro e macropol&iacute;ticas das performatividades de g&ecirc;nero e sexualidade, realizadas em diferentes pr&aacute;ticas discursivas e situadas em distintos contextos institucionais que desfazem e refazem matrizes normativas reguladoras das subjetividades e dos desejos.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Pedagogias queer, artivismos de dissid&ecirc;ncia de g&ecirc;nero e sexualidade, as m&uacute;ltiplas cores dos feminismos, epistemologias queerificadas, pol&iacute;ticas do corpo como lugares de ser-fazer desejo, g&ecirc;nero e sexualidade, empregabilidade e acesso da popula&ccedil;&atilde;o dissidente sexual e de g&ecirc;nero aos regimes de poder, a decolonialidade por um pensamento dissidentes, os corpos transviados em tempos de ordem e outros temas perigo deram a t&ocirc;nica multifacetada das discuss&otilde;es abordadas na quarta edi&ccedil;&atilde;o do evento. Nesse sentido, percebemos os agenciamentos te&oacute;rico-pol&iacute;ticos necess&aacute;rios para (sobre)viv&ecirc;ncia desses heter&oacute;clitos corpos dissidentes em meio aos anseios de uma constru&ccedil;&atilde;o pol&iacute;tico-afetiva na busca de tentar organizar o caos para uma (re)exist&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Os &uacute;ltimos anos t&ecirc;m presenciado muitas a&ccedil;&otilde;es ativistas em prol de pessoas que possuem g&ecirc;nero e sexualidade perif&eacute;ricas. Essa realidade configura uma rede de pr&aacute;ticas sociais que revela m&uacute;ltiplas vozes dissonantes em embates que n&atilde;o se restringem ao Direito, &agrave; pol&iacute;tica governamental ou &agrave; milit&acirc;ncia de coletivos LGBT+ organizados, mas envolvem todos os setores da vida social, como a fam&iacute;lia, a escola, as religi&otilde;es, a m&iacute;dia, a Sa&uacute;de e a ci&ecirc;ncia. O Semin&aacute;rio da quarta edi&ccedil;&atilde;o do Desfazendo G&ecirc;nero cumpriu tamb&eacute;m esse papel de transforma&ccedil;&atilde;o na luta social. Seu objetivo, que foi tematizar m&uacute;ltiplas discuss&otilde;es em torno das agruras vividas por pessoas de g&ecirc;nero e sexualidade dissidentes, teve efeito na produ&ccedil;&atilde;o de trocas importantes para novas alian&ccedil;as de resist&ecirc;ncia e na consolida&ccedil;&atilde;o das intersubjetividades da popula&ccedil;&atilde;o LGBT+, tomando como objeto de an&aacute;lise cr&iacute;tica as pr&aacute;ticas que subvertem e/ou alargam a heteronormatividade.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Como resultado de todas as discuss&otilde;es presentes no evento, este e-book emerge na qualidade de uma cole&ccedil;&atilde;o de textos potente, ratificando a pertin&ecirc;ncia e relev&acirc;ncia das a&ccedil;&otilde;es do Desfazendo G&ecirc;nero, que se ancoram a diversos processos de visibiliza&ccedil;&atilde;o da popula&ccedil;&atilde;o perif&eacute;rica de g&ecirc;nero e sexualidade que desestabilizam os imperativos normativos. Ao mesmo tempo em que estes processos s&atilde;o produzidos na rela&ccedil;&atilde;o com a matriz da inteligibilidade cultural, eles tamb&eacute;m transformam as fronteiras que estabelecem as normalidades forjando outros/novos modos de vida. Sem d&uacute;vida, estas pr&aacute;ticas comp&otilde;em cen&aacute;rios interessantes tanto do ponto de vista acad&ecirc;mico quanto no que condiz ao campo das pol&iacute;ticas sociais de educa&ccedil;&atilde;o, sa&uacute;de, direito etc.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Por tudo isso, &eacute; uma satisfa&ccedil;&atilde;o apresentar este material. Temos a certeza de que suas diferentes performatividades escritas e seus agenciamentos aqui trar&atilde;o desafios de pensar o lugar das alteridades nas rela&ccedil;&otilde;es pol&iacute;ticas dos estudos cient&iacute;ficos &ndash; n&atilde;o apenas na &aacute;rea das Ci&ecirc;ncias Humanas &ndash;, das diversas formas de ativismos e tamb&eacute;m dos diferentes setores da vida social. &nbsp;Seus cap&iacute;tulos consistem numa exemplar mobiliza&ccedil;&atilde;o que se revela na arena da luta pela democratiza&ccedil;&atilde;o dos significados de aspectos importantes para a forma&ccedil;&atilde;o cultural e para a garantia de direitos sociais, posto que o problema da exclus&atilde;o que os grupos abordados aqui sofrem &eacute; historicamente multicausal e tem efeitos tamb&eacute;m de diversas naturezas, estando, assim, longe de ser t&atilde;o s&oacute; legal; &eacute;, mais do que isso, &eacute; um problema &eacute;tico. Nesse cen&aacute;rio, este e-book &eacute; um grande protagonista e certamente &eacute; um exerc&iacute;cio de lan&ccedil;a nas estrat&eacute;gias que incorporaram, entre outras coisas, a difus&atilde;o de uma linguagem mais inclusiva para pessoas LGBT+, a forma&ccedil;&atilde;o de profissionais de educa&ccedil;&atilde;o, o questionamento sobre demandas jur&iacute;dicas, o esfor&ccedil;o pelo controle social da formula&ccedil;&atilde;o e implementa&ccedil;&atilde;o de pol&iacute;ticas p&uacute;blicas entre outras dimens&otilde;es. Desejamos, portanto, uma boa leitura!<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <strong>Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Iran Ferreira de Melo<br />\r\n
                  (Coordenadores do IV Semin&aacute;rio Internacional Desfazendo G&ecirc;nero)</strong>
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                  Eduardo Barbuio - UFRPE<br />\r\n
                  Emanuelle Camila Moraes de Melo Albuquerque Lima - UFRPE/UAG<br />\r\n
                  I&ecirc;do de Oliveira Paes - UFRPE<br />\r\n
                  Iran Ferreira de Melo - UFRPE<br />\r\n
                  Jo&atilde;o Batista Martins de Morais - UFRPE/UAG<br />\r\n
                  Jo&atilde;o Lu&iacute;s da Silva - UFPE<br />\r\n
                  Lorena Lima de Moraes - UFRPE<br />\r\n
                  Maria do Socorro De Lima Oliveira - UFRPE<br />\r\n
                  Natanael Duarte de Azevedo - UFRPE<br />\r\n
                  Paloma Pereira Borba Pedrosa - UFRPE<br />\r\n
                  Vicentina Maria Ramires Borba - UFRPE
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Publicado em 12 de junho de 2020

Resumo

NESTE ARTIGO PROBLEMATIZO A INFLUÊNCIA DA IDENTIDADE DOCENTE NA VIVÊNCIA DA SEXUALIDADE DA MULHER COM BASE EM NARRATIVAS DE TRÊS PROFESSORAS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO INTERIOR DO ESTADO DA BAHIA. UTILIZO OS ESTUDOS DE GUACIRA LOPES LOURO (1997, 2000, 2018), ELIANE MARTA TEIXEIRA LOPES (1991), LUSIA RIBEIRO PEREIRA (1994), DENTRE OUTROS/AS PARA ANALISAR A PRODUÇÃO DO GÊNERO NO MAGISTÉRIO E SIMONE DE BEAUVOIR (2009) E JUDITH BUTLER (2003) PARA REFLETIR SOBRE A CRÍTICA AO SISTEMA CORPO/SEXO/GÊNERO. INICIO O METATEXTO REFLETINDO SOBRE OS CONSTRUCTOS EM TORNO DE UM IDEAL DA FEMINILIDADE E O SEU USO PARA A PRODUÇÃO DA MULHER PROFESSORA. EM SEGUIDA, APRESENTO UM RECORTE DO MATERIAL EMPÍRICO DA PESQUISA, DEMONSTRANDO AS ESTRATÉGIAS USADAS PELAS PROFESSORAS PARA CONCILIAREM ALGUMAS DAS PRINCIPAIS IDENTIDADES QUE AS CONSTITUEM, DENTRE ELAS: A DE GÊNERO, A DOCENTE, A SEXUAL E A ÉTNICA. CONCLUO O TEXTO EVIDENCIANDO QUE OS DESEJOS E EXPECTATIVAS DAS SUJEITAS DE PESQUISA NEM SEMPRE CONDIZEM COM AS NORMAS IMPOSTAS A SEXUALIDADE DA MULHER PROFESSORA, EXIGINDO DELAS VÁRIAS NEGOCIAÇÕES.

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