A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) COMO DIFUSORAS DAS PEDAGOGIAS DE GÊNERO E DIVERSIDADE COM A FINALIDADE DE COMPREENDER A PRODUÇÃO DE CORPOS NAS E PELAS MÍDIAS. NESSA PESQUISA COMPREENDEMOS AS TIC COMO CAMPO DE PESQUISA DA EDUCAÇÃO PARA AS MÍDIAS QUE PODEM PRODUZIR E OPERAR LINGUAGENS E AÇÕES SENSIBILIZADORAS PARA A FORMAÇÃO DOS SUJEITOS SOCIAIS FRENTE AOS DESAFIOS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, BEM COMO A LIBERDADE DE EXPRESSAR E VIVER CORPOS QUEERS, DESCONFORMES E DISSIDENTES DOS PADRÕES HEGEMÔNICOS. NESSE SENTIDO, PROBLEMATIZAMOS: COMO AS NOVAS TECNOLOGIAS PODEM CONTRIBUIR PARA A COMPREENSÃO DA PRODUÇÃO DE CORPOS NAS E PELAS MÍDIAS QUE CONTEMPLEM AS DISCUSSÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE? A METODOLOGIA DA PESQUISA ESTÁ ANCORADA EM UMA INTERVENÇÃO DIALÓGICA, EM REDE, QUE PROPÕE ARTICULAR A PRODUÇÃO DE DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS, TAIS COMO, WEBSITES, REDES SOCIAIS, DOCUMENTÁRIOS, FILMES, PUBLICIDADES, DESENHOS, ETC, VOLTADOS À DISSEMINAÇÃO DOS CONTEÚDOS QUE SE REFEREM ÀS TEMÁTICAS EM PAUTA. OS RESULTADOS DA PESQUISA SÃO ORIUNDOS DAS AÇÕES REALIZADAS JUNTO AO GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO DIVERSIDADE E CULTURA (GEPEDIC/CNPQ). CONSIDERAMOS QUE A PRODUÇÃO E A UTILIZAÇÃO DESSAS TECNOLOGIAS, NOS VARIADOS MEIOS, PODEM ABRIR ESPAÇOS PARA A PLURALIDADE DAS PEDAGOGIAS DE GÊNERO, DIVERSIDADE E CORPOS QUEERS.