ESTE TRABALHO BUSCA APRESENTAR E DISCUTIR SOBRE AS PERSPECTIVAS QUE OS ALUNOS DE LETRAS DA UEPB (CAMPUS I) POSSUEM SOBRE O CONCEITO DE GÊNERO E DE QUE MANEIRA ESSA COMPREENSÃO PODE INFLUENCIAR NA SUA FORMAÇÃO ENQUANTO FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO. PARA ISSO, FOI FEITO UM LEVANTAMENTO DE DADOS PARA MAPEARMOS AS DIVERSAS ORIENTAÇÕES DE GÊNERO ENTRE OS ESTUDANTES E, EM SEGUIDA, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM UM NÚMERO SIGNIFICATIVO DE ESTUDANTES DE LETRAS/PORTUGUÊS, LETRAS/ESPANHOL E LETRAS/INGLÊS, A FIM DE COLETAR DADOS PARA A ANÁLISE DIALÓGICA DE SEUS DISCURSOS ACERCA DA TEMÁTICA. A ANÁLISE QUALITATIVA DOS DADOS TOMOU POR BASE A TEORIA/ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO PARA A ELUCIDAÇÃO DOS ENUNCIADOS CONCRETOS DESSES ESTUDANTES EM RELAÇÃO DIALÓGICA COM A PALAVRA DO OUTRO, SEMPRE CONSTITUTIVA DA PALAVRA DO EU, RESULTANDO EM UMA COMPREENSÃO ATIVA E RESPONSIVA DOS SENTIDOS QUE EMERGIRAM SOBRE O CONCEITO DE GÊNERO E SUA RELAÇÃO COM A SEXUALIDADE. DESTA FORMA, TORNOU-SE POSSÍVEL REFLETIR SOBRE COMO O AMBIENTE UNIVERSITÁRIO, ESPECIFICAMENTE NOS CURSOS DE LETRAS DA UEPB, CONFIGURA-SE COMO UM TERRENO FÉRTIL PARA A DISCUSSÃO SOBRE UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES MAIS INCLUSIVA, NÃO OBSTANTE AINDA CAREÇA DE MAIOR PREPARAÇÃO COM RESPEITO À DIVERSIDADE.