Artigo E-book IV DESFAZENDO GÊNERO

E-books

ISBN: 978-65-86901-06-1

Visualizações: 291
ARTICULANDO GÊNERO E RAÇA NA EDUCAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: O CASO DAS ESTUDANTES DO IFPE-CAMPUS IPOJUCA

Palavra-chaves: JUVENTUDE(S), MULHERES, RELAÇÕES DE GÊNERO, RAÇA, ENSINO MÉDIO TÉCNICO E-book ST 09: DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: DESAFIOS ATUAIS E INTERLOCUÇÕES COM A CIÊNCIA & TECNOLOGIA (C&T) E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Resumo

O NÚCLEO DE ESTUDOS EM GÊNERO E DIVERSIDADE DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO-CAMPUS IPOJUCA TEM DESENVOLVIDO PESQUISAS E AÇÕES ACERCA DA TRANSVERSALIZAÇÃO DA RELAÇÃO DE GÊNERO E DAS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS A SE ENTRELAÇAREM NOS DISCURSOS DO COTIDIANO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO. DIANTE DAS INQUIETAÇÕES, NOSSA PROBLEMÁTICA SE REFERIU AO MODO COMO AS JOVENS ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS DE CONSTRUÇÃO NAVAL E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL SE PERCEBIAM EM SALAS DE AULA COMPOSTAS, EM SUA MAIORIA, POR ESTUDANTES DO SEXO MASCULINO. OPTAMOS POR DESENVOLVER UMA PESQUISA DE CUNHO CIENTÍFICO NUMA PERSPECTIVA DE PESQUISA-AÇÃO. A PROPOSTA ABARCOU DESCREVER AS CARACTERÍSTICAS SÓCIODEMOGRÁFICAS DAS JOVENS ESTUDANTES, BEM COMO A ANÁLISE DOS DISCURSOS DELAS DURANTE SUA TRAJETÓRIA ACADÊMICA. ESTA PESQUISA SE ENCONTRA EM ANDAMENTO COM PREVISÃO DE FINALIZAÇÃO PARA JULHO DE 2020 E OS RESULTADOS, ATÉ ENTÃO ENCONTRADOS, REVELAM A NECESSIDADE DE AMPLIAÇÃO DAS DISCUSSÕES SOBRE AS CONDIÇÕES SOCIAIS, AS QUAIS ESSAS JOVENS TÊM SIDO SUBMETIDAS E POR CONSEGUINTE SAIR EM DEFESA DE DISCURSOS CONTRA HEGEMÔNICOS SOBRE AS MULHERES E SEUS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO. O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES QUE SE DIRECIONAM À PROMOÇÃO DE DIÁLOGOS COM A COMUNIDADE ACADÊMICA, NO QUE SE REFERE AOS DEBATES RELACIONADOS ÀS QUESTÕES DE GÊNERO, TAMBÉM TEM SIDO ALCANÇADO ENQUANTO ATIVIDADES RESULTANTES DO ALCANCE DESTA PESQUISA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.