A (DES)CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO SOCIAL ACERCA DE GÊNERO É UM PROCESSO DINÂMICO, SEJA NO ÂMBITO SOCIAL, CULTURAL E DA SUBJETIVIDADE DO INDIVÍDUO. O AMBIENTE LÚDICO DE BRINQUEDOTECAS É UM ESPAÇO RELEVANTE PARA A ANÁLISE DA OFERTA DE BRINQUEDOS, VISTO QUE ESTUDOS APONTAM A IMPORTÂNCIA DE PROBLEMATIZAR BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS, BEM COMO SUAS INFLUÊNCIAS NAS PRÁTICAS SOCIAIS NO QUE TANGE ÀS QUESTÕES DE GÊNERO. OBJETIVA-SE REFLETIR CRITICAMENTE ACERCA DA DISPOSIÇÃO ESPACIAL DO ACERVO LÚDICO EM UMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR, RELACIONANDO-A AO BRINCAR LIVRE, A ASPECTOS DE GÊNERO E À HUMANIZAÇÃO, EM ESPECIAL A PARTIR DO CONCEITO DE AMBIÊNCIA. TRATA-SE DE UM ESTUDO TEÓRICO, QUALITATIVO, DE NATUREZA DESCRITIVA E INTERPRETATIVA SOBRE O ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA T.E.C.A. FOI UTILIZADA UMA CÂMERA FOTOGRÁFICA PARA REGISTRO DO ESPAÇO FÍSICO, SEGUIDA DE DESCRIÇÃO DA LOCALIZAÇÃO DOS RECURSOS LÚDICOS E COMPARTILHAMENTO COM AS/OS INTEGRANTES DA PESQUISA PARA AS REFLEXÕES ACERCA DO MATERIAL. AS FOTOGRAFIAS FORAM UTILIZADAS COMO ESTRATÉGIA DE DOCUMENTAÇÃO DE ARRANJOS NO AMBIENTE ESTUDADO. A AMBIÊNCIA ENCONTRADA NA BRINQUEDOTECA PODE SER COMPREENDIDA COMO PROMOTORA DE HUMANIZAÇÃO E SAÚDE. AS ALOCAÇÕES DO ACERVO DE FORMA ALTERNATIVA AOS PADRÕES GÊNERO DIRETIVOS SUSTENTAM A CRIAÇÃO DE MEMÓRIAS E IMAGINÁRIOS MAIS DIVERSIFICADOS. AS CONSTRUÇÕES/ORGANIZAÇÕES DO ESPAÇO ANALISADO POSSIBILITARAM UMA INTERLOCUÇÃO NA DESCONSTRUÇÃO DE PADRÕES QUE MANTÉM A DESIGUALDADE DE GÊNERO, CONTRIBUEM COM A MELHOR ASSISTÊNCIA À CRIANÇA HOSPITALIZADA NA UNIDADE PEDIÁTRICA E POSSIBILITAM A PROMOÇÃO DE DIREITOS DESSES SUJEITOS.