A PRESENTE PESQUISA BUSCOU PERCEBER OS PRECONCEITOS VIVIDOS PRINCIPALMENTE POR ESTUDANTES LGBTS (LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS), NEGROS NO ESPAÇO ESCOLAR E, CONCOMITANTEMENTE A ESSAS PESQUISAS, OCORRERAM TRABALHOS BUSCANDO DEBATER E CONSCIENTIZAR SOBRE OUTROS DIFERENTES PRECONCEITOS/DISCRIMINAÇÕES ALI PRESENTES. A PARTIR DISSO, FOI POSSÍVEL PROBLEMATIZAR PRÁTICAS DE PRECONCEITO ARRAIGADAS E PRESENTES NA ESCOLA, ALMEJANDO PROPORCIONAR UM AMBIENTE DE RESPEITO ÀS DIVERSIDADES.
NESSE PROCESSO, APÓS FAZERMOS UMA ANÁLISE SOBRE NOSSAS PRÁTICAS, INICIAMOS UM CICLO DE DEBATES EM PARCERIA COM NÚCLEOS DE ESTUDOS DE GÊNERO, NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E COORDENAÇÕES MUNICIPAIS DE DIVERSIDADE SEXUAL E RACIAL. ESSES DEBATES, POSTERIORMENTE, ASSUMIRAM LUGAR NAS AULAS DOS PROFESSORES, AO TRABALHAREM DE ALGUMA MANEIRA ESSAS TEMÁTICAS EM SUAS DISCIPLINAS.