AS NOVAS TECNOLOGIAS ESTÃO CADA VEZ MAIS PRESENTES NO NOSSO COTIDIANO, ASSIM COMO NO
AMBIENTE ESCOLAR, SEJA PELO USO DE EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS, COMO CELULARES, OU POR MEIO DE
ACESSOS AS MÍDIAS SOCIAIS. NO ENTANTO, A INSERÇÃO DAS TIC NA ESCOLA DEVE VIR ACOMPANHADA DE
UMA FORMAÇÃO DOCENTE QUE GARANTA UMA TRANSFORMAÇÃO EFETIVA E MELHORIA NO PROCESSO DE
ENSINO-APRENDIZAGEM. AS MUDANÇAS SÓ OCORRERÃO SE OS USOS DESSES RECURSOS FOREM ADEQUADOS
E BEM PLANEJADOS PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E NÃO MERA TRANSMISSÃO. O OBJETIVO DESTE
TRABALHO É CONHECER E CARACTERIZAR A REALIDADE DE ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DA REGIÃO DO
MACIÇO DE BATURITÉ, ESTADO DO CEARÁ E EM LUANDA, ANGOLA PARA O USO DA TECNOLOGIAS DA
INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO ENSINO DE BIOLOGIA. O PRESENTE ESTUDO CARACTERIZA-SE COMO
UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALI-QUANTITATIVA. PARA TANTO, FORAM APLICADOS DOIS QUESTIONÁRIOS
SEMIESTRUTURADOS EM TREZE ESCOLAS EM CADA REGIÃO, DIRECIONADOS PARA GESTÃO ESCOLAR E PARA OS
DOCENTES DE BIOLOGIA. OS RESULTADOS APONTARAM QUE NAS DUAS REGIÕES AINDA HÁ MUITO O QUE SE
FAZER EM INVESTIMENTOS DE INFRAESTRUTURA ESCOLAR PARA QUE O USO DAS TIC SE TORNE UMA REALIDADE
EDUCACIONAL, ESPECIALMENTE EM LUANDA, VISTO QUE, ANGOLA AINDA ESTÁ EM PROCESSO DE
DESENVOLVIMENTO PÓS-GUERRA. APESAR DE UMA LEGISLAÇÃO VIGENTE NO BRASIL DE INCENTIVO AS NOVAS
TECNOLOGIAS, A FALTA DE APOIO À PROFISSÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES, AINDA É UM DESAFIO
A VENCER. AINDA TEMOS MUITO QUE EVOLUIR PARA QUE AS TIC FAÇAM PARTE DO COTIDIANO ESCOLAR, E
QUE OBTENHA OS RESULTADOS BENÉFICOS A QUE SE PROPÕEM. NO ENTANTO, PERCEBE-SE QUE É NECESSÁRIA
UMA AÇÃO CONJUNTA DO GOVERNO DE AMBOS PAÍSES PARA REAL INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA E NA
CARREIRA DOCENTE, E DESTES UM MAIOR ESFORÇO PARA SUPERAR AS DIFICULDADES INERENTES DA INOVAÇÃO
TECNOLÓGICA, E DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VISANDO A MELHORIA DA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
CRÍTICOS, REFLEXIVOS E INSERIDOS NUM MUNDO GLOBALIZADO.