Artigo E-book IV CONAPESC

E-books

ISBN: 978-65-86901-03-0

O ENSINO DE BIOLOGIA E USO DE TIC: A PERCEPÇÃO DOCENTE DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MACIÇO DE BATURITÉ (CEARÁ, BRASIL) E LUANDA (ANGOLA)

Palavra-chaves: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ENSINO DE BIOLOGIA, BRASIL E ANGOLA., , E-book AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias
"2020-06-11 18:27:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64952
    "edicao_id" => 119
    "trabalho_id" => 130
    "inscrito_id" => 1752
    "titulo" => """
      O ENSINO DE BIOLOGIA E USO DE TIC: A PERCEPÇÃO DOCENTE DAS\r\n
      ESCOLAS PÚBLICAS DO MACIÇO DE BATURITÉ (CEARÁ, BRASIL) E LUANDA\r\n
      (ANGOLA)
      """
    "resumo" => """
      AS NOVAS TECNOLOGIAS ESTÃO CADA VEZ MAIS PRESENTES NO NOSSO COTIDIANO, ASSIM COMO NO\r\n
      AMBIENTE ESCOLAR, SEJA PELO USO DE EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS, COMO CELULARES, OU POR MEIO DE\r\n
      ACESSOS AS MÍDIAS SOCIAIS. NO ENTANTO, A INSERÇÃO DAS TIC NA ESCOLA DEVE VIR ACOMPANHADA DE\r\n
      UMA FORMAÇÃO DOCENTE QUE GARANTA UMA TRANSFORMAÇÃO EFETIVA E MELHORIA NO PROCESSO DE\r\n
      ENSINO-APRENDIZAGEM. AS MUDANÇAS SÓ OCORRERÃO SE OS USOS DESSES RECURSOS FOREM ADEQUADOS\r\n
      E BEM PLANEJADOS PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E NÃO MERA TRANSMISSÃO. O OBJETIVO DESTE\r\n
      TRABALHO É CONHECER E CARACTERIZAR A REALIDADE DE ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DA REGIÃO DO\r\n
      MACIÇO DE BATURITÉ, ESTADO DO CEARÁ E EM LUANDA, ANGOLA PARA O USO DA TECNOLOGIAS DA\r\n
      INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO ENSINO DE BIOLOGIA. O PRESENTE ESTUDO CARACTERIZA-SE COMO\r\n
      UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALI-QUANTITATIVA. PARA TANTO, FORAM APLICADOS DOIS QUESTIONÁRIOS\r\n
      SEMIESTRUTURADOS EM TREZE ESCOLAS EM CADA REGIÃO, DIRECIONADOS PARA GESTÃO ESCOLAR E PARA OS\r\n
      DOCENTES DE BIOLOGIA. OS RESULTADOS APONTARAM QUE NAS DUAS REGIÕES AINDA HÁ MUITO O QUE SE\r\n
      FAZER EM INVESTIMENTOS DE INFRAESTRUTURA ESCOLAR PARA QUE O USO DAS TIC SE TORNE UMA REALIDADE\r\n
      EDUCACIONAL, ESPECIALMENTE EM LUANDA, VISTO QUE, ANGOLA AINDA ESTÁ EM PROCESSO DE\r\n
      DESENVOLVIMENTO PÓS-GUERRA. APESAR DE UMA LEGISLAÇÃO VIGENTE NO BRASIL DE INCENTIVO AS NOVAS\r\n
      TECNOLOGIAS, A FALTA DE APOIO À PROFISSÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES, AINDA É UM DESAFIO\r\n
      A VENCER. AINDA TEMOS MUITO QUE EVOLUIR PARA QUE AS TIC FAÇAM PARTE DO COTIDIANO ESCOLAR, E\r\n
      QUE OBTENHA OS RESULTADOS BENÉFICOS A QUE SE PROPÕEM. NO ENTANTO, PERCEBE-SE QUE É NECESSÁRIA\r\n
      UMA AÇÃO CONJUNTA DO GOVERNO DE AMBOS PAÍSES PARA REAL INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA E NA\r\n
      CARREIRA DOCENTE, E DESTES UM MAIOR ESFORÇO PARA SUPERAR AS DIFICULDADES INERENTES DA INOVAÇÃO\r\n
      TECNOLÓGICA, E DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VISANDO A MELHORIA DA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS\r\n
      CRÍTICOS, REFLEXIVOS E INSERIDOS NUM MUNDO GLOBALIZADO.
      """
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ENSINO DE BIOLOGIA, BRASIL E ANGOLA., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "PROPOSTA_EV126_MD4_ID1752_19072019113604.pdf"
    "created_at" => "2020-06-11 18:33:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA LUCIA RODRIGUES NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA NOGUEIRA"
    "autor_email" => "vanessa.nogueira@unilab.e"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "E-book IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "ebooks/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5efa4e0684a2d_29062020172438.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-06-11 18:27:25"
    "publicacao_id" => 65
    "publicacao_nome" => "E-book CONAPESC"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64952
    "edicao_id" => 119
    "trabalho_id" => 130
    "inscrito_id" => 1752
    "titulo" => """
      O ENSINO DE BIOLOGIA E USO DE TIC: A PERCEPÇÃO DOCENTE DAS\r\n
      ESCOLAS PÚBLICAS DO MACIÇO DE BATURITÉ (CEARÁ, BRASIL) E LUANDA\r\n
      (ANGOLA)
      """
    "resumo" => """
      AS NOVAS TECNOLOGIAS ESTÃO CADA VEZ MAIS PRESENTES NO NOSSO COTIDIANO, ASSIM COMO NO\r\n
      AMBIENTE ESCOLAR, SEJA PELO USO DE EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS, COMO CELULARES, OU POR MEIO DE\r\n
      ACESSOS AS MÍDIAS SOCIAIS. NO ENTANTO, A INSERÇÃO DAS TIC NA ESCOLA DEVE VIR ACOMPANHADA DE\r\n
      UMA FORMAÇÃO DOCENTE QUE GARANTA UMA TRANSFORMAÇÃO EFETIVA E MELHORIA NO PROCESSO DE\r\n
      ENSINO-APRENDIZAGEM. AS MUDANÇAS SÓ OCORRERÃO SE OS USOS DESSES RECURSOS FOREM ADEQUADOS\r\n
      E BEM PLANEJADOS PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E NÃO MERA TRANSMISSÃO. O OBJETIVO DESTE\r\n
      TRABALHO É CONHECER E CARACTERIZAR A REALIDADE DE ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DA REGIÃO DO\r\n
      MACIÇO DE BATURITÉ, ESTADO DO CEARÁ E EM LUANDA, ANGOLA PARA O USO DA TECNOLOGIAS DA\r\n
      INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO ENSINO DE BIOLOGIA. O PRESENTE ESTUDO CARACTERIZA-SE COMO\r\n
      UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALI-QUANTITATIVA. PARA TANTO, FORAM APLICADOS DOIS QUESTIONÁRIOS\r\n
      SEMIESTRUTURADOS EM TREZE ESCOLAS EM CADA REGIÃO, DIRECIONADOS PARA GESTÃO ESCOLAR E PARA OS\r\n
      DOCENTES DE BIOLOGIA. OS RESULTADOS APONTARAM QUE NAS DUAS REGIÕES AINDA HÁ MUITO O QUE SE\r\n
      FAZER EM INVESTIMENTOS DE INFRAESTRUTURA ESCOLAR PARA QUE O USO DAS TIC SE TORNE UMA REALIDADE\r\n
      EDUCACIONAL, ESPECIALMENTE EM LUANDA, VISTO QUE, ANGOLA AINDA ESTÁ EM PROCESSO DE\r\n
      DESENVOLVIMENTO PÓS-GUERRA. APESAR DE UMA LEGISLAÇÃO VIGENTE NO BRASIL DE INCENTIVO AS NOVAS\r\n
      TECNOLOGIAS, A FALTA DE APOIO À PROFISSÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES, AINDA É UM DESAFIO\r\n
      A VENCER. AINDA TEMOS MUITO QUE EVOLUIR PARA QUE AS TIC FAÇAM PARTE DO COTIDIANO ESCOLAR, E\r\n
      QUE OBTENHA OS RESULTADOS BENÉFICOS A QUE SE PROPÕEM. NO ENTANTO, PERCEBE-SE QUE É NECESSÁRIA\r\n
      UMA AÇÃO CONJUNTA DO GOVERNO DE AMBOS PAÍSES PARA REAL INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA E NA\r\n
      CARREIRA DOCENTE, E DESTES UM MAIOR ESFORÇO PARA SUPERAR AS DIFICULDADES INERENTES DA INOVAÇÃO\r\n
      TECNOLÓGICA, E DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VISANDO A MELHORIA DA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS\r\n
      CRÍTICOS, REFLEXIVOS E INSERIDOS NUM MUNDO GLOBALIZADO.
      """
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ENSINO DE BIOLOGIA, BRASIL E ANGOLA., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "PROPOSTA_EV126_MD4_ID1752_19072019113604.pdf"
    "created_at" => "2020-06-11 18:33:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA LUCIA RODRIGUES NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA NOGUEIRA"
    "autor_email" => "vanessa.nogueira@unilab.e"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "E-book IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "ebooks/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5efa4e0684a2d_29062020172438.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-06-11 18:27:25"
    "publicacao_id" => 65
    "publicacao_nome" => "E-book CONAPESC"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 119
        "publicacao_id" => 65
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-iv-conapesc"
        "nome" => "E-book IV CONAPESC"
        "nome_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
        "descricao" => """
          A edi&ccedil;&atilde;o de 2019 do Congresso Nacional de Pesquisa em Ensino de Ci&ecirc;ncias apresenta como tema &ldquo;Tecnologia, investiga&ccedil;&atilde;o, sustentabilidade e os desafios do s&eacute;culo XXI&rdquo;. A inten&ccedil;&atilde;o &eacute; a de provocar a comunidade, acad&ecirc;mica ou n&atilde;o, para as possibilidades de di&aacute;logos entre o avan&ccedil;o tecnol&oacute;gico e a preocupa&ccedil;&atilde;o com a explora&ccedil;&atilde;o de recursos naturais, a obsolesc&ecirc;ncia, o consumo, a log&iacute;stica reversa e com temas que est&atilde;o associados aos debates da sustentabilidade do planeta.<br />\r\n
          Compreende-se como urgente e emergente a necessidade de se encontrar alternativas sustent&aacute;veis que garantam o avan&ccedil;o da Ci&ecirc;ncia tanto nas pesquisas quanto nos debates que envolvem o Ensino de Ci&ecirc;ncias no s&eacute;culo XXI.
          """
        "pasta" => "ebooks/conapesc/2019"
        "logo" => null
        "capa" => "5efa4e0684a2d_29062020172438.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2019-04-22"
        "final_evento" => "2019-04-24"
        "ano_publicacao" => 2020
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2020-06-11 18:27:25"
        "updated_at" => "2020-06-30 16:51:35"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 119
        "publicacao_id" => 65
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-iv-conapesc"
        "nome" => "E-book IV CONAPESC"
        "nome_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
        "descricao" => """
          A edi&ccedil;&atilde;o de 2019 do Congresso Nacional de Pesquisa em Ensino de Ci&ecirc;ncias apresenta como tema &ldquo;Tecnologia, investiga&ccedil;&atilde;o, sustentabilidade e os desafios do s&eacute;culo XXI&rdquo;. A inten&ccedil;&atilde;o &eacute; a de provocar a comunidade, acad&ecirc;mica ou n&atilde;o, para as possibilidades de di&aacute;logos entre o avan&ccedil;o tecnol&oacute;gico e a preocupa&ccedil;&atilde;o com a explora&ccedil;&atilde;o de recursos naturais, a obsolesc&ecirc;ncia, o consumo, a log&iacute;stica reversa e com temas que est&atilde;o associados aos debates da sustentabilidade do planeta.<br />\r\n
          Compreende-se como urgente e emergente a necessidade de se encontrar alternativas sustent&aacute;veis que garantam o avan&ccedil;o da Ci&ecirc;ncia tanto nas pesquisas quanto nos debates que envolvem o Ensino de Ci&ecirc;ncias no s&eacute;culo XXI.
          """
        "pasta" => "ebooks/conapesc/2019"
        "logo" => null
        "capa" => "5efa4e0684a2d_29062020172438.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2019-04-22"
        "final_evento" => "2019-04-24"
        "ano_publicacao" => 2020
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2020-06-11 18:27:25"
        "updated_at" => "2020-06-30 16:51:35"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 48
                "edicao_id" => 119
                "codigo" => "978-65-86901-03-0"
                "capa" => "5ef5fcc3938df_26062020104851.jpg"
                "titulo" => "Tecnologia, investigação, sustentabilidade e os desafios do século XXI"
                "prefacio" => """
                  <strong>Tecnologia, investiga&ccedil;&atilde;o, sustentabilidade e os desafios do s&eacute;culo XXI<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Pref&aacute;cio</strong><br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Pretto e Pinto (2006) nos mostram que as tecnologias eram vistas como meras extens&otilde;es dos sentidos do homem. No entanto, os autores concebem que, nos dias atuais, elas devem ser compreendidas como algo mais profundo, que interfere no pr&oacute;prio sentido da exist&ecirc;ncia humana. A investiga&ccedil;&atilde;o &eacute; uma forma de produ&ccedil;&atilde;o de novos conhecimentos e que nos possibilita conhecer aquilo que n&atilde;o &eacute; conhecido. Rocha (2011, p. 109) problematiza a no&ccedil;&atilde;o de &ldquo;sustentabilidade&rdquo; e acaba propalando que ela se encontra &ldquo;atrelada &agrave;quela de &lsquo;prote&ccedil;&atilde;o&rsquo; da natureza e a de desenvolvimento como contradit&oacute;ria a preserva&ccedil;&atilde;o dos recursos e a manuten&ccedil;&atilde;o dos equil&iacute;brios naturais&rdquo;. No cen&aacute;rio atual, s&atilde;o muitos os desafios para o s&eacute;culo XXI. Dessa forma, a IV edi&ccedil;&atilde;o do Congresso Nacional de Pesquisa em Ensino de Ci&ecirc;ncias (CONAPESC), realizada no ano de 2019 buscou problematizar essas quest&otilde;es.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;A intencionalidade da IV edi&ccedil;&atilde;o do CONAPESC foi de provocar a comunidade, acad&ecirc;mica ou n&atilde;o, para as possibilidades de di&aacute;logos entre o avan&ccedil;o tecnol&oacute;gico e a preocupa&ccedil;&atilde;o com a explora&ccedil;&atilde;o de recursos naturais, a obsolesc&ecirc;ncia, o consumo, a log&iacute;stica reversa e com temas que est&atilde;o associados aos debates da sustentabilidade do planeta. Escolhemos esse foco de discuss&atilde;o por compreendermos como urgente e emergente a necessidade de se encontrar alternativas sustent&aacute;veis que garantam o avan&ccedil;o da Ci&ecirc;ncia tanto nas pesquisas, quanto nos debates que envolvem o Ensino de Ci&ecirc;ncias no s&eacute;culo XXI.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Durante os tr&ecirc;s dias do evento (22, 23 e 24 de agosto), por meio de &ndash; palestras, mesas de discuss&otilde;es, socializa&ccedil;&atilde;o de apresenta&ccedil;&atilde;o de trabalhos, sess&atilde;o de jovens pesquisadores, mostras cient&iacute;ficas e minicursos &ndash; foi poss&iacute;vel a realiza&ccedil;&atilde;o de prof&iacute;cuas discuss&otilde;es entre pesquisadores iniciantes e experientes. Dentre os temas que fomentaram as discuss&otilde;es destacamos: a Educa&ccedil;&atilde;o e Populariza&ccedil;&atilde;o da Ci&ecirc;ncia como uma articula&ccedil;&atilde;o necess&aacute;ria em busca da sustentabilidade ambiental; a discuss&atilde;o atual sobre Ci&ecirc;ncia, Tecnologia, Sociedade e Ambiente; o enfretamento dos desastres ambientais no Brasil; as tecnologias para gest&atilde;o e tratamento de res&iacute;duos s&oacute;lidos urbanos; os recursos h&iacute;dricos (gest&atilde;o, disponibilidade, tecnologias e o uso sustent&aacute;vel); as novas energias para vencer a crise energ&eacute;tica mundial; o Ensino nas Licenciaturas e finalizamos o evento, com o aux&iacute;lio da Prof&ordf;. Ros&aacute;ria Sperotto (Universidade Federal de Pelotas &ndash; UFPel), pensando em como as tecnologias podem atuar como aliadas para as aprendizagens no s&eacute;culo XXI.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Infelizmente, os registros das discuss&otilde;es presenciais ficaram restritas aos participantes que, durante os tr&ecirc;s dias do evento, estiveram no Centro de Conven&ccedil;&otilde;es Raymundo Asfora em Campina Grande, PB. No entanto, agora compartilhamos com voc&ecirc;s esse E-book, o qual traz uma diversidade de discuss&otilde;es referente a tem&aacute;tica do IV CONAPESC &ldquo;Tecnologia, investiga&ccedil;&atilde;o, sustentabilidade e os desafios do s&eacute;culo XXI&rdquo;, realizadas por pesquisadores de 17 diferentes institui&ccedil;&otilde;es de pesquisa de nosso pa&iacute;s.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;As discuss&otilde;es aqui apresentadas versam sobre: inova&ccedil;&atilde;o e patentes no Brasil (&ecirc;nfase no setor farmac&ecirc;utico); an&aacute;lise da situa&ccedil;&atilde;o epidemiol&oacute;gica da leishmaniose visceral no Brasil (2012-2017); Engenharia de seguran&ccedil;a no trabalho; avalia&ccedil;&atilde;o do tempo de vida &uacute;til de aterro sanit&aacute;rio; alternativas para minimizar os problemas comuns em esta&ccedil;&otilde;es de tratamento de esgoto; escoamentos aerodin&acirc;micos turbulentos utilizando CFD; efici&ecirc;ncias e efetividades de sistemas geot&eacute;rmicos para gera&ccedil;&atilde;o de energia; transesterifica&ccedil;&atilde;o do &oacute;leo de soja sobre catalisadores heterog&ecirc;neos; otimiza&ccedil;&atilde;o do processo de produ&ccedil;&atilde;o biodiesel; produ&ccedil;&atilde;o de membranas cer&acirc;micas de baixo custo; utiliza&ccedil;&atilde;o de tecnologias de dessaliniza&ccedil;&atilde;o de &aacute;gua.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Outros temas mais espec&iacute;ficos relacionam-se a: s&iacute;ntese zinc imidazolate frameworks-8; an&aacute;lise comparativa de diferentes argilas organof&iacute;licas no teste de inchamento de foster; estabilidade de filmes de poli (cloreto de vinila) aditivado com quitosana por an&aacute;lise de PCA; avalia&ccedil;&atilde;o da composi&ccedil;&atilde;o da casca de coco verde in narura e p&oacute;s-tratamento qu&iacute;mico como biomassa adsorvente; s&iacute;ntese por rea&ccedil;&atilde;o de combust&atilde;o do comp&oacute;sito ferr&iacute;tico co-ba e sua aplica&ccedil;&atilde;o catal&iacute;tica na obten&ccedil;&atilde;o de &eacute;ster met&iacute;lico; investiga&ccedil;&atilde;o do desempenho in vivo de comp&oacute;sitos de alumina/fosfato de c&aacute;lcio (CAPS) visando sua aplica&ccedil;&atilde;o como material para reconstru&ccedil;&atilde;o &oacute;ssea; imobiliza&ccedil;&atilde;o celular e suas principais aplica&ccedil;&otilde;es em bioprocessos; absor&ccedil;&atilde;o de cianotoxinas em carv&atilde;o ativado; design thinking aplicado no desenvolvimento de produtos em borracha reciclada; estudo de adsor&ccedil;&atilde;o utilizando a corti&ccedil;a para adequa&ccedil;&atilde;o de propriedades f&iacute;sico-qu&iacute;micas de &aacute;guas subterr&acirc;neas; estudos in silico e avalia&ccedil;&atilde;o do potencial antif&uacute;ngico da cumarina 2h-1-benzopirano-2-ona; investiga&ccedil;&atilde;o da a&ccedil;&atilde;o antimicrobiana do &oacute;leo de copa&iacute;ba.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Tamb&eacute;m encontrar&aacute; discuss&otilde;es relacionadas ao Ensino de Ci&ecirc;ncias, abordando os seguintes temas: Ensino por Investiga&ccedil;&atilde;o; Aprendizagem Significativa; Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental; ensino e aprendizagem de Matem&aacute;tica, Qu&iacute;mica, Biologia e F&iacute;sica; Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva (destaque para investiga&ccedil;&otilde;es sobre educa&ccedil;&atilde;o de surdos); licenciaturas (Educa&ccedil;&atilde;o do Campo, Qu&iacute;mica, F&iacute;sica, Biologia e Matem&aacute;tica); ensino da evolu&ccedil;&atilde;o biol&oacute;gica; uso das Tecnologias de Informa&ccedil;&atilde;o e Comunica&ccedil;&atilde;o no Ensino de Ci&ecirc;ncias; rob&oacute;tica educacional.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Aproveitamos essa apresenta&ccedil;&atilde;o para agradecer a todos os participantes que, durante os tr&ecirc;s dias do IV CONAPESC, nos auxiliaram a pensar sobre tecnologia, investiga&ccedil;&atilde;o, sustentabilidade e os desafios do s&eacute;culo XXI. Ainda, desejamos que a leitura dos trabalhos desse E-book possa servir como inspira&ccedil;&atilde;o e que proporcione reflex&otilde;es aos trabalhos que esteja desenvolvendo.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <strong>Julio Cesar Bresolin Marinho&nbsp;<br />\r\n
                  Weruska Brasileiro Ferreira&nbsp;<br />\r\n
                  Claudio Luis de Araujo Neto&nbsp;</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias<br />\r\n
                  PRETTO, Nelson; PINTO, Cl&aacute;udio da Costa. Tecnologias e novas educa&ccedil;&otilde;es. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 19-30, abr. 2006.<br />\r\n
                  ROCHA, Jefferson Mar&ccedil;al da. Sustentabilidade compat&iacute;vel: por uma nova &eacute;tica t&eacute;cnico-socioambiental nos paradigmas do desenvolvimento. In: PICHLER, Nadir Ant&ocirc;nio; PADILHA, Ana Claudia Machado; ROCHA, Jefferson Mar&ccedil;al da (Orgs.). &Eacute;tica, Neg&oacute;cios &amp; Pessoas. Jaguar&atilde;o,RS: UNIPAMPA, 2011. p. 107-125.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Claudio Luis de Araujo Neto,<br />\r\n
                  Julio Cesar Bresolin Marinho,<br />\r\n
                  Weruska Brasileiro Ferreira
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Amanda Laurentino Torquato - UFCG<br />\r\n
                  Cl&aacute;udio Luis de Ara&uacute;jo Neto - UNINASSAU<br />\r\n
                  Danielle Freire de Ara&uacute;jo - UNINASSAU<br />\r\n
                  Elisangela Maria da Silva - UFCG<br />\r\n
                  George Antonio Belmino da Silva - UFCG<br />\r\n
                  Julio Cesar Bresolin Marinho - UNIPAMPA<br />\r\n
                  Thiago Santos de Almeida Lopes - UFCG<br />\r\n
                  Weruska Brasileiro Ferreira - UEPB<br />\r\n
                  Whelton Brito dos Santos - UFCG
                  """
                "ficha_catalografica" => "5ef9e78698ffc_29062020100718.pdf"
                "arquivo" => "150720201559_E-BOOK-IV-CONAPESC.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2020
                "created_at" => "2020-06-15 12:59:35"
                "updated_at" => "2020-07-15 15:28:04"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 48
                "edicao_id" => 119
                "codigo" => "978-65-86901-03-0"
                "capa" => "5ef5fcc3938df_26062020104851.jpg"
                "titulo" => "Tecnologia, investigação, sustentabilidade e os desafios do século XXI"
                "prefacio" => """
                  <strong>Tecnologia, investiga&ccedil;&atilde;o, sustentabilidade e os desafios do s&eacute;culo XXI<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Pref&aacute;cio</strong><br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Pretto e Pinto (2006) nos mostram que as tecnologias eram vistas como meras extens&otilde;es dos sentidos do homem. No entanto, os autores concebem que, nos dias atuais, elas devem ser compreendidas como algo mais profundo, que interfere no pr&oacute;prio sentido da exist&ecirc;ncia humana. A investiga&ccedil;&atilde;o &eacute; uma forma de produ&ccedil;&atilde;o de novos conhecimentos e que nos possibilita conhecer aquilo que n&atilde;o &eacute; conhecido. Rocha (2011, p. 109) problematiza a no&ccedil;&atilde;o de &ldquo;sustentabilidade&rdquo; e acaba propalando que ela se encontra &ldquo;atrelada &agrave;quela de &lsquo;prote&ccedil;&atilde;o&rsquo; da natureza e a de desenvolvimento como contradit&oacute;ria a preserva&ccedil;&atilde;o dos recursos e a manuten&ccedil;&atilde;o dos equil&iacute;brios naturais&rdquo;. No cen&aacute;rio atual, s&atilde;o muitos os desafios para o s&eacute;culo XXI. Dessa forma, a IV edi&ccedil;&atilde;o do Congresso Nacional de Pesquisa em Ensino de Ci&ecirc;ncias (CONAPESC), realizada no ano de 2019 buscou problematizar essas quest&otilde;es.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;A intencionalidade da IV edi&ccedil;&atilde;o do CONAPESC foi de provocar a comunidade, acad&ecirc;mica ou n&atilde;o, para as possibilidades de di&aacute;logos entre o avan&ccedil;o tecnol&oacute;gico e a preocupa&ccedil;&atilde;o com a explora&ccedil;&atilde;o de recursos naturais, a obsolesc&ecirc;ncia, o consumo, a log&iacute;stica reversa e com temas que est&atilde;o associados aos debates da sustentabilidade do planeta. Escolhemos esse foco de discuss&atilde;o por compreendermos como urgente e emergente a necessidade de se encontrar alternativas sustent&aacute;veis que garantam o avan&ccedil;o da Ci&ecirc;ncia tanto nas pesquisas, quanto nos debates que envolvem o Ensino de Ci&ecirc;ncias no s&eacute;culo XXI.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Durante os tr&ecirc;s dias do evento (22, 23 e 24 de agosto), por meio de &ndash; palestras, mesas de discuss&otilde;es, socializa&ccedil;&atilde;o de apresenta&ccedil;&atilde;o de trabalhos, sess&atilde;o de jovens pesquisadores, mostras cient&iacute;ficas e minicursos &ndash; foi poss&iacute;vel a realiza&ccedil;&atilde;o de prof&iacute;cuas discuss&otilde;es entre pesquisadores iniciantes e experientes. Dentre os temas que fomentaram as discuss&otilde;es destacamos: a Educa&ccedil;&atilde;o e Populariza&ccedil;&atilde;o da Ci&ecirc;ncia como uma articula&ccedil;&atilde;o necess&aacute;ria em busca da sustentabilidade ambiental; a discuss&atilde;o atual sobre Ci&ecirc;ncia, Tecnologia, Sociedade e Ambiente; o enfretamento dos desastres ambientais no Brasil; as tecnologias para gest&atilde;o e tratamento de res&iacute;duos s&oacute;lidos urbanos; os recursos h&iacute;dricos (gest&atilde;o, disponibilidade, tecnologias e o uso sustent&aacute;vel); as novas energias para vencer a crise energ&eacute;tica mundial; o Ensino nas Licenciaturas e finalizamos o evento, com o aux&iacute;lio da Prof&ordf;. Ros&aacute;ria Sperotto (Universidade Federal de Pelotas &ndash; UFPel), pensando em como as tecnologias podem atuar como aliadas para as aprendizagens no s&eacute;culo XXI.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Infelizmente, os registros das discuss&otilde;es presenciais ficaram restritas aos participantes que, durante os tr&ecirc;s dias do evento, estiveram no Centro de Conven&ccedil;&otilde;es Raymundo Asfora em Campina Grande, PB. No entanto, agora compartilhamos com voc&ecirc;s esse E-book, o qual traz uma diversidade de discuss&otilde;es referente a tem&aacute;tica do IV CONAPESC &ldquo;Tecnologia, investiga&ccedil;&atilde;o, sustentabilidade e os desafios do s&eacute;culo XXI&rdquo;, realizadas por pesquisadores de 17 diferentes institui&ccedil;&otilde;es de pesquisa de nosso pa&iacute;s.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;As discuss&otilde;es aqui apresentadas versam sobre: inova&ccedil;&atilde;o e patentes no Brasil (&ecirc;nfase no setor farmac&ecirc;utico); an&aacute;lise da situa&ccedil;&atilde;o epidemiol&oacute;gica da leishmaniose visceral no Brasil (2012-2017); Engenharia de seguran&ccedil;a no trabalho; avalia&ccedil;&atilde;o do tempo de vida &uacute;til de aterro sanit&aacute;rio; alternativas para minimizar os problemas comuns em esta&ccedil;&otilde;es de tratamento de esgoto; escoamentos aerodin&acirc;micos turbulentos utilizando CFD; efici&ecirc;ncias e efetividades de sistemas geot&eacute;rmicos para gera&ccedil;&atilde;o de energia; transesterifica&ccedil;&atilde;o do &oacute;leo de soja sobre catalisadores heterog&ecirc;neos; otimiza&ccedil;&atilde;o do processo de produ&ccedil;&atilde;o biodiesel; produ&ccedil;&atilde;o de membranas cer&acirc;micas de baixo custo; utiliza&ccedil;&atilde;o de tecnologias de dessaliniza&ccedil;&atilde;o de &aacute;gua.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Outros temas mais espec&iacute;ficos relacionam-se a: s&iacute;ntese zinc imidazolate frameworks-8; an&aacute;lise comparativa de diferentes argilas organof&iacute;licas no teste de inchamento de foster; estabilidade de filmes de poli (cloreto de vinila) aditivado com quitosana por an&aacute;lise de PCA; avalia&ccedil;&atilde;o da composi&ccedil;&atilde;o da casca de coco verde in narura e p&oacute;s-tratamento qu&iacute;mico como biomassa adsorvente; s&iacute;ntese por rea&ccedil;&atilde;o de combust&atilde;o do comp&oacute;sito ferr&iacute;tico co-ba e sua aplica&ccedil;&atilde;o catal&iacute;tica na obten&ccedil;&atilde;o de &eacute;ster met&iacute;lico; investiga&ccedil;&atilde;o do desempenho in vivo de comp&oacute;sitos de alumina/fosfato de c&aacute;lcio (CAPS) visando sua aplica&ccedil;&atilde;o como material para reconstru&ccedil;&atilde;o &oacute;ssea; imobiliza&ccedil;&atilde;o celular e suas principais aplica&ccedil;&otilde;es em bioprocessos; absor&ccedil;&atilde;o de cianotoxinas em carv&atilde;o ativado; design thinking aplicado no desenvolvimento de produtos em borracha reciclada; estudo de adsor&ccedil;&atilde;o utilizando a corti&ccedil;a para adequa&ccedil;&atilde;o de propriedades f&iacute;sico-qu&iacute;micas de &aacute;guas subterr&acirc;neas; estudos in silico e avalia&ccedil;&atilde;o do potencial antif&uacute;ngico da cumarina 2h-1-benzopirano-2-ona; investiga&ccedil;&atilde;o da a&ccedil;&atilde;o antimicrobiana do &oacute;leo de copa&iacute;ba.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Tamb&eacute;m encontrar&aacute; discuss&otilde;es relacionadas ao Ensino de Ci&ecirc;ncias, abordando os seguintes temas: Ensino por Investiga&ccedil;&atilde;o; Aprendizagem Significativa; Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental; ensino e aprendizagem de Matem&aacute;tica, Qu&iacute;mica, Biologia e F&iacute;sica; Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva (destaque para investiga&ccedil;&otilde;es sobre educa&ccedil;&atilde;o de surdos); licenciaturas (Educa&ccedil;&atilde;o do Campo, Qu&iacute;mica, F&iacute;sica, Biologia e Matem&aacute;tica); ensino da evolu&ccedil;&atilde;o biol&oacute;gica; uso das Tecnologias de Informa&ccedil;&atilde;o e Comunica&ccedil;&atilde;o no Ensino de Ci&ecirc;ncias; rob&oacute;tica educacional.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Aproveitamos essa apresenta&ccedil;&atilde;o para agradecer a todos os participantes que, durante os tr&ecirc;s dias do IV CONAPESC, nos auxiliaram a pensar sobre tecnologia, investiga&ccedil;&atilde;o, sustentabilidade e os desafios do s&eacute;culo XXI. Ainda, desejamos que a leitura dos trabalhos desse E-book possa servir como inspira&ccedil;&atilde;o e que proporcione reflex&otilde;es aos trabalhos que esteja desenvolvendo.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <strong>Julio Cesar Bresolin Marinho&nbsp;<br />\r\n
                  Weruska Brasileiro Ferreira&nbsp;<br />\r\n
                  Claudio Luis de Araujo Neto&nbsp;</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias<br />\r\n
                  PRETTO, Nelson; PINTO, Cl&aacute;udio da Costa. Tecnologias e novas educa&ccedil;&otilde;es. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 19-30, abr. 2006.<br />\r\n
                  ROCHA, Jefferson Mar&ccedil;al da. Sustentabilidade compat&iacute;vel: por uma nova &eacute;tica t&eacute;cnico-socioambiental nos paradigmas do desenvolvimento. In: PICHLER, Nadir Ant&ocirc;nio; PADILHA, Ana Claudia Machado; ROCHA, Jefferson Mar&ccedil;al da (Orgs.). &Eacute;tica, Neg&oacute;cios &amp; Pessoas. Jaguar&atilde;o,RS: UNIPAMPA, 2011. p. 107-125.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Claudio Luis de Araujo Neto,<br />\r\n
                  Julio Cesar Bresolin Marinho,<br />\r\n
                  Weruska Brasileiro Ferreira
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Amanda Laurentino Torquato - UFCG<br />\r\n
                  Cl&aacute;udio Luis de Ara&uacute;jo Neto - UNINASSAU<br />\r\n
                  Danielle Freire de Ara&uacute;jo - UNINASSAU<br />\r\n
                  Elisangela Maria da Silva - UFCG<br />\r\n
                  George Antonio Belmino da Silva - UFCG<br />\r\n
                  Julio Cesar Bresolin Marinho - UNIPAMPA<br />\r\n
                  Thiago Santos de Almeida Lopes - UFCG<br />\r\n
                  Weruska Brasileiro Ferreira - UEPB<br />\r\n
                  Whelton Brito dos Santos - UFCG
                  """
                "ficha_catalografica" => "5ef9e78698ffc_29062020100718.pdf"
                "arquivo" => "150720201559_E-BOOK-IV-CONAPESC.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2020
                "created_at" => "2020-06-15 12:59:35"
                "updated_at" => "2020-07-15 15:28:04"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de junho de 2020

Resumo

AS NOVAS TECNOLOGIAS ESTÃO CADA VEZ MAIS PRESENTES NO NOSSO COTIDIANO, ASSIM COMO NO AMBIENTE ESCOLAR, SEJA PELO USO DE EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS, COMO CELULARES, OU POR MEIO DE ACESSOS AS MÍDIAS SOCIAIS. NO ENTANTO, A INSERÇÃO DAS TIC NA ESCOLA DEVE VIR ACOMPANHADA DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE QUE GARANTA UMA TRANSFORMAÇÃO EFETIVA E MELHORIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. AS MUDANÇAS SÓ OCORRERÃO SE OS USOS DESSES RECURSOS FOREM ADEQUADOS E BEM PLANEJADOS PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E NÃO MERA TRANSMISSÃO. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É CONHECER E CARACTERIZAR A REALIDADE DE ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DA REGIÃO DO MACIÇO DE BATURITÉ, ESTADO DO CEARÁ E EM LUANDA, ANGOLA PARA O USO DA TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO ENSINO DE BIOLOGIA. O PRESENTE ESTUDO CARACTERIZA-SE COMO UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALI-QUANTITATIVA. PARA TANTO, FORAM APLICADOS DOIS QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS EM TREZE ESCOLAS EM CADA REGIÃO, DIRECIONADOS PARA GESTÃO ESCOLAR E PARA OS DOCENTES DE BIOLOGIA. OS RESULTADOS APONTARAM QUE NAS DUAS REGIÕES AINDA HÁ MUITO O QUE SE FAZER EM INVESTIMENTOS DE INFRAESTRUTURA ESCOLAR PARA QUE O USO DAS TIC SE TORNE UMA REALIDADE EDUCACIONAL, ESPECIALMENTE EM LUANDA, VISTO QUE, ANGOLA AINDA ESTÁ EM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PÓS-GUERRA. APESAR DE UMA LEGISLAÇÃO VIGENTE NO BRASIL DE INCENTIVO AS NOVAS TECNOLOGIAS, A FALTA DE APOIO À PROFISSÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES, AINDA É UM DESAFIO A VENCER. AINDA TEMOS MUITO QUE EVOLUIR PARA QUE AS TIC FAÇAM PARTE DO COTIDIANO ESCOLAR, E QUE OBTENHA OS RESULTADOS BENÉFICOS A QUE SE PROPÕEM. NO ENTANTO, PERCEBE-SE QUE É NECESSÁRIA UMA AÇÃO CONJUNTA DO GOVERNO DE AMBOS PAÍSES PARA REAL INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA E NA CARREIRA DOCENTE, E DESTES UM MAIOR ESFORÇO PARA SUPERAR AS DIFICULDADES INERENTES DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, E DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VISANDO A MELHORIA DA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS CRÍTICOS, REFLEXIVOS E INSERIDOS NUM MUNDO GLOBALIZADO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.