NA FLUIDODINÂMICA, TEMOS BASICAMENTE DOIS FENÔMENOS PRINCIPAIS, O ARRASTO E A SUSTENTAÇÃO. COM ISSO EM MENTE E SABENDO QUE NO MUNDO REAL HÁ MUITAS VARIÁVEIS QUE INFLUENCIAM OS RESULTADOS DAS SIMULAÇÕES, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APROXIMAR O MÁXIMO POSSÍVEL OS DADOS EXPERIMENTAIS A UM DETERMINADO MODELO TEÓRICO. AO ESTUDAR UM PERFIL AERODINÂMICO (AEROFÓLIO), CONHECENDO SUAS PROPRIEDADES FÍSICAS, TENTAR-SE-Á TRAÇAR UM MODELO QUE REDUZA O MÁXIMO POSSÍVEL A DIFERENÇA ENTRE O REAL E O CALCULADO. PARA ESTE TRABALHO, SERÁ ESTUDADO BASEADO NAS EQUAÇÕES DE TRANSPORTE, COMO A DE NAVIER-STOKES E A EQUAÇÃO DA CONTINUIDADE. NÃO SÃO EQUAÇÕES USADAS EM PROJETOS PEQUENOS DEVIDO AO SEU ALTO CUSTO, TENDO QUE, EM MUITOS CASOS, SE SUBSTITUÍDO PELA EQUAÇÃO DE BOUSSINESQ, UMA FERRAMENTA MAIS BARATA E ACESSÍVEL. A INDÚSTRIA AERONÁUTICA CADA VEZ MAIS BUSCA MELHOR EFICIÊNCIA E PERFORMANCE DE SUAS AERONAVES, ASSIM, A BUSCA PELA HABILIDADE EM FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL É INDISPENSÁVEL NESTE RAMO TORNANDO ASSIM UM DOS MOTIVOS PARA A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO.