UM DOS DESAFIOS DO ENSINO ATUAL TEM SIDO A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL, ONDE ESSE ABRANGE DESDE A ESCASSEZ DE RECURSOS METODOLÓGICOS EDUCATIVOS PARA APOIAR OS EDUCADORES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM A NECESSIDADE DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOCENTE. NESSE VIÉS, DESENVOLVEU-SE ESTA BIBLIOGRÁFICA COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA AS PESQUISAS QUE VERSEM SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA INCLUSIVO PARA ALUNOS SURDOS, PUBLICADOS ENTRE 2011-2017. OS AUTORES REFERENCIADOS NESTA ANÁLISE APRESENTARAM EM SUAS PUBLICAÇÕES TRABALHOS DESENVOLVIDOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA RELATANDO DIFICULDADES VIVENCIADAS PARA LECIONAR ESSA DISCIPLINA A ALUNOS SURDOS, COMO TAMBÉM DISCORRERAM SOBRE MÉTODOS PEDAGÓGICOS PAUTADOS NA LINGUAGEM VISUAL-GESTUAL QUE PERMITEM MEDIAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA, PROPORCIONADO À INSERÇÃO, AQUISIÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PARA ESSE PÚBLICO