Artigo E-book IV CONAPESC

E-books

ISBN: 978-65-86901-03-0

DEBATE COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR E A MOTIVAÇÃO DE ACADÊMICOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA

Palavra-chaves: DEBATE, INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, PINTRICH, , E-book AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química
"2020-06-11 18:27:25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64926
    "edicao_id" => 119
    "trabalho_id" => 151
    "inscrito_id" => 2514
    "titulo" => "DEBATE COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR E A MOTIVAÇÃO DE ACADÊMICOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA"
    "resumo" => "AINDA QUE SE OBSERVE BAIXO DESEMPENHO EM DIVERSAS DISCIPLINAS DO MEIO ACADÊMICO, POUCA ATENÇÃO TEM SIDO DADA A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DO NÍVEL SUPERIOR. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE A MOTIVAÇÃO ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA COM A EVASÃO E OS ALTOS ÍNDICES DE REPROVAÇÃO, TORNA-SE DE EXTREMA RELEVÂNCIA INVESTIGAÇÕES QUE EXPLOREM OS ASPECTOS DA MOTIVAÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS. ESTE TRABALHO TEVE COMO FIM ANALISAR SE O DEBATE É UMA INTERFERÊNCIA PEDAGÓGICA CAPAZ DE PROPICIAR MUDANÇAS NA MOTIVAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENGENHARIA AGRÍCOLA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS QUE CURSAVAM A DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL. A PESQUISA FOI REALIZADA DE ACORDO COM OS PRESSUPOSTOS DO MÉTODO QUALITATIVO, SENDO REALIZADO UM ESTUDO UM ESTUDO DE CASO QUE UTILIZOU COMO REFERENCIAL TEÓRICO AS QUATRO CATEGORIAS PROPOSTAS POR PINTRICH PARA SE AVALIAR A MOTIVAÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS - O CONTEXTO SOCIOCULTURAL, OS FATORES RELACIONADOS AO AMBIENTE DE SALA DE AULA, OS FATORES INTERNOS AO ALUNO E O COMPORTAMENTO MOTIVADO EM SI. CONSTATOU-SE QUE A APLICAÇÃO DO DEBATE POSSIBILITOU A CRIAÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS E DE NOVOS CONHECIMENTOS POR MEIO DA CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE QUE PRIORIZOU O CARÁTER COLETIVO E DINÂMICO DO TRABALHO CIENTÍFICO. A PARTIR DA DISCUSSÃO DOS RESULTADOS, ENCONTRARAM-SE INDÍCIOS SUFICIENTES PARA ACREDITAR QUE A UTILIZAÇÃO DO DEBATE TEM POTENCIAL PARA ACARRETAR MUDANÇAS POSITIVAS NA MOTIVAÇÃO DOS ACADÊMICOS. ESTE TRABALHO SE APRESENTA COMO APORTE PARA OS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS QUE DESEJAM INSERIR O DEBATE EM SUAS PRÁTICAS DOCENTES E TAMBÉM ABRE PERSPECTIVAS PARA QUE NOVAS PESQUISAS UTILIZEM O DEBATE COMO ESTRATÉGIA PROPICIADORA DE INFERÊNCIAS NA MOTIVAÇÃO."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química"
    "palavra_chave" => "DEBATE, INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, PINTRICH, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "PROPOSTA_EV126_MD4_ID2514_22072019231753.pdf"
    "created_at" => "2020-06-11 18:33:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO WESLEI DE ALMEIDA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO ALMEIDA"
    "autor_email" => "TSQI@MSN.COM"
    "autor_ies" => "UFMS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "E-book IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "ebooks/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5efa4e0684a2d_29062020172438.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-06-11 18:27:25"
    "publicacao_id" => 65
    "publicacao_nome" => "E-book CONAPESC"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64926
    "edicao_id" => 119
    "trabalho_id" => 151
    "inscrito_id" => 2514
    "titulo" => "DEBATE COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR E A MOTIVAÇÃO DE ACADÊMICOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA"
    "resumo" => "AINDA QUE SE OBSERVE BAIXO DESEMPENHO EM DIVERSAS DISCIPLINAS DO MEIO ACADÊMICO, POUCA ATENÇÃO TEM SIDO DADA A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DO NÍVEL SUPERIOR. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE A MOTIVAÇÃO ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA COM A EVASÃO E OS ALTOS ÍNDICES DE REPROVAÇÃO, TORNA-SE DE EXTREMA RELEVÂNCIA INVESTIGAÇÕES QUE EXPLOREM OS ASPECTOS DA MOTIVAÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS. ESTE TRABALHO TEVE COMO FIM ANALISAR SE O DEBATE É UMA INTERFERÊNCIA PEDAGÓGICA CAPAZ DE PROPICIAR MUDANÇAS NA MOTIVAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENGENHARIA AGRÍCOLA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS QUE CURSAVAM A DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL. A PESQUISA FOI REALIZADA DE ACORDO COM OS PRESSUPOSTOS DO MÉTODO QUALITATIVO, SENDO REALIZADO UM ESTUDO UM ESTUDO DE CASO QUE UTILIZOU COMO REFERENCIAL TEÓRICO AS QUATRO CATEGORIAS PROPOSTAS POR PINTRICH PARA SE AVALIAR A MOTIVAÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS - O CONTEXTO SOCIOCULTURAL, OS FATORES RELACIONADOS AO AMBIENTE DE SALA DE AULA, OS FATORES INTERNOS AO ALUNO E O COMPORTAMENTO MOTIVADO EM SI. CONSTATOU-SE QUE A APLICAÇÃO DO DEBATE POSSIBILITOU A CRIAÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS E DE NOVOS CONHECIMENTOS POR MEIO DA CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE QUE PRIORIZOU O CARÁTER COLETIVO E DINÂMICO DO TRABALHO CIENTÍFICO. A PARTIR DA DISCUSSÃO DOS RESULTADOS, ENCONTRARAM-SE INDÍCIOS SUFICIENTES PARA ACREDITAR QUE A UTILIZAÇÃO DO DEBATE TEM POTENCIAL PARA ACARRETAR MUDANÇAS POSITIVAS NA MOTIVAÇÃO DOS ACADÊMICOS. ESTE TRABALHO SE APRESENTA COMO APORTE PARA OS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS QUE DESEJAM INSERIR O DEBATE EM SUAS PRÁTICAS DOCENTES E TAMBÉM ABRE PERSPECTIVAS PARA QUE NOVAS PESQUISAS UTILIZEM O DEBATE COMO ESTRATÉGIA PROPICIADORA DE INFERÊNCIAS NA MOTIVAÇÃO."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química"
    "palavra_chave" => "DEBATE, INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, PINTRICH, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "PROPOSTA_EV126_MD4_ID2514_22072019231753.pdf"
    "created_at" => "2020-06-11 18:33:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO WESLEI DE ALMEIDA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO ALMEIDA"
    "autor_email" => "TSQI@MSN.COM"
    "autor_ies" => "UFMS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "E-book IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "ebooks/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5efa4e0684a2d_29062020172438.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-06-11 18:27:25"
    "publicacao_id" => 65
    "publicacao_nome" => "E-book CONAPESC"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 119
        "publicacao_id" => 65
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-iv-conapesc"
        "nome" => "E-book IV CONAPESC"
        "nome_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
        "descricao" => """
          A edi&ccedil;&atilde;o de 2019 do Congresso Nacional de Pesquisa em Ensino de Ci&ecirc;ncias apresenta como tema &ldquo;Tecnologia, investiga&ccedil;&atilde;o, sustentabilidade e os desafios do s&eacute;culo XXI&rdquo;. A inten&ccedil;&atilde;o &eacute; a de provocar a comunidade, acad&ecirc;mica ou n&atilde;o, para as possibilidades de di&aacute;logos entre o avan&ccedil;o tecnol&oacute;gico e a preocupa&ccedil;&atilde;o com a explora&ccedil;&atilde;o de recursos naturais, a obsolesc&ecirc;ncia, o consumo, a log&iacute;stica reversa e com temas que est&atilde;o associados aos debates da sustentabilidade do planeta.<br />\r\n
          Compreende-se como urgente e emergente a necessidade de se encontrar alternativas sustent&aacute;veis que garantam o avan&ccedil;o da Ci&ecirc;ncia tanto nas pesquisas quanto nos debates que envolvem o Ensino de Ci&ecirc;ncias no s&eacute;culo XXI.
          """
        "pasta" => "ebooks/conapesc/2019"
        "logo" => null
        "capa" => "5efa4e0684a2d_29062020172438.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2019-04-22"
        "final_evento" => "2019-04-24"
        "ano_publicacao" => 2020
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2020-06-11 18:27:25"
        "updated_at" => "2020-06-30 16:51:35"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 119
        "publicacao_id" => 65
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-iv-conapesc"
        "nome" => "E-book IV CONAPESC"
        "nome_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
        "descricao" => """
          A edi&ccedil;&atilde;o de 2019 do Congresso Nacional de Pesquisa em Ensino de Ci&ecirc;ncias apresenta como tema &ldquo;Tecnologia, investiga&ccedil;&atilde;o, sustentabilidade e os desafios do s&eacute;culo XXI&rdquo;. A inten&ccedil;&atilde;o &eacute; a de provocar a comunidade, acad&ecirc;mica ou n&atilde;o, para as possibilidades de di&aacute;logos entre o avan&ccedil;o tecnol&oacute;gico e a preocupa&ccedil;&atilde;o com a explora&ccedil;&atilde;o de recursos naturais, a obsolesc&ecirc;ncia, o consumo, a log&iacute;stica reversa e com temas que est&atilde;o associados aos debates da sustentabilidade do planeta.<br />\r\n
          Compreende-se como urgente e emergente a necessidade de se encontrar alternativas sustent&aacute;veis que garantam o avan&ccedil;o da Ci&ecirc;ncia tanto nas pesquisas quanto nos debates que envolvem o Ensino de Ci&ecirc;ncias no s&eacute;culo XXI.
          """
        "pasta" => "ebooks/conapesc/2019"
        "logo" => null
        "capa" => "5efa4e0684a2d_29062020172438.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2019-04-22"
        "final_evento" => "2019-04-24"
        "ano_publicacao" => 2020
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2020-06-11 18:27:25"
        "updated_at" => "2020-06-30 16:51:35"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 48
                "edicao_id" => 119
                "codigo" => "978-65-86901-03-0"
                "capa" => "5ef5fcc3938df_26062020104851.jpg"
                "titulo" => "Tecnologia, investigação, sustentabilidade e os desafios do século XXI"
                "prefacio" => """
                  <strong>Tecnologia, investiga&ccedil;&atilde;o, sustentabilidade e os desafios do s&eacute;culo XXI<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Pref&aacute;cio</strong><br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Pretto e Pinto (2006) nos mostram que as tecnologias eram vistas como meras extens&otilde;es dos sentidos do homem. No entanto, os autores concebem que, nos dias atuais, elas devem ser compreendidas como algo mais profundo, que interfere no pr&oacute;prio sentido da exist&ecirc;ncia humana. A investiga&ccedil;&atilde;o &eacute; uma forma de produ&ccedil;&atilde;o de novos conhecimentos e que nos possibilita conhecer aquilo que n&atilde;o &eacute; conhecido. Rocha (2011, p. 109) problematiza a no&ccedil;&atilde;o de &ldquo;sustentabilidade&rdquo; e acaba propalando que ela se encontra &ldquo;atrelada &agrave;quela de &lsquo;prote&ccedil;&atilde;o&rsquo; da natureza e a de desenvolvimento como contradit&oacute;ria a preserva&ccedil;&atilde;o dos recursos e a manuten&ccedil;&atilde;o dos equil&iacute;brios naturais&rdquo;. No cen&aacute;rio atual, s&atilde;o muitos os desafios para o s&eacute;culo XXI. Dessa forma, a IV edi&ccedil;&atilde;o do Congresso Nacional de Pesquisa em Ensino de Ci&ecirc;ncias (CONAPESC), realizada no ano de 2019 buscou problematizar essas quest&otilde;es.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;A intencionalidade da IV edi&ccedil;&atilde;o do CONAPESC foi de provocar a comunidade, acad&ecirc;mica ou n&atilde;o, para as possibilidades de di&aacute;logos entre o avan&ccedil;o tecnol&oacute;gico e a preocupa&ccedil;&atilde;o com a explora&ccedil;&atilde;o de recursos naturais, a obsolesc&ecirc;ncia, o consumo, a log&iacute;stica reversa e com temas que est&atilde;o associados aos debates da sustentabilidade do planeta. Escolhemos esse foco de discuss&atilde;o por compreendermos como urgente e emergente a necessidade de se encontrar alternativas sustent&aacute;veis que garantam o avan&ccedil;o da Ci&ecirc;ncia tanto nas pesquisas, quanto nos debates que envolvem o Ensino de Ci&ecirc;ncias no s&eacute;culo XXI.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Durante os tr&ecirc;s dias do evento (22, 23 e 24 de agosto), por meio de &ndash; palestras, mesas de discuss&otilde;es, socializa&ccedil;&atilde;o de apresenta&ccedil;&atilde;o de trabalhos, sess&atilde;o de jovens pesquisadores, mostras cient&iacute;ficas e minicursos &ndash; foi poss&iacute;vel a realiza&ccedil;&atilde;o de prof&iacute;cuas discuss&otilde;es entre pesquisadores iniciantes e experientes. Dentre os temas que fomentaram as discuss&otilde;es destacamos: a Educa&ccedil;&atilde;o e Populariza&ccedil;&atilde;o da Ci&ecirc;ncia como uma articula&ccedil;&atilde;o necess&aacute;ria em busca da sustentabilidade ambiental; a discuss&atilde;o atual sobre Ci&ecirc;ncia, Tecnologia, Sociedade e Ambiente; o enfretamento dos desastres ambientais no Brasil; as tecnologias para gest&atilde;o e tratamento de res&iacute;duos s&oacute;lidos urbanos; os recursos h&iacute;dricos (gest&atilde;o, disponibilidade, tecnologias e o uso sustent&aacute;vel); as novas energias para vencer a crise energ&eacute;tica mundial; o Ensino nas Licenciaturas e finalizamos o evento, com o aux&iacute;lio da Prof&ordf;. Ros&aacute;ria Sperotto (Universidade Federal de Pelotas &ndash; UFPel), pensando em como as tecnologias podem atuar como aliadas para as aprendizagens no s&eacute;culo XXI.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Infelizmente, os registros das discuss&otilde;es presenciais ficaram restritas aos participantes que, durante os tr&ecirc;s dias do evento, estiveram no Centro de Conven&ccedil;&otilde;es Raymundo Asfora em Campina Grande, PB. No entanto, agora compartilhamos com voc&ecirc;s esse E-book, o qual traz uma diversidade de discuss&otilde;es referente a tem&aacute;tica do IV CONAPESC &ldquo;Tecnologia, investiga&ccedil;&atilde;o, sustentabilidade e os desafios do s&eacute;culo XXI&rdquo;, realizadas por pesquisadores de 17 diferentes institui&ccedil;&otilde;es de pesquisa de nosso pa&iacute;s.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;As discuss&otilde;es aqui apresentadas versam sobre: inova&ccedil;&atilde;o e patentes no Brasil (&ecirc;nfase no setor farmac&ecirc;utico); an&aacute;lise da situa&ccedil;&atilde;o epidemiol&oacute;gica da leishmaniose visceral no Brasil (2012-2017); Engenharia de seguran&ccedil;a no trabalho; avalia&ccedil;&atilde;o do tempo de vida &uacute;til de aterro sanit&aacute;rio; alternativas para minimizar os problemas comuns em esta&ccedil;&otilde;es de tratamento de esgoto; escoamentos aerodin&acirc;micos turbulentos utilizando CFD; efici&ecirc;ncias e efetividades de sistemas geot&eacute;rmicos para gera&ccedil;&atilde;o de energia; transesterifica&ccedil;&atilde;o do &oacute;leo de soja sobre catalisadores heterog&ecirc;neos; otimiza&ccedil;&atilde;o do processo de produ&ccedil;&atilde;o biodiesel; produ&ccedil;&atilde;o de membranas cer&acirc;micas de baixo custo; utiliza&ccedil;&atilde;o de tecnologias de dessaliniza&ccedil;&atilde;o de &aacute;gua.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Outros temas mais espec&iacute;ficos relacionam-se a: s&iacute;ntese zinc imidazolate frameworks-8; an&aacute;lise comparativa de diferentes argilas organof&iacute;licas no teste de inchamento de foster; estabilidade de filmes de poli (cloreto de vinila) aditivado com quitosana por an&aacute;lise de PCA; avalia&ccedil;&atilde;o da composi&ccedil;&atilde;o da casca de coco verde in narura e p&oacute;s-tratamento qu&iacute;mico como biomassa adsorvente; s&iacute;ntese por rea&ccedil;&atilde;o de combust&atilde;o do comp&oacute;sito ferr&iacute;tico co-ba e sua aplica&ccedil;&atilde;o catal&iacute;tica na obten&ccedil;&atilde;o de &eacute;ster met&iacute;lico; investiga&ccedil;&atilde;o do desempenho in vivo de comp&oacute;sitos de alumina/fosfato de c&aacute;lcio (CAPS) visando sua aplica&ccedil;&atilde;o como material para reconstru&ccedil;&atilde;o &oacute;ssea; imobiliza&ccedil;&atilde;o celular e suas principais aplica&ccedil;&otilde;es em bioprocessos; absor&ccedil;&atilde;o de cianotoxinas em carv&atilde;o ativado; design thinking aplicado no desenvolvimento de produtos em borracha reciclada; estudo de adsor&ccedil;&atilde;o utilizando a corti&ccedil;a para adequa&ccedil;&atilde;o de propriedades f&iacute;sico-qu&iacute;micas de &aacute;guas subterr&acirc;neas; estudos in silico e avalia&ccedil;&atilde;o do potencial antif&uacute;ngico da cumarina 2h-1-benzopirano-2-ona; investiga&ccedil;&atilde;o da a&ccedil;&atilde;o antimicrobiana do &oacute;leo de copa&iacute;ba.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Tamb&eacute;m encontrar&aacute; discuss&otilde;es relacionadas ao Ensino de Ci&ecirc;ncias, abordando os seguintes temas: Ensino por Investiga&ccedil;&atilde;o; Aprendizagem Significativa; Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental; ensino e aprendizagem de Matem&aacute;tica, Qu&iacute;mica, Biologia e F&iacute;sica; Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva (destaque para investiga&ccedil;&otilde;es sobre educa&ccedil;&atilde;o de surdos); licenciaturas (Educa&ccedil;&atilde;o do Campo, Qu&iacute;mica, F&iacute;sica, Biologia e Matem&aacute;tica); ensino da evolu&ccedil;&atilde;o biol&oacute;gica; uso das Tecnologias de Informa&ccedil;&atilde;o e Comunica&ccedil;&atilde;o no Ensino de Ci&ecirc;ncias; rob&oacute;tica educacional.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Aproveitamos essa apresenta&ccedil;&atilde;o para agradecer a todos os participantes que, durante os tr&ecirc;s dias do IV CONAPESC, nos auxiliaram a pensar sobre tecnologia, investiga&ccedil;&atilde;o, sustentabilidade e os desafios do s&eacute;culo XXI. Ainda, desejamos que a leitura dos trabalhos desse E-book possa servir como inspira&ccedil;&atilde;o e que proporcione reflex&otilde;es aos trabalhos que esteja desenvolvendo.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <strong>Julio Cesar Bresolin Marinho&nbsp;<br />\r\n
                  Weruska Brasileiro Ferreira&nbsp;<br />\r\n
                  Claudio Luis de Araujo Neto&nbsp;</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias<br />\r\n
                  PRETTO, Nelson; PINTO, Cl&aacute;udio da Costa. Tecnologias e novas educa&ccedil;&otilde;es. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 19-30, abr. 2006.<br />\r\n
                  ROCHA, Jefferson Mar&ccedil;al da. Sustentabilidade compat&iacute;vel: por uma nova &eacute;tica t&eacute;cnico-socioambiental nos paradigmas do desenvolvimento. In: PICHLER, Nadir Ant&ocirc;nio; PADILHA, Ana Claudia Machado; ROCHA, Jefferson Mar&ccedil;al da (Orgs.). &Eacute;tica, Neg&oacute;cios &amp; Pessoas. Jaguar&atilde;o,RS: UNIPAMPA, 2011. p. 107-125.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Claudio Luis de Araujo Neto,<br />\r\n
                  Julio Cesar Bresolin Marinho,<br />\r\n
                  Weruska Brasileiro Ferreira
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Amanda Laurentino Torquato - UFCG<br />\r\n
                  Cl&aacute;udio Luis de Ara&uacute;jo Neto - UNINASSAU<br />\r\n
                  Danielle Freire de Ara&uacute;jo - UNINASSAU<br />\r\n
                  Elisangela Maria da Silva - UFCG<br />\r\n
                  George Antonio Belmino da Silva - UFCG<br />\r\n
                  Julio Cesar Bresolin Marinho - UNIPAMPA<br />\r\n
                  Thiago Santos de Almeida Lopes - UFCG<br />\r\n
                  Weruska Brasileiro Ferreira - UEPB<br />\r\n
                  Whelton Brito dos Santos - UFCG
                  """
                "ficha_catalografica" => "5ef9e78698ffc_29062020100718.pdf"
                "arquivo" => "150720201559_E-BOOK-IV-CONAPESC.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2020
                "created_at" => "2020-06-15 12:59:35"
                "updated_at" => "2020-07-15 15:28:04"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 48
                "edicao_id" => 119
                "codigo" => "978-65-86901-03-0"
                "capa" => "5ef5fcc3938df_26062020104851.jpg"
                "titulo" => "Tecnologia, investigação, sustentabilidade e os desafios do século XXI"
                "prefacio" => """
                  <strong>Tecnologia, investiga&ccedil;&atilde;o, sustentabilidade e os desafios do s&eacute;culo XXI<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Pref&aacute;cio</strong><br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Pretto e Pinto (2006) nos mostram que as tecnologias eram vistas como meras extens&otilde;es dos sentidos do homem. No entanto, os autores concebem que, nos dias atuais, elas devem ser compreendidas como algo mais profundo, que interfere no pr&oacute;prio sentido da exist&ecirc;ncia humana. A investiga&ccedil;&atilde;o &eacute; uma forma de produ&ccedil;&atilde;o de novos conhecimentos e que nos possibilita conhecer aquilo que n&atilde;o &eacute; conhecido. Rocha (2011, p. 109) problematiza a no&ccedil;&atilde;o de &ldquo;sustentabilidade&rdquo; e acaba propalando que ela se encontra &ldquo;atrelada &agrave;quela de &lsquo;prote&ccedil;&atilde;o&rsquo; da natureza e a de desenvolvimento como contradit&oacute;ria a preserva&ccedil;&atilde;o dos recursos e a manuten&ccedil;&atilde;o dos equil&iacute;brios naturais&rdquo;. No cen&aacute;rio atual, s&atilde;o muitos os desafios para o s&eacute;culo XXI. Dessa forma, a IV edi&ccedil;&atilde;o do Congresso Nacional de Pesquisa em Ensino de Ci&ecirc;ncias (CONAPESC), realizada no ano de 2019 buscou problematizar essas quest&otilde;es.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;A intencionalidade da IV edi&ccedil;&atilde;o do CONAPESC foi de provocar a comunidade, acad&ecirc;mica ou n&atilde;o, para as possibilidades de di&aacute;logos entre o avan&ccedil;o tecnol&oacute;gico e a preocupa&ccedil;&atilde;o com a explora&ccedil;&atilde;o de recursos naturais, a obsolesc&ecirc;ncia, o consumo, a log&iacute;stica reversa e com temas que est&atilde;o associados aos debates da sustentabilidade do planeta. Escolhemos esse foco de discuss&atilde;o por compreendermos como urgente e emergente a necessidade de se encontrar alternativas sustent&aacute;veis que garantam o avan&ccedil;o da Ci&ecirc;ncia tanto nas pesquisas, quanto nos debates que envolvem o Ensino de Ci&ecirc;ncias no s&eacute;culo XXI.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Durante os tr&ecirc;s dias do evento (22, 23 e 24 de agosto), por meio de &ndash; palestras, mesas de discuss&otilde;es, socializa&ccedil;&atilde;o de apresenta&ccedil;&atilde;o de trabalhos, sess&atilde;o de jovens pesquisadores, mostras cient&iacute;ficas e minicursos &ndash; foi poss&iacute;vel a realiza&ccedil;&atilde;o de prof&iacute;cuas discuss&otilde;es entre pesquisadores iniciantes e experientes. Dentre os temas que fomentaram as discuss&otilde;es destacamos: a Educa&ccedil;&atilde;o e Populariza&ccedil;&atilde;o da Ci&ecirc;ncia como uma articula&ccedil;&atilde;o necess&aacute;ria em busca da sustentabilidade ambiental; a discuss&atilde;o atual sobre Ci&ecirc;ncia, Tecnologia, Sociedade e Ambiente; o enfretamento dos desastres ambientais no Brasil; as tecnologias para gest&atilde;o e tratamento de res&iacute;duos s&oacute;lidos urbanos; os recursos h&iacute;dricos (gest&atilde;o, disponibilidade, tecnologias e o uso sustent&aacute;vel); as novas energias para vencer a crise energ&eacute;tica mundial; o Ensino nas Licenciaturas e finalizamos o evento, com o aux&iacute;lio da Prof&ordf;. Ros&aacute;ria Sperotto (Universidade Federal de Pelotas &ndash; UFPel), pensando em como as tecnologias podem atuar como aliadas para as aprendizagens no s&eacute;culo XXI.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Infelizmente, os registros das discuss&otilde;es presenciais ficaram restritas aos participantes que, durante os tr&ecirc;s dias do evento, estiveram no Centro de Conven&ccedil;&otilde;es Raymundo Asfora em Campina Grande, PB. No entanto, agora compartilhamos com voc&ecirc;s esse E-book, o qual traz uma diversidade de discuss&otilde;es referente a tem&aacute;tica do IV CONAPESC &ldquo;Tecnologia, investiga&ccedil;&atilde;o, sustentabilidade e os desafios do s&eacute;culo XXI&rdquo;, realizadas por pesquisadores de 17 diferentes institui&ccedil;&otilde;es de pesquisa de nosso pa&iacute;s.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;As discuss&otilde;es aqui apresentadas versam sobre: inova&ccedil;&atilde;o e patentes no Brasil (&ecirc;nfase no setor farmac&ecirc;utico); an&aacute;lise da situa&ccedil;&atilde;o epidemiol&oacute;gica da leishmaniose visceral no Brasil (2012-2017); Engenharia de seguran&ccedil;a no trabalho; avalia&ccedil;&atilde;o do tempo de vida &uacute;til de aterro sanit&aacute;rio; alternativas para minimizar os problemas comuns em esta&ccedil;&otilde;es de tratamento de esgoto; escoamentos aerodin&acirc;micos turbulentos utilizando CFD; efici&ecirc;ncias e efetividades de sistemas geot&eacute;rmicos para gera&ccedil;&atilde;o de energia; transesterifica&ccedil;&atilde;o do &oacute;leo de soja sobre catalisadores heterog&ecirc;neos; otimiza&ccedil;&atilde;o do processo de produ&ccedil;&atilde;o biodiesel; produ&ccedil;&atilde;o de membranas cer&acirc;micas de baixo custo; utiliza&ccedil;&atilde;o de tecnologias de dessaliniza&ccedil;&atilde;o de &aacute;gua.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Outros temas mais espec&iacute;ficos relacionam-se a: s&iacute;ntese zinc imidazolate frameworks-8; an&aacute;lise comparativa de diferentes argilas organof&iacute;licas no teste de inchamento de foster; estabilidade de filmes de poli (cloreto de vinila) aditivado com quitosana por an&aacute;lise de PCA; avalia&ccedil;&atilde;o da composi&ccedil;&atilde;o da casca de coco verde in narura e p&oacute;s-tratamento qu&iacute;mico como biomassa adsorvente; s&iacute;ntese por rea&ccedil;&atilde;o de combust&atilde;o do comp&oacute;sito ferr&iacute;tico co-ba e sua aplica&ccedil;&atilde;o catal&iacute;tica na obten&ccedil;&atilde;o de &eacute;ster met&iacute;lico; investiga&ccedil;&atilde;o do desempenho in vivo de comp&oacute;sitos de alumina/fosfato de c&aacute;lcio (CAPS) visando sua aplica&ccedil;&atilde;o como material para reconstru&ccedil;&atilde;o &oacute;ssea; imobiliza&ccedil;&atilde;o celular e suas principais aplica&ccedil;&otilde;es em bioprocessos; absor&ccedil;&atilde;o de cianotoxinas em carv&atilde;o ativado; design thinking aplicado no desenvolvimento de produtos em borracha reciclada; estudo de adsor&ccedil;&atilde;o utilizando a corti&ccedil;a para adequa&ccedil;&atilde;o de propriedades f&iacute;sico-qu&iacute;micas de &aacute;guas subterr&acirc;neas; estudos in silico e avalia&ccedil;&atilde;o do potencial antif&uacute;ngico da cumarina 2h-1-benzopirano-2-ona; investiga&ccedil;&atilde;o da a&ccedil;&atilde;o antimicrobiana do &oacute;leo de copa&iacute;ba.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Tamb&eacute;m encontrar&aacute; discuss&otilde;es relacionadas ao Ensino de Ci&ecirc;ncias, abordando os seguintes temas: Ensino por Investiga&ccedil;&atilde;o; Aprendizagem Significativa; Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental; ensino e aprendizagem de Matem&aacute;tica, Qu&iacute;mica, Biologia e F&iacute;sica; Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva (destaque para investiga&ccedil;&otilde;es sobre educa&ccedil;&atilde;o de surdos); licenciaturas (Educa&ccedil;&atilde;o do Campo, Qu&iacute;mica, F&iacute;sica, Biologia e Matem&aacute;tica); ensino da evolu&ccedil;&atilde;o biol&oacute;gica; uso das Tecnologias de Informa&ccedil;&atilde;o e Comunica&ccedil;&atilde;o no Ensino de Ci&ecirc;ncias; rob&oacute;tica educacional.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Aproveitamos essa apresenta&ccedil;&atilde;o para agradecer a todos os participantes que, durante os tr&ecirc;s dias do IV CONAPESC, nos auxiliaram a pensar sobre tecnologia, investiga&ccedil;&atilde;o, sustentabilidade e os desafios do s&eacute;culo XXI. Ainda, desejamos que a leitura dos trabalhos desse E-book possa servir como inspira&ccedil;&atilde;o e que proporcione reflex&otilde;es aos trabalhos que esteja desenvolvendo.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <strong>Julio Cesar Bresolin Marinho&nbsp;<br />\r\n
                  Weruska Brasileiro Ferreira&nbsp;<br />\r\n
                  Claudio Luis de Araujo Neto&nbsp;</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias<br />\r\n
                  PRETTO, Nelson; PINTO, Cl&aacute;udio da Costa. Tecnologias e novas educa&ccedil;&otilde;es. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 19-30, abr. 2006.<br />\r\n
                  ROCHA, Jefferson Mar&ccedil;al da. Sustentabilidade compat&iacute;vel: por uma nova &eacute;tica t&eacute;cnico-socioambiental nos paradigmas do desenvolvimento. In: PICHLER, Nadir Ant&ocirc;nio; PADILHA, Ana Claudia Machado; ROCHA, Jefferson Mar&ccedil;al da (Orgs.). &Eacute;tica, Neg&oacute;cios &amp; Pessoas. Jaguar&atilde;o,RS: UNIPAMPA, 2011. p. 107-125.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Claudio Luis de Araujo Neto,<br />\r\n
                  Julio Cesar Bresolin Marinho,<br />\r\n
                  Weruska Brasileiro Ferreira
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Amanda Laurentino Torquato - UFCG<br />\r\n
                  Cl&aacute;udio Luis de Ara&uacute;jo Neto - UNINASSAU<br />\r\n
                  Danielle Freire de Ara&uacute;jo - UNINASSAU<br />\r\n
                  Elisangela Maria da Silva - UFCG<br />\r\n
                  George Antonio Belmino da Silva - UFCG<br />\r\n
                  Julio Cesar Bresolin Marinho - UNIPAMPA<br />\r\n
                  Thiago Santos de Almeida Lopes - UFCG<br />\r\n
                  Weruska Brasileiro Ferreira - UEPB<br />\r\n
                  Whelton Brito dos Santos - UFCG
                  """
                "ficha_catalografica" => "5ef9e78698ffc_29062020100718.pdf"
                "arquivo" => "150720201559_E-BOOK-IV-CONAPESC.pdf"
                "arquivo_alterado" => 0
                "ano_publicacao" => 2020
                "created_at" => "2020-06-15 12:59:35"
                "updated_at" => "2020-07-15 15:28:04"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de junho de 2020

Resumo

AINDA QUE SE OBSERVE BAIXO DESEMPENHO EM DIVERSAS DISCIPLINAS DO MEIO ACADÊMICO, POUCA ATENÇÃO TEM SIDO DADA A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DO NÍVEL SUPERIOR. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE A MOTIVAÇÃO ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA COM A EVASÃO E OS ALTOS ÍNDICES DE REPROVAÇÃO, TORNA-SE DE EXTREMA RELEVÂNCIA INVESTIGAÇÕES QUE EXPLOREM OS ASPECTOS DA MOTIVAÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS. ESTE TRABALHO TEVE COMO FIM ANALISAR SE O DEBATE É UMA INTERFERÊNCIA PEDAGÓGICA CAPAZ DE PROPICIAR MUDANÇAS NA MOTIVAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENGENHARIA AGRÍCOLA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS QUE CURSAVAM A DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL. A PESQUISA FOI REALIZADA DE ACORDO COM OS PRESSUPOSTOS DO MÉTODO QUALITATIVO, SENDO REALIZADO UM ESTUDO UM ESTUDO DE CASO QUE UTILIZOU COMO REFERENCIAL TEÓRICO AS QUATRO CATEGORIAS PROPOSTAS POR PINTRICH PARA SE AVALIAR A MOTIVAÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS - O CONTEXTO SOCIOCULTURAL, OS FATORES RELACIONADOS AO AMBIENTE DE SALA DE AULA, OS FATORES INTERNOS AO ALUNO E O COMPORTAMENTO MOTIVADO EM SI. CONSTATOU-SE QUE A APLICAÇÃO DO DEBATE POSSIBILITOU A CRIAÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS E DE NOVOS CONHECIMENTOS POR MEIO DA CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE QUE PRIORIZOU O CARÁTER COLETIVO E DINÂMICO DO TRABALHO CIENTÍFICO. A PARTIR DA DISCUSSÃO DOS RESULTADOS, ENCONTRARAM-SE INDÍCIOS SUFICIENTES PARA ACREDITAR QUE A UTILIZAÇÃO DO DEBATE TEM POTENCIAL PARA ACARRETAR MUDANÇAS POSITIVAS NA MOTIVAÇÃO DOS ACADÊMICOS. ESTE TRABALHO SE APRESENTA COMO APORTE PARA OS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS QUE DESEJAM INSERIR O DEBATE EM SUAS PRÁTICAS DOCENTES E TAMBÉM ABRE PERSPECTIVAS PARA QUE NOVAS PESQUISAS UTILIZEM O DEBATE COMO ESTRATÉGIA PROPICIADORA DE INFERÊNCIAS NA MOTIVAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.