AINDA QUE SE OBSERVE BAIXO DESEMPENHO EM DIVERSAS DISCIPLINAS DO MEIO ACADÊMICO, POUCA ATENÇÃO TEM SIDO DADA A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DO NÍVEL SUPERIOR. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE A MOTIVAÇÃO ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA COM A EVASÃO E OS ALTOS ÍNDICES DE REPROVAÇÃO, TORNA-SE DE EXTREMA RELEVÂNCIA INVESTIGAÇÕES QUE EXPLOREM OS ASPECTOS DA MOTIVAÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS. ESTE TRABALHO TEVE COMO FIM ANALISAR SE O DEBATE É UMA INTERFERÊNCIA PEDAGÓGICA CAPAZ DE PROPICIAR MUDANÇAS NA MOTIVAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENGENHARIA AGRÍCOLA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS QUE CURSAVAM A DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL. A PESQUISA FOI REALIZADA DE ACORDO COM OS PRESSUPOSTOS DO MÉTODO QUALITATIVO, SENDO REALIZADO UM ESTUDO UM ESTUDO DE CASO QUE UTILIZOU COMO REFERENCIAL TEÓRICO AS QUATRO CATEGORIAS PROPOSTAS POR PINTRICH PARA SE AVALIAR A MOTIVAÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS - O CONTEXTO SOCIOCULTURAL, OS FATORES RELACIONADOS AO AMBIENTE DE SALA DE AULA, OS FATORES INTERNOS AO ALUNO E O COMPORTAMENTO MOTIVADO EM SI. CONSTATOU-SE QUE A APLICAÇÃO DO DEBATE POSSIBILITOU A CRIAÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS E DE NOVOS CONHECIMENTOS POR MEIO DA CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE QUE PRIORIZOU O CARÁTER COLETIVO E DINÂMICO DO TRABALHO CIENTÍFICO. A PARTIR DA DISCUSSÃO DOS RESULTADOS, ENCONTRARAM-SE INDÍCIOS SUFICIENTES PARA ACREDITAR QUE A UTILIZAÇÃO DO DEBATE TEM POTENCIAL PARA ACARRETAR MUDANÇAS POSITIVAS NA MOTIVAÇÃO DOS ACADÊMICOS. ESTE TRABALHO SE APRESENTA COMO APORTE PARA OS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS QUE DESEJAM INSERIR O DEBATE EM SUAS PRÁTICAS DOCENTES E TAMBÉM ABRE PERSPECTIVAS PARA QUE NOVAS PESQUISAS UTILIZEM O DEBATE COMO ESTRATÉGIA PROPICIADORA DE INFERÊNCIAS NA MOTIVAÇÃO.