ESTE TEXTO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR OS DESAFIOS ENCONTRADOS POR ESTUDANTES, DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO/CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ESTADO DO PIAUÍ, NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. PARA ISSO, FOI EMPREENDIDA UMA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO, POR MEIO DE QUESTIONÁRIO, APLICADO A 18 ESTAGIÁRIOS. TAMBÉM FORAM ANALISADOS O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO E RELATÓRIOS DE ESTÁGIO. OS RESULTADOS DA PESQUISA SUBLINHARAM DOIS DESAFIOS: A DIFICULDADE NO ENSINO MULTIDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO DE COMPONENTES CURRICULARES DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA, SOBRETUDO A FÍSICA E A QUÍMICA; E A SITUAÇÃO PRECÁRIA DAS ESCOLAS DO CAMPO ONDE OS ESTÁGIOS ACONTECEM. O ESTUDO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO MOSTROU A ASSIMETRIA ENTRE A COMPOSIÇÃO CURRICULAR DO CURSO E AS EXIGÊNCIAS PROFISSIONAIS DOS FUTUROS PROFESSORES. MOSTROU-SE TAMBÉM A NECESSIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS E LUTAS COLETIVAS PARA A VALORIZAÇÃO DA ESCOLA DO CAMPO