RESUMO ESTA PESQUISA PROVÉM PARCIALMENTE DE UMA MONOGRAFIA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, SOMADA A UM DEBATE ENTRE DOCENTES DA ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM UMA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSO EM ENSINO DE CIÊNCIAS. NOS DOIS MOMENTOS REALIZOU-SE OBSERVAÇÕES E REGISTROS DE INFORMAÇÕES. NO PRIMEIRO, UTILIZOU-SE DE QUESTIONÁRIOS E DIÁRIOS DE PESQUISADOR PARA COLETA DE DADOS A RESPEITO DO CONHECIMENTO E CRENÇAS DE GRADUANDOS SOBRE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. PARA ANÁLISE DAS RESPOSTAS FORAM REALIZADOS TESTES ESTATÍSTICOS NO SOFTWARE RI386 3.2.2., A FIM DE ENTENDER SE: (1) O PROGRESSO NOS CURSOS DE BIOLOGIA É CORRELACIONADO COM O AUMENTO DE ACERTOS; (2) SE HÁ DIFERENÇAS ENTRE AS TAXAS DE ACERTO DO CURSO DE BACHARELADO E DO DE LICENCIATURA; (3) SE HÁ CORRELAÇÃO ENTRE A CRENÇA E A TAXA DE ACERTO DAS RESPOSTAS (CRIACIONISTA OU EVOLUCIONISTA). NO SEGUNDO MOMENTO HOUVE DISCUSSÃO E SOCIALIZAÇÃO ACERCA DA ORIGEM E DIVERSIDADE BIOLÓGICA. COMO RESULTADO, EM AMBAS AS SITUAÇÕES, TANTO ENTRE GRADUANDOS QUANTO PÓSGRADUANDOS DA ÁREA CONDIZENTE COM O TEMA EM FOCO, OS ESTUDOS REVELAM QUE NÃO HÁ CORRELAÇÃO SIGNIFICATIVA ENTRE A CRENÇA E A COMPREENSÃO CIENTÍFICA SOBRE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. OS TESTES ESTATÍSTICOS DOS QUESTIONÁRIOS INDICAM QUE NÃO HÁ MELHORA NAS TAXAS DE ACERTOS DAS RESPOSTAS AO LONGO DO CURSO DE GRADUAÇÃO E QUE NÃO HÁ DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS ENTRE LICENCIATURA E BACHARELADO. APÓS A SOCIALIZAÇÃO SOBRE O DEBATE, PERCEBEU-SE QUE HÁ INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO QUANTO A TEORIA DA ORIGEM E DIVERSIDADE DA VIDA QUE SE ACREDITA, ALÉM DE POUCA COMPREENSÃO SOBRE O TEMA.