ESTA PESQUISA TEVE O OBJETIVO PRINCIPAL DE INVESTIGAR O GRAU DE DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE IDENTIFICAR ÁLCOOIS EM UM GRUPO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA. O APORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO UTILIZADO NA INVESTIGAÇÃO FOI FUNDAMENTADO NO ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL, PARTICULARMENTE EM ASPECTOS DA
QUALIDADE DA AÇÃO, PROPOSTOS NA TEORIA DA ASSIMILAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS E DOS CONCEITOS DE PIOTR YAKOVLEVICH GALPERIN, UM COLABORADOR DE LEV VIGOTSKI. CONCENTRANDO-SE NA QUALIDADE DO GRAU DE SOLIDEZ, QUE EXPRESSA A POSSIBILIDADE DE SE OBTER SUCESSO NA EXECUÇÃO DA AÇÃO APÓS ALGUM TEMPO APÓS SUA FORMAÇÃO, APLICOU-SE A UM GRUPO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA UMA LISTA DE PROBLEMAS BASEADOS NA IDENTIFICAÇÃO DE ÁLCOOIS. A INVESTIGAÇÃO REVELOU UM BAIXO GRAU DE DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE IDENTIFICAR ESSE GRUPO DE SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS, APESAR DE ESSES ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR JÁ TEREM ESTUDADO ESSE CONTEÚDO, TANTO NO ENSINO MÉDIO QUANTO EM DISCIPLINAS DO SEU CURSO DE GRADUAÇÃO. OS RESULTADOS DESTACAM A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM CONCEITUAL VINCULADA INTENCIONALMENTE À FORMAÇÃO DE HABILIDADES. ELES TAMBÉM CORROBORAM PARA A NECESSIDADE DE SE DAR ATENÇÃO A ASPECTOS CONCEITUAIS FUNDAMENTAIS NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS QUÍMICOS, MUITOS DELES CONSIDERADOS SIMPLES, ESPECIALMENTE NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES.