A EDUCAÇÃO DE SURDOS, MUITAS VEZES, É TRATADA DE FORMA SEGREGADA NO ENSINO, NESSE SENTIDO, DIVERSOS SÃO OS TRABALHOS QUE APONTAM OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA EDUCAÇÃO DE TAIS INDIVÍDUOS, E APRESENTANDO A NECESSIDADE DE PERSPECTIVAS INCLUSIVAS. DESSA MANEIRA, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO VERIFICAR A ABORDAGEM SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS NOS ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS (CONAPESC). A PESQUISA POSSUI UMA ABORDAGEM QUALI/QUANTITATIVA, DO TIPO DESCRITIVA E SE INICIOU A PARTIR DA VERIFICAÇÃO DE TRABALHOS NOS ANAIS DAS TRÊS EDIÇÕES DO EVENTO. A ANÁLISE DOS TRABALHOS SE DEU A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DE BARDIN COM A LEITURA FLUTUANTE E COM UMA BREVE DISCUSSÃO DAS PRINCIPAIS IDEIAS ABORDADAS EM CADA PRODUÇÃO. ASSIM, FORAM ELEGIDOS CINCO TRABALHOS QUE SE ADEQUARAM A PROPOSTA DO ARTIGO, ONDE DOIS FIZERAM USO DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS, UM ABORDOU A PRODUÇÃO DE RECURSO DIDÁTICO, OUTRO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E O ÚLTIMO A CONSTRUÇÃO DE UM RECURSO TECNOLÓGICO. EM AMBOS OS TRABALHOS, VERIFICOU-SE A DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE SE ENCONTRA PREJUDICADA, A NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO DE METODOLOGIAS E ESTRATÉGICAS DE ENSINO, INCLUSÃO DE SURDOS NAS ATIVIDADES, ENTRE OUTROS ASPECTOS. APESAR DA CARÊNCIA DE TRABALHOS PUBLICADOS RELACIONADOS A TEMÁTICA, É PERCEPTÍVEL A VARIEDADE DE POSSIBILIDADES QUE PODEM SER ATRIBUÍDAS E DESENVOLVIDAS NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, E PRINCIPALMENTE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS.