OS JOGOS MATEMÁTICOS VÊM SENDO UM AUXÍLIO AO DOCENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, BOA PARTE DOS ESTUDOS DESENVOLVIDOS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA APONTAM QUE O RECURSO DOS JOGOS PEDAGÓGICOS PODE FAVORECER NA INTERAÇÃO DO ALUNO COM O ASSUNTO ABORDADO. SOBRE ESTE OLHAR, O PRESENTE TRABALHO RELATA UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DESENVOLVIDA COM ALUNOS DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DE DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO LOCALIZADAS NA CIDADE DE MONTEIRO –PB, UMA PERTENCENTE À REDE ESTADUAL E OUTRA A REDE FEDERAL. A PRÁTICA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A EFETIVIDADE DO JOGO BINGO MATEMÁTICO PARA O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA MATEMÁTICA, BEM COMO DAS EQUAÇÕES DE 1º GRAU. PARA ISSO, BUSCAMOS AO LONGO DO ESTUDO AVERIGUAR O DESEMPENHO MATEMÁTICO DOS ALUNOS COM RELAÇÃO À COMPREENSÃO DE TAIS CONCEITOS MATEMÁTICOS, EVIDENCIADA AO LONGO DAS JOGADAS DO BINGO. AS INTERVENÇÕES FORAM DESENVOLVIDAS NO ANO DE 2019, CONSISTINDO EM UMA DAS ATIVIDADES DE PRÉ-REQUISITOS DA DISCIPLINA DE PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA II, DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. COM A EXPERIÊNCIA, CONTATOU-SE QUE O JOGO BINGO MATEMÁTICO PODE FAVORECER NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE TAIS CONTEÚDOS, POIS O RECURSO PERMITIU MELHOR ANALISAR A COMPREENSÃO DOS ALUNOS O QUE FAVORECEU PARA O TRABALHO E CONSEQUENTEMENTE A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS. TODAVIA, APESAR DOS RESULTADOS POSITIVOS ALCANÇADOS, DESTACAMOS QUE É INDISPENSÁVEL QUE OS ALUNOS BUSQUEM ALCANÇAR SUA APRENDIZAGEM E QUE TAMBÉM TENHAM UMA BOA BASE DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS.