PRETENDE-SE NESTE ENSAIO ESCRITO DE DISCUTIR E REFLETIR SOBRE AS IMAGENS E APRENDIZAGENS DE CINCO MULHERES IDOSAS DE UMA COMUNIDADE RURAL NEGRA DO MUNICÍPIO DE INHAMBUPE (BA). NO DECORRER DA PESQUISA, UTILIZOU-SE DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA PESQUISA QUALITATIVA, DANDO ÊNFASE AO MÉTODO (AUTO)BIOGRÁFICO. COMO CORPO TEÓRICO, APROPRIAMO-NOS DAS CATEGORIAS TEÓRICAS DE BEAUVOIR (1990); BOSI (2003); MUCIDA (2009); RICOEUR(2006); STRAUCH (2011), RICOEUR (2006) E OUTROS; E PARALELA A APREENSÃO DO APORTE TEÓRICO, REALIZAMOS OUTRAS LEITURAS CULTURAIS DE PEÇAS TEATRAIS, COMO: ENSINA-ME A VIVER E VIVER SEM TEMPOS MORTOS. DESSE CONTEXTO TEÓRICO E CULTURAL, CONSTRUÍMOS CATEGORIAS CONCEITUAIS E EPISTEMOLÓGICAS ACERCA DO OBJETO DE ESTUDO NUMA TENTATIVA DE APROXIMAÇÃO TEÓRICA COM O OBJETIVO DE COMPREENDER AS QUESTÕES DE ENVELHECIMENTO EXPERIENCIADO PELAS MULHERES IDOSAS. AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS SELECIONADAS, ENRIQUECIDAS COM FILMES, PEÇAS TEATRAIS QUE ESTAVAM TEMATICAMENTE VINCULADAS AOS INTERESSES DA PESQUISA AJUDARAM A ELUCIDAR A COMPREENSÃO DAS NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE MULHERES VELHAS E AS APRENDIZAGENS CONSTRUÍDAS SOBRE SI.