Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

NOSSAS PRÁTICAS, NOSSOS DESAFIOS: A GEOGRAFIA DO CUSTO ZERO EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO DE GEOGRAFIA, GEOGRAFIA DO CUSTO ZERO Comunicação Oral (CO) CURRÍCULO CRÍTICO E EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS SOBRE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6440
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 460
    "inscrito_id" => 668
    "titulo" => "NOSSAS PRÁTICAS, NOSSOS DESAFIOS: A GEOGRAFIA DO CUSTO ZERO EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "O seguinte trabalho parte da ideia de dar ao aluno a possibilidade de ser autor e ator dentro do processo de aprendizagem a partir de uma “Geografia do custo zero”. As práticas do “um minuto” e “viajando no mapa-múndi” são baseadas nas pesquisas de Castrogiovanni (2012) e Kaercher (2007) e foram desenvolvidas dentro de turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Coronel Vicente Freire em Canoas. Dentro da perspectiva destas práticas, se pensa a partir de sem custo monetário para o docente (“Geografia do custo zero”) à possibilidade de o discente ter voz no ambiente escolar, tirando-o de sua zona de conforto do professor dono da palavra e o estudante o mero ouvinte, para um movimento onde o educador escuta e aprende com a fala dos seus alunos e alunas, onde ele se insere como um elemento desequilibrador dentro do diálogo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "CURRÍCULO CRÍTICO E EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS SOBRE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA"
    "palavra_chave" => "ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO DE GEOGRAFIA, GEOGRAFIA DO CUSTO ZERO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_15_06_2014_11_43_37_idinscrito_668_9161dfe5f692bad32e16a4592103506d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO PINTO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO"
    "autor_email" => "leonardoufsm@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6440
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 460
    "inscrito_id" => 668
    "titulo" => "NOSSAS PRÁTICAS, NOSSOS DESAFIOS: A GEOGRAFIA DO CUSTO ZERO EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "O seguinte trabalho parte da ideia de dar ao aluno a possibilidade de ser autor e ator dentro do processo de aprendizagem a partir de uma “Geografia do custo zero”. As práticas do “um minuto” e “viajando no mapa-múndi” são baseadas nas pesquisas de Castrogiovanni (2012) e Kaercher (2007) e foram desenvolvidas dentro de turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Coronel Vicente Freire em Canoas. Dentro da perspectiva destas práticas, se pensa a partir de sem custo monetário para o docente (“Geografia do custo zero”) à possibilidade de o discente ter voz no ambiente escolar, tirando-o de sua zona de conforto do professor dono da palavra e o estudante o mero ouvinte, para um movimento onde o educador escuta e aprende com a fala dos seus alunos e alunas, onde ele se insere como um elemento desequilibrador dentro do diálogo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "CURRÍCULO CRÍTICO E EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS SOBRE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA"
    "palavra_chave" => "ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO DE GEOGRAFIA, GEOGRAFIA DO CUSTO ZERO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_15_06_2014_11_43_37_idinscrito_668_9161dfe5f692bad32e16a4592103506d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO PINTO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO"
    "autor_email" => "leonardoufsm@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

O seguinte trabalho parte da ideia de dar ao aluno a possibilidade de ser autor e ator dentro do processo de aprendizagem a partir de uma “Geografia do custo zero”. As práticas do “um minuto” e “viajando no mapa-múndi” são baseadas nas pesquisas de Castrogiovanni (2012) e Kaercher (2007) e foram desenvolvidas dentro de turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Coronel Vicente Freire em Canoas. Dentro da perspectiva destas práticas, se pensa a partir de sem custo monetário para o docente (“Geografia do custo zero”) à possibilidade de o discente ter voz no ambiente escolar, tirando-o de sua zona de conforto do professor dono da palavra e o estudante o mero ouvinte, para um movimento onde o educador escuta e aprende com a fala dos seus alunos e alunas, onde ele se insere como um elemento desequilibrador dentro do diálogo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.