Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DE PROFESSORES – AS TERRITORIALIDADES DA CIDADE E DA NATUREZA

Palavra-chaves: DOCêNCIA, EDUCAçãO AMBIENTAL, ECOLOGIA URBANA Comunicação Oral (CO) PROGRAMAS FORMATIVOS NA DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS
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Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

Analisam-se aqui as concepções da cidade segundo as possibilidades de lugar de habitar e de territorialidades, em face da formação dos discentes do curso licenciatura em Biologia na Universidade do estado da Bahia – UNEB, durante o ano de 2014. Apresentam-se as narrativas, representações e interpretações utilizadas e afirmadas pelos discentes entrevistados acerca das categorias acima propostas. Utiliza-se de metodologia que partiu de estudos bibliográficos em Geografia Humanística acerca da concepção de espaço construído de Dardel (2011), do conceito de habitar o habitat de Leff (2013) e em seguida, de pesquisa etnometodológica (Garfinkel, 1967) por meio de observações e entrevistas resultado de atividades pedagógicas realizadas com os discentes do curso de Licenciatura em Biologia, no intuito de evidenciar suas atitudes, preferências e concepções do tema proposto, na perspectiva da Formação-PIBID 2014 oferecida. Visa-se apresentar aqui seus discursos segundo a hipótese de que estes representam suas concepções de cidade/campo, do habitar na cidade e fora dela, e ainda analisando estes discursos em relação às suas ações práticas de convívio, identidade, copertença, propondo subsídios para pensar a ecologia urbana em sua complexidade no contexto do Sertão nordestino, especificamente do semiárido de Alagoas e Bahia no entorno do rio São Francisco.

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