Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

PROJETO CINOTERAPIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Palavra-chaves: CINOTERAPIA, EDUCAÇÃO INFANTIL, DESENVOLVIMENTO INTEGRAL Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA PRÁTICA EDUCATIVA
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Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o projeto de cinoterapia, desenvolvido desde março de 2013, com 120 alunos da Escola Municipal de Educação Infantil São Francisco de Assis, do município de Santa Rosa, Rio Grande do Sul, em parceria com o 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira (4º BPAF). A cinoterapia consiste na utilização de cães junto de um profissional no tratamento de crianças, adolescentes e idosos, sendo empregada especialmente nas áreas da psicologia, psiquiatria, fonoaudiologia e fisioterapia. Assim, destaca-se que na literatura ainda são poucos os relatos dessa prática na educação com crianças em pleno processo de desenvolvimento. Com esse intuito, essa pesquisa consiste num estudo qualitativo, com delineamento de estudo de caso. Para coleta de dados, foram utilizados os relatos dos profissionais envolvidos, dos próprios alunos e de suas famílias. Os resultados desta prática têm evidenciado uma melhora significativa afetiva, social, física e pedagógica.

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