Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

LUDICIDADE EM MUSEUS VIRTUAIS DE ARTE: ELEMENTOS PARA A EDUCAÇÃO ESTÉTICA

Palavra-chaves: LUDICIDADE, MUSEU VIRTUAL DE ARTE, EXPERIÊNCIA ESTÉTICA Comunicação Oral (CO) CURRÍCULO, FORMAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA
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Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

Discutimos neste trabalho algumas concepções de lúdico e suas relações com a experiência estética em museus virtuais de arte, mediada pelos jogos on line presentes nestes espaços. O objetivo geral do trabalho é compreender o museu virtual de arte como espaço lúdico de educação estética. Os objetivos específicos são discutir o lúdico como elemento essencial para a formação humana; demonstrar a importância do lúdico na experiência estética; analisar alguns jogos presentes em museus virtuais de arte brasileiros como mediadores da experiência estética. Utilizamos como metodologia o levantamento de museus virtuais de arte e construção de banco de dados, bem como construção de referencial teórico sobre o tema da ludicidade. Como resultados consideramos que as ferramentas virtuais oferecem possibilidades variadas de experiências estéticas. Os jogos disponibilizados nos museus brasileiros são uma forma lúdica de acesso à produção artística.

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