CONSTRUINDO A IGUALDADE DE GÊNERO A PARTIR DO TRABALHO COM A LEITURA EM SALA DE AULA
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6312 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 457 "inscrito_id" => 1651 "titulo" => "CONSTRUINDO A IGUALDADE DE GÊNERO A PARTIR DO TRABALHO COM A LEITURA EM SALA DE AULA" "resumo" => "Interconectando os componentes curriculares do curso de Educação de Jovens Adultos e do Ensino Médio e apresentando aos alunos dos mesmos diversas temáticas, pensa-se que a partir de inúmeros materiais escritos, audiovisuais ou algo que os identifique eles possam estruturar o pensamento ou passar da linguagem oral para a escrita. Entende-se que os beneficiados de uma proposta como esta serão todos aqueles que se dispuserem a escrever, ler, debater, pensar sobre o lido e sobre suas relações: pertencimento a uma classe ou gênero, como se constituem homens e mulheres, como reagir aos fatos que constituem nossas vivências e como podemos construir uma sociedade diferente, mais justa construindo seus argumentos ao invés de apenas reproduzi-los. Dessa forma, será vista por uma ótica diferente cada assunto a que se o aluno se propuser a escrever ou investigar, já que cada um possui um modo de ver, sentir, interagir ou vivenciar sua experiência no mundo. As características do trabalho são: trabalho escrito em forma de portfólio, caderno, diário ou outro que o aluno escolhe. Serão colocados fotos, momentos, estojos de identidade (objetos ou representações de algo que lhe remeta à memória ou o sintetize segundo seus conceitos). O foco da atividade realizada pelo aluno pode ser a escrita, mas também a leitura e a interpretação e todo o universo que o aluno representa e passará a formalizar no código da linguagem formal ou socialmente aceita, ou seja, a linguagem padrão. Ao longo do percurso de escritura de seus textos, os alunos envolviam-se em discussão sobre a linguagem formal e a não-formal e a comparação com a atualidade. A metodologia consistiu em visão dos principais conceitos, aplicação de exercício, questões abertas e fechadas utilizadas como exemplo ou modelo (tudo elaborado em sala de aula), debates onde terão a possibilidade de manifestar-se, mas de forma mais direta em suas vidas com o repensar de atitudes em relação a si mesmo e ao próximo, e atendimento de dúvidas quanto ao assunto tratado. Como cada aluno possui uma visão e um entendimento do que acontece no mundo e em sua vida, pode-se dizer que também depois de todo esse processo constituído e construído em aula isso se manifesta. O saber dizer não pode significar um modo de vida totalmente ressignificado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA: DESAFIOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA" "palavra_chave" => "EJA, INTERAÇÃO, LINGUAGEM, MEMÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_2datahora_14_06_2014_14_49_17_idinscrito_1651_abb1880367f21b20dc18db1f21536f22.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIMEIRESIMÕES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ROSIMEIRE" "autor_email" => "rosimeiresimoes@gmail.com" "autor_ies" => "FAE UFPEL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6312 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 457 "inscrito_id" => 1651 "titulo" => "CONSTRUINDO A IGUALDADE DE GÊNERO A PARTIR DO TRABALHO COM A LEITURA EM SALA DE AULA" "resumo" => "Interconectando os componentes curriculares do curso de Educação de Jovens Adultos e do Ensino Médio e apresentando aos alunos dos mesmos diversas temáticas, pensa-se que a partir de inúmeros materiais escritos, audiovisuais ou algo que os identifique eles possam estruturar o pensamento ou passar da linguagem oral para a escrita. Entende-se que os beneficiados de uma proposta como esta serão todos aqueles que se dispuserem a escrever, ler, debater, pensar sobre o lido e sobre suas relações: pertencimento a uma classe ou gênero, como se constituem homens e mulheres, como reagir aos fatos que constituem nossas vivências e como podemos construir uma sociedade diferente, mais justa construindo seus argumentos ao invés de apenas reproduzi-los. Dessa forma, será vista por uma ótica diferente cada assunto a que se o aluno se propuser a escrever ou investigar, já que cada um possui um modo de ver, sentir, interagir ou vivenciar sua experiência no mundo. As características do trabalho são: trabalho escrito em forma de portfólio, caderno, diário ou outro que o aluno escolhe. Serão colocados fotos, momentos, estojos de identidade (objetos ou representações de algo que lhe remeta à memória ou o sintetize segundo seus conceitos). O foco da atividade realizada pelo aluno pode ser a escrita, mas também a leitura e a interpretação e todo o universo que o aluno representa e passará a formalizar no código da linguagem formal ou socialmente aceita, ou seja, a linguagem padrão. Ao longo do percurso de escritura de seus textos, os alunos envolviam-se em discussão sobre a linguagem formal e a não-formal e a comparação com a atualidade. A metodologia consistiu em visão dos principais conceitos, aplicação de exercício, questões abertas e fechadas utilizadas como exemplo ou modelo (tudo elaborado em sala de aula), debates onde terão a possibilidade de manifestar-se, mas de forma mais direta em suas vidas com o repensar de atitudes em relação a si mesmo e ao próximo, e atendimento de dúvidas quanto ao assunto tratado. Como cada aluno possui uma visão e um entendimento do que acontece no mundo e em sua vida, pode-se dizer que também depois de todo esse processo constituído e construído em aula isso se manifesta. O saber dizer não pode significar um modo de vida totalmente ressignificado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA: DESAFIOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA" "palavra_chave" => "EJA, INTERAÇÃO, LINGUAGEM, MEMÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_2datahora_14_06_2014_14_49_17_idinscrito_1651_abb1880367f21b20dc18db1f21536f22.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIMEIRESIMÕES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ROSIMEIRE" "autor_email" => "rosimeiresimoes@gmail.com" "autor_ies" => "FAE UFPEL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }