Artigo Anais IV DESFAZENDO GÊNERO

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

SE É PRA PASSAR, ENTÃO DÁ: QUANDO NA AVALIAÇÃO SE CONFRONTAM AS RELAÇÕES DE GÊNERO

Palavra-chaves: RELAÇÕES DE GÊNERO, RELAÇÃO PEDAGÓGICA, AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM Pôster (PO) ST 12: GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES: DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS
"2019-11-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64240
    "edicao_id" => 115
    "trabalho_id" => 320
    "inscrito_id" => 1578
    "titulo" => "SE É PRA PASSAR, ENTÃO DÁ: QUANDO NA AVALIAÇÃO SE CONFRONTAM AS RELAÇÕES DE GÊNERO"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO TRAZ COMO PREOCUPAÇÃO CENTRAL A AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO E A CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO QUE SE INTERLAÇAM NESSE PROCESSO, PARTIMOS DO ENTENDIMENTO DE QUE AVALIAÇÃO É UM INSTRUMENTO IMPRESCINDÍVEL PARA COMPREENDER O DESENVOLVIMENTO DO(A) EDUCANDO(A) E TAMBÉM PARA REFLEXÃO E REDIRECIONAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. ESTE TRABALHO É FRUTO DO DESDOBRAMENTO PARCIAL DA PESQUISA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO GOIÁS, QUE INVESTIGA SOBRE A EDUCAÇÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO INTEGRADA. AS INSPIRAÇÕES PARA ESSE ESTUDO SURGEM A PARTIR DAS PRIMEIRAS LEITURAS DO REFERENCIAL TEÓRICO E DAS INQUIETAÇÕES LEVANTADAS NO MEU PROJETO DE PESQUISA SOBRE A QUESTÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E DA DIVERSIDADE SEXUAL NO CAMPUS BURITICUPU DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO. NESTE TEXTO BUSCAMOS RESPONDER: QUE IMPLICAÇÕES EXISTEM NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO COM A RELAÇÃO DE GÊNERO? TRATA-SE DE UMA PESQUISA PARTICIPANTE, DE NATUREZA EXPLORATÓRIA EM QUE OPTAMOS POR GRUPOS FOCAIS COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS, SEGUIDO DA ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS A LUZ DO MÉTODO DIALÉTICO. REFLETINDO SOBRE OS PRIMEIROS ACHADOS NESSA INVESTIGAÇÃO PÔDE-SE PERCEBER QUE NESSA RELAÇÃO PEDAGÓGICA ENCONTRA-SE ENTRANHADO AS RELAÇÕES DESIGUAIS DE GÊNERO, ASSIM COMO OS DISCURSOS E POSTURAS MACHISTAS E HETEROXESSISTAS NO AMBIENTE ESCOLAR. NESSE CONTEXTO SÃO RECORRENTES AS EDUCANDAS SEREM CONFRONTADAS A TEREM VÍNCULOS COM ESSES DOCENTES PARA ALÉM DO ESTABELECIDO PEDAGOGICAMENTE E TAMBÉM OS CASOS DE ASSÉDIOS AOS EDUCANDOS(AS)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ST 12: GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES:  DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "RELAÇÕES DE GÊNERO, RELAÇÃO PEDAGÓGICA, AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD4_SA30_ID1578_22102019014334.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:16:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRO NOGUEIRA DIAS"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO DIAS"
    "autor_email" => "leandro.dias@ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "UNINTER"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO"
    "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018"
    "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png"
    "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64240
    "edicao_id" => 115
    "trabalho_id" => 320
    "inscrito_id" => 1578
    "titulo" => "SE É PRA PASSAR, ENTÃO DÁ: QUANDO NA AVALIAÇÃO SE CONFRONTAM AS RELAÇÕES DE GÊNERO"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO TRAZ COMO PREOCUPAÇÃO CENTRAL A AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO E A CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO QUE SE INTERLAÇAM NESSE PROCESSO, PARTIMOS DO ENTENDIMENTO DE QUE AVALIAÇÃO É UM INSTRUMENTO IMPRESCINDÍVEL PARA COMPREENDER O DESENVOLVIMENTO DO(A) EDUCANDO(A) E TAMBÉM PARA REFLEXÃO E REDIRECIONAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. ESTE TRABALHO É FRUTO DO DESDOBRAMENTO PARCIAL DA PESQUISA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO GOIÁS, QUE INVESTIGA SOBRE A EDUCAÇÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO INTEGRADA. AS INSPIRAÇÕES PARA ESSE ESTUDO SURGEM A PARTIR DAS PRIMEIRAS LEITURAS DO REFERENCIAL TEÓRICO E DAS INQUIETAÇÕES LEVANTADAS NO MEU PROJETO DE PESQUISA SOBRE A QUESTÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E DA DIVERSIDADE SEXUAL NO CAMPUS BURITICUPU DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO. NESTE TEXTO BUSCAMOS RESPONDER: QUE IMPLICAÇÕES EXISTEM NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO COM A RELAÇÃO DE GÊNERO? TRATA-SE DE UMA PESQUISA PARTICIPANTE, DE NATUREZA EXPLORATÓRIA EM QUE OPTAMOS POR GRUPOS FOCAIS COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS, SEGUIDO DA ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS A LUZ DO MÉTODO DIALÉTICO. REFLETINDO SOBRE OS PRIMEIROS ACHADOS NESSA INVESTIGAÇÃO PÔDE-SE PERCEBER QUE NESSA RELAÇÃO PEDAGÓGICA ENCONTRA-SE ENTRANHADO AS RELAÇÕES DESIGUAIS DE GÊNERO, ASSIM COMO OS DISCURSOS E POSTURAS MACHISTAS E HETEROXESSISTAS NO AMBIENTE ESCOLAR. NESSE CONTEXTO SÃO RECORRENTES AS EDUCANDAS SEREM CONFRONTADAS A TEREM VÍNCULOS COM ESSES DOCENTES PARA ALÉM DO ESTABELECIDO PEDAGOGICAMENTE E TAMBÉM OS CASOS DE ASSÉDIOS AOS EDUCANDOS(AS)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ST 12: GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES:  DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "RELAÇÕES DE GÊNERO, RELAÇÃO PEDAGÓGICA, AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD4_SA30_ID1578_22102019014334.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:16:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRO NOGUEIRA DIAS"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO DIAS"
    "autor_email" => "leandro.dias@ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "UNINTER"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO"
    "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018"
    "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png"
    "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 13 de novembro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO TRAZ COMO PREOCUPAÇÃO CENTRAL A AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO E A CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO QUE SE INTERLAÇAM NESSE PROCESSO, PARTIMOS DO ENTENDIMENTO DE QUE AVALIAÇÃO É UM INSTRUMENTO IMPRESCINDÍVEL PARA COMPREENDER O DESENVOLVIMENTO DO(A) EDUCANDO(A) E TAMBÉM PARA REFLEXÃO E REDIRECIONAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. ESTE TRABALHO É FRUTO DO DESDOBRAMENTO PARCIAL DA PESQUISA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO GOIÁS, QUE INVESTIGA SOBRE A EDUCAÇÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO INTEGRADA. AS INSPIRAÇÕES PARA ESSE ESTUDO SURGEM A PARTIR DAS PRIMEIRAS LEITURAS DO REFERENCIAL TEÓRICO E DAS INQUIETAÇÕES LEVANTADAS NO MEU PROJETO DE PESQUISA SOBRE A QUESTÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E DA DIVERSIDADE SEXUAL NO CAMPUS BURITICUPU DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO. NESTE TEXTO BUSCAMOS RESPONDER: QUE IMPLICAÇÕES EXISTEM NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO COM A RELAÇÃO DE GÊNERO? TRATA-SE DE UMA PESQUISA PARTICIPANTE, DE NATUREZA EXPLORATÓRIA EM QUE OPTAMOS POR GRUPOS FOCAIS COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS, SEGUIDO DA ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS A LUZ DO MÉTODO DIALÉTICO. REFLETINDO SOBRE OS PRIMEIROS ACHADOS NESSA INVESTIGAÇÃO PÔDE-SE PERCEBER QUE NESSA RELAÇÃO PEDAGÓGICA ENCONTRA-SE ENTRANHADO AS RELAÇÕES DESIGUAIS DE GÊNERO, ASSIM COMO OS DISCURSOS E POSTURAS MACHISTAS E HETEROXESSISTAS NO AMBIENTE ESCOLAR. NESSE CONTEXTO SÃO RECORRENTES AS EDUCANDAS SEREM CONFRONTADAS A TEREM VÍNCULOS COM ESSES DOCENTES PARA ALÉM DO ESTABELECIDO PEDAGOGICAMENTE E TAMBÉM OS CASOS DE ASSÉDIOS AOS EDUCANDOS(AS).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.