GAUDÊNCIO, Eliane Kelli. Relações de gênero na matemática. Anais IV DESFAZENDO GÊNERO... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/64221>. Acesso em: 22/11/2024 06:07
O ARTIGO TRAZ DISCUSSÕES E PROPÕE UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO PRESENTES NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ILUSTRANDO ASSIM UMA REALIDADE DE DESIGUALDADE, NA QUAL QUESTÕES HISTÓRICAS, SOCIAIS, CULTURAIS, FAMILIARES E DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO, INFLUENCIAM NAS ESCOLHAS ACADÊMICAS E PROFISSIONAIS DAS MULHERES, DESDE A SUA INFÂNCIA ATÉ A VIDA ADULTA, CONSEQUENTEMENTE, RESULTANDO A MATEMÁTICA COMO UMA ÁREA DE ESTUDOS QUE TÊM UM MENOR NÚMERO DE MULHERES E VISTA TRADICIONALMENTE COMO UMA ATIVIDADE PARA HOMENS. TRATA-SE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL DE ESTUDOS REALIZADOS SOBRE A TEMÁTICA. ESPERA-SE CONTRIBUIR PARA UM MELHOR ENTENDIMENTO ACERCA DAS MODULAÇÕES DA INSERÇÃO FEMININA NO CAMPO DE ESTUDO E ENSINO DA MATEMÁTICA.