NUMA BREVE ANÁLISE HISTÓRICA DA CONCEPÇÃO DE SEXUALIDADE DENTRO DAS RELIGIÕES JUDAICO CRISTÃS É POSSIVEL IDENTIFICAR COM FACILIDADE A DEMONIZAÇÃO DOS RELACIONAMENTOS HOMOAFETIVOS E QUALQUER OUTRA FORMA DE SEXUALIDADE QUE NÃO ESTEJA DENTRO DOS PADRÕES DA HETERONORAMATIVIDADE. TAL FORMA DE REPRESENTAÇÃO ACABA POR AMPLIFICAR PADRÕES E CONDUTAS DISCRIMINATORIAS E EXCLUDENTES. AS RELIGIÕES DE DE MATRIZ AFROBRASILEIRA, EMBORA TAMBÉM SOFRAM INFLUÊNCIAS DAS TRADIÇÕES JUDAICO CRISTÃS, TRAZEM A PRIORI EM SUA FILOSOFIA UMA ABERTURA A ACEITAÇÃO E A DIVERSIDADE, TENDO INCLUSIVE VASTA GAMA DE PUBLICAÇÕES LITÚRGICAS AMPARADO TAIS CONCEPÇÕES. ENTRETANTO INCONTÁVEIS VEZES AINDA É POSSÍVEL IDENTIFICAR NO COTIDIANO DO TERREIRO DE UMBANDA O PENSAMENTO COLONIAL, PATRIARCAL, HETERONORMATIVO, EXCLUDENTE, QUE INFLUÊNCIA E PERPETUA PROCESSOS DE EXCLUSÃO E DISCRIMINAÇÃO NO QUE TANGE QUESTÕES DE GÊNERO E MASCULINIDADE. O PRESENTE PROJETO DE PESQUISA TEM POR OBJETIVO GERAL ANALISAR AS RELAÇÕES DE GÊNERO, RELIGIÃO E EDUCAÇÃO FORMAL NÃO ESCOLAR A PARTIR DO TERREIRO DE UMBANDA, BUSCANDO INVESTIGAR ESPECIFICAMENTE COMO SE CONSOLIDAM QUESTÕES E DEMANDAS DAS MASCULINIDADES E AS QUAIS INFLUÊNCIAS DA HETERONORMATIVIDADE NESSE SENTIDO. TEM COMO REFERENCIAIS TEÓRICOS PRINCIPAIS OS ESTUDOS DE FOUCAULT, JONAS ALVES, BOAVENTURA E ROGÉRIO DINIZ, NO QUE TANGE ASPECTOS DE DOMINAÇÃO E APAGAMENTOS DOS CORPOS E DAS EPISTEMOLOGIAS OUTRAS DENTRO DA DISCUSSÃO DE GÊNERO, MASCULINIDADES E IDENTIDADES E MARTA FERREIRO NOS ESTUDOS DA RELAÇÃO DE TERREIRO E EDUCAÇÃO. A METODOLOGIA DE PESQUISA APRESENTA UMA ABORDAGEM DE INSPIRAÇÃO ETNOGRÁFICA, QUALITATIVA, ATRAVÉS DE ESTUDO DE CASO, UTILIZANDO PARA A PRODUÇÃO DE INDÍCIOS AS ENTREVISTA ABERTA E SEMIESTRUTURADA, OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.