SANTOS, Jeferson Reis. O “cis” nas pesquisas sobre educação. Anais IV DESFAZENDO GÊNERO... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/64183>. Acesso em: 28/12/2024 09:00
O PRESENTE TRABALHO PRETENDE APRESENTAR UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA SOBRE O USO DA CISGENERIDADE E DA CISNORMATIVIDADE NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO. TAIS CONCEITOS SÃO DECORRENTES DAS PRODUÇÕES DO MOVIMENTO TRANSFEMINISTA E A SUA ADOÇÃO NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SURGEM COMO ESTRATÉGIA POLÍTICA E EPISTÊMICA DE COMPROMISSO COM UM PROJETO DE EMANCIPAÇÃO SOCIAL E DESCOLONIZAÇÃO DOS CORPOS E DO SISTEMA EDUCACIONAL. FORAM ANALISADOS TRINTA E QUATRO TRABALHOS PRODUZIDOS A PARTIR DE 2013 DIVIDIDOS ENTRE TEXTOS EM ANAIS DE EVENTO, ARTIGOS, CAPÍTULO DE LIVRO, TESES DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO E DE ESPECIALIZAÇÃO, DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORADO. FOI POSSÍVEL PERCEBER A PREDOMINÂNCIA DE AUTORAS DO MOVIMENTO TRANSFEMINISTA COMO REFERENCIAL TEÓRICO E OS USOS DOS TERMOS PARA APRESENTAR O/A PESQUISADOR/PESQUISADORA E SEUS INTERLOCUTORES E COMO ELEMENTO CONSTITUINTE DA ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL.