ESTE TRABALHO É UMA SÍNTESE DE PARTE DO MEU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE LICENCIATURA, ONDE SOCIALIZO UMA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA CRIADA E EXPERIMENTADA POR MIM PARA INTRODUZIR QUESTÕES RELACIONADAS A GÊNERO E SEXUALIDADE EM UMA AULA DE SOCIOLOGIA, DURANTE MINHA PRÁTICA DOCENTE JUNTO A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS II DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. CARACTERIZO-O ENQUANTO UM ESTUDO DE CUNHO DESCRITIVO-ANALÍTICO-PROPOSITIVO, QUE TEM POR OBJETIVO DISPONIBILIZAR INSTRUMENTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS QUE POSSAM SER APROPRIADOS E TRANSFORMADOS. COM ISSO, ALMEJO COLABORAR COM A AMPLIAÇÃO DOS ESTUDOS SOBRE A ABORDAGEM DE QUESTÕES RELACIONADAS A GÊNERO E SEXUALIDADE EM INSTITUIÇÕES ESCOLARES E PROBLEMATIZAR AFIRMAÇÕES FEITAS PARA O COMBATE DA CHAMADA “IDEOLOGIA DE GÊNERO”. PARA TANTO, ME APOIO NO PLANO DE AULA E NO RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE PRODUZI DURANTE O ESTÁGIO. AO REFLETIR SOBRE AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA SOCIALIZADA, OBSERVO TRÊS MOVIMENTOS QUE, A MEU VER, POTENCIALIZAM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM: A DESCENTRALIZAÇÃO DA FIGURA DA/O PROFESSOR/A, A CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO E A DESNATURALIZAÇÃO DA CISHETERONORMATIVIDADE.