A ESCOLA ENQUANTO INSTÂNCIA SOCIAL, GANHA DESTAQUE NA PRODUÇÃO DAS IDENTIDADES, POIS, ALÉM DE TRANSMITIR E PRODUZIR CONHECIMENTO, ELA PARTICIPA ATIVAMENTE NA FORMAÇÃO DOS SUJEITOS. PORÉM, O QUE SE PERCEBE NO ÂMBITO EDUCACIONAL É A PRODUÇÃO DE IDENTIDADES SEGUNDO UMA LÓGICA ESTRITAMENTE BINÁRIA E HETERONORMATIVA. A ESCOLA OPERA NA CONSTRUÇÃO DE GÊNERO BUSCANDO DISCIPLINAR OS CORPOS DOS EDUCANDOS, COM INTUITO DE TORNÁ-LOS CADA VEZ MAIS DÓCEIS E ÚTEIS, DEFININDO MANEIRAS DE DEFINIR E VIVER A FEMINILIDADE E MASCULINIDADE. DESTE MODO, BUSCAMOS NESTE ENSAIO, REFLETIR SOBRE AS PRÁTICAS DISCIPLINARES E REGULATÓRIAS QUE ESTÃO IMPLICADAS NA PRODUÇÃO NORMATIVA DOS CORPOS NO AMBIENTE ESCOLAR, FUNDAMENTADOS NAS PRODUÇÕES DO FILÓSOFO PÓS-ESTRUTURALISTA MICHEL FOUCAULT. APÓS ANÁLISE, PODEMOS CONSTATAR AO OBSERVAR O AMBIENTE ESCOLAR QUE, CONSTANTEMENTE, DE FORMA INTENCIONAL OU NÃO, AS ESCOLAS BUSCAM ADEQUAR OS ALUNOS EM NORMAS HETERONORMATIVAS, EXERCENDO O CONTROLE E O DISCIPLINAMENTO DOS CORPOS.