Artigo Anais IV DESFAZENDO GÊNERO

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

ESTRUTURAS PERMEÁVEIS: CORPO-CADERNO

Palavra-chaves: REGISTRO, CICATRIZ, AUTOFICÇÃO, PERFORMANCE Comunicação Oral (CO) ST 06: CORPOS TRANSGRESSORES EM RESISTÊNCIAS E POÉTICAS EXISTENCIAIS
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Publicado em 13 de novembro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO APRESENTA AS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA METODOLOGIA DE REGISTRO DE PERFORMANCE POR MEIO DE ESCRITOS. APRESENTANDO REGISTROS DE PERFORMANCE PRODUZIDAS ENTRE 2015 E 2017 É POSSÍVEL PERCEPCIONAR O MODO QUE LITERATURA E ARTES VISUAIS SE ENTRECRUZAM EM MINHA VIVÊNCIA DISSIDENTE, MARGEADA. A COMPOSIÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DESSA TEORIA ESTÁ ARRAIGADA DE CONCEITOS CRIADOS COLETIVAMENTE PELO GRUPO DE PESQUISA CORPOS INFORMÁTICOS. A CULMINÂNCIA DESTAS INTERSECÇÕES É A PRÓPRIA NOÇÃO DE CORPO-CADERNO. ESTA NOVA NOMENCLATURA CONECTA E PROPÕE UMA ANALOGIA ENTRE CADERNO E CORPO QUE HUMANIZA OS RASTROS E PERCURSOS DO CADERNO E NÃO OBJETIFICA O CORPO COMO “SUPORTE” DA PERFORMANCE. O CORPO É MEIO, FIM E INÍCIO – É O MUNDO E SUAS RELAÇÕES. A ESCRITA APARECE COMO TOM DE SUSSURRO, REALÇANDO A NOÇÃO DE INCOMPLETUDE DA LEITURA QUE DEMANDA DA COMPOSIÇÃO IMAGINATIVA DO LEITOR(A) PARA QUE SE COMPLETE. O REGISTRO DA PERFORMANCE NUNCA É A PERFORMANCE EM SI, COM ESSA BRECHA QUE A LITERATURA E A PELE BRINCAM DE COMPOR OUTROS MUNDOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA SENTIDA NO CORPO. CORPO-CADERNO NÃO É FIXO, É MUTANTE VARIÁVEL QUE SE COMPÕE DIANTE-PARA-COM A PESSOA QUE O LÊ: NÓS E(M) EUS.

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