ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR ALGUMAS DAS REFLEXÕES QUE TENHO FEITO NO ÂMBITO DA PESQUISA DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. A PESQUISA TEM COMO PROPOSTA INVESTIGAR NARRATIVAS LITERÁRIAS DE ESCRITORAS CONTEMPORÂNEAS QUE ABORDEM AS DISSIDÊNCIAS SEXUAIS, DE GÊNERO E DE RAÇA, COMPREENDENDO O CONTEXTO NO QUAL ESSAS NARRATIVAS EMERGEM E OBSERVANDO COMO ELAS NOS AUXILIAM A ROMPER COM PADRÕES HEGEMÔNICOS DE EXISTÊNCIAS. PROCURO OLHAR PARA ESSAS OBRAS COMO PRODUÇÕES ARTIVISTAS QUE PODEM GERAR FISSURAS NO ÂMBITO DAS TEORIAS EDUCACIONAIS TRADICIONAIS DE CURRÍCULO. A PARTIR DO OLHAR PARA SUAS PERSONAGENS, SEU CONTEXTO DE PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO, SUAS AUTORAS, BUSCO IDENTIFICAR AS POSSIBILIDADES DE CRIARMOS OUTRAS ROTAS EPISTEMOLÓGICAS NAS QUAIS OS FEMINISMOS NEGROS, AS REFLEXÕES DECOLONIAIS E A TEORIA QUEER SÃO BASES TEÓRICAS PARA REPENSARMOS NÃO SOMENTE TEORIAS EDUCACIONAIS DE CURRÍCULO, MAS TAMBÉM PRÁTICAS EDUCATIVAS OUTRAS.