TRATA-SE DE UM RECORTE DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA, EVIDENCIANDO AS INTERSECCIONALIDADES DE GÊNERO E RAÇA ENCONTRADOS NOS RESULTADOS. TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR A MAIOR INCIDÊNCIA DE DIFICULDADES E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM EM MENINOS. QUANTO À METODOLOGIA, EXISTEM DOIS FOCOS: O BIBLIOGRÁFICO E O DOCUMENTAL, EM QUE ESTE ÚLTIMO FORAM ANALISADOS QUATRO CASOS CLÍNICOS DE MENINOS, SENDO UM IDENTIFICADO COMO BRANCO E TRÊS COMO PRETOS OU PARDOS. OS RESULTADOS DA PESQUISA INDICARAM MULTIPLICIDADE DE FATORES QUE INFLUENCIAM A MAIOR INCIDÊNCIA MASCULINA NAS DIFICULDADES E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM, TAIS COMO QUESTÕES BIOLÓGICAS, GENÉTICAS, HISTÓRICAS E SOCIAIS, O QUE MANIFESTA O “FENÔMENO DO FRACASSO ESCOLAR DOS MENINOS” E NO ESTEREÓTIPO DE “MAU ALUNO” DOS MENINOS NEGROS.