ESTE ARTIGO DISCUTE QUESTÕES SOBRE GÊNEROS E SEXUALIDADES E TRAZ REFLEXÕES ACERCA DA SUA DIFÍCIL ABORDAGEM NO ESPAÇO ESCOLAR. COM EMBASAMENTO NAS DISCUSSÕES SOBRE AS REGULAÇÕES DE SILENCIAMENTOS, A DUALIDADE ENTRE O NORMAL E O ANORMAL E AS EXPRESSÕES DA HETERONORMATIVIDADE PRESENTES EM NOSSOS COTIDIANOS, COMPREENDE A ESCOLA COMO UM ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA E DE TROCAS DE EXPERIÊNCIAS, POSSIBILITA A SOCIALIZAÇÃO E APREENSÃO DE NOVAS APRENDIZAGENS, ONDE AS QUESTÕES DE GÊNEROS E SEXUALIDADES ESTÃO PRESENTES A TODO O MOMENTO. A PESQUISA REFLETE, A PARTIR DOS DISCURSOS DE PROFESSORXS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE ESCOLAS DE UMA CIDADE DA BAIXADA FLUMINENSE - RIO DE JANEIRO, QUAIS OS MECANISMOS COTIDIANOS DE PROFESSORXS PARA LIDAR COM SEUS CONHECIMENTOS E DESCONHECIMENTOS, QUANDO ESTAS TEMÁTICAS SURGEM EM SALA DE AULA. NAS SUAS FALAM EXPRESSAM QUE NECESSITAM SE DESCONTRUIR COMO PESSOAS PARA RECONSTRUIR COMO PROFESSORXS, POIS SUAS PRÁTICAS, QUE CONSTROEM SEUS SABERES, QUE NÃO PARTEM SOMENTE DE SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA, MAS QUE COMPREENDE TODA SUA VIDA E CONSTRUÇÕES QUE SE DERAM A PARTIR DE SUAS EXPERIÊNCIAS NO CAMPO CULTURAL FAMILIAR E RELIGIOSO