EM UMA TENTATIVA DE DESMISTIFICAR OS PRECONCEITOS AO CORPO GAY E AO HIV, O PROJETO FOTOGRÁFICO DIECISIETE (2009), DO CUBANO EDUARDO RODRÍGUEZ SARDIÑAS, EXPLORA, NAS 17 FOTOGRAFIAS EM PRETO E BRANCO QUE O COMPÕEM, O NU MASCULINO E TRAZ COMO MODELO SUJEITOS GAYS. COM A PROJEÇÃO DE DISCURSOS CONTRA AS PRÁTICAS NÃO HETEROSSEXUAIS-REPRODUTORAS-CANÔNICAS SOBREPOSTAS AO CORPO DOS MODELOS, O FOTÓGRAFO CUBANO AMPLIA A CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA FOTOGRÁFICA E APRESENTA OS CONFLITOS À UMA SEXUALIDADE QUE AINDA GERA CONTROVÉRSIAS. DESTE MODO, MEDIANTE A NOÇÃO DO CONTEMPORÂNEO PROPOSTA POR AGAMBEM (2009) E SCHOLLHAMMER (2009), DA ESTÉTICA CONTEMPORÂNEA E DA INESPECIFICIDADE QUE PERMEIA A ARTE DO PRESENTE, RESPECTIVAMENTE, POR BRIZUELA (2014) E GARRAMUÑO (2014), E LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O DIÁLOGO ENTRE LITERATURA, FOTOGRAFIA E ESCULTURA, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PROPOR UMA LEITURA DAS FOTOGRAFIAS DESCUBRIMIENTO E DIECISIETE.