ESTE TRABALHO ANALISA O NÍVEL DE CONHECIMENTO DAS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO, CAMPUS PETROLINA, ACERCA DA DIVERSIDADE DE GÊNERO, COM O OBJETIVO DE PROMOVER A INCLUSÃO DE PESSOAS TRANSGÊNERO EM POLOS SOCIAIS, COMO A ESCOLA, POIS EMBORA A CONQUISTA POR DIREITOS LGBT+ (LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS E TRANSGÊNEROS) TENHA AVANÇADO EM DIVERSOS PAÍSES AO LONGO DOS ANOS, É POSSÍVEL NOTAR QUE PESSOAS TRANSGÊNERO CONTINUAM SENDO INVISIBILIZADAS E SEM ACESSO A DIREITOS BÁSICOS ASSEGURADOS A PESSOAS CISGÊNERO. A PESQUISA FOI ESTRUTURADA PARA SE OBTER DADOS NUMÉRICOS, SE CLASSIFICANDO COMO QUANTITATIVA. INICIOU-SE COM EXPLORAÇÃO DA LITERATURA CIENTÍFICA SOBRE O TEMA E EM SEGUIDA HOUVE A EXIBIÇÃO DE UM DOCUMENTÁRIO PARA OS PARTICIPANTES E A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO. AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS EM UMA SALA DE AULA DO INSTITUTO, ABORDANDO ESPECIFICAMENTE ALUNOS DO PRIMEIRO PERÍODO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA. CONCLUIU-SE QUE, EMBORA OS PARTICIPANTES SE INTERESSEM POR COMPREENDER O TEMA, HÁ POUCAS ABORDAGENS AO LONGO DE SUA FORMAÇÃO QUE OS FAÇAM DESCONSTRUIR CONCEITOS TRANSFÓBICOS. COMPROMETE-SE A EXECUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO QUE RESPEITE TODOS OS GÊNEROS E GARANTA A INCLUSÃO DA PESSOA TRANSGÊNERO EM SALA DE AULA. RESSALTA-SE AINDA QUE EM ALGUNS MOMENTOS DA PESQUISA, OS ALUNOS REPRODUZEM TAMBÉM CONCEITOS ERRÔNEOS E LIGADOS AO SENSO COMUM, O QUE REVELA A NECESSIDADE DE UMA ATENÇÃO DA COMUNIDADE CIENTÍFICA A RESPEITO DA INSERÇÃO DE ALUNO TRANSGÊNERO EM ESPAÇOS SOCIAIS E SOBRETUDO NO AMBIENTE ESCOLAR.