O PRESENTE TRABALHO PROPÕE ANALISAR A REPRESENTAÇÃO DA IMAGEM DE JOÃO FRANCISCO DOS SANTOS, A MADAME SATÃ, EM DOIS FILMES QUE USAM SUA HISTÓRIA COMO INSPIRAÇÃO. O PRIMEIRO “A RAINHA DIABA” (1974), DIRIGIDO POR ANTÔNIO CARLOS DE FONTOURA, E SE DIZ LIVREMENTE INSPIRADO NA HISTÓRIA DE VIDA DA PERSONAGEM, O SEGUNDO, “MADAME SATÔ (2002), DIRIGIDO POR KARIN AINÖUZ, É UMA TENTATIVA DE REPRESENTAÇÃO DAS HISTÓRIAS QUE A PRÓPRIA MADAME SATà CONTAVA DE SI MESMA. O ESTUDO DOS FILMES OCORRE ATRAVÉS DA ANÁLISE FÍLMICA, DOS ESTUDOS DE REPRESENTAÇÃO E DA PEDAGOGIA DOS DESEJOS - PEDAGOGIA QUEER, APRESENTANDO A FORMA COMO ESSA PERSONAGEM É ENCENADA E REENCENADA EM CADA PERÍODO E DE COMO A PERSONAGEM PODE SER PENSADA ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE QUEER DAS IMAGENS. OBSERVA-SE QUE AS CONSTRUÇÕES DE REPRESENTAÇÃO DE CADA FILME SÃO MUITO DIFERENTES E EM CERTO PONTO ATÉ CONFLITUOSAS, TODAVIA, TORNA POSSÍVEL COMPREENDER MELHOR A PARTIR DO SEGUNDO.