Artigo Anais IV DESFAZENDO GÊNERO

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

MADAME SATÃ, BREVES REFLEXÕES SOBRE OS FILMES A RAINHA DIABA (1974) E MADAME SATÃ (2002)

Palavra-chaves: CINEMA, LGBTI, QUEER, PEDAGOGIA DOS DESEJOS Comunicação Oral (CO) ST 03: CORPOS DESCONFORMES E POLÍTICAS DE RESISTÊNCIAS NAS SOCIABILIDADES EXCLUDENTES
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Publicado em 13 de novembro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO PROPÕE ANALISAR A REPRESENTAÇÃO DA IMAGEM DE JOÃO FRANCISCO DOS SANTOS, A MADAME SATÃ, EM DOIS FILMES QUE USAM SUA HISTÓRIA COMO INSPIRAÇÃO. O PRIMEIRO “A RAINHA DIABA” (1974), DIRIGIDO POR ANTÔNIO CARLOS DE FONTOURA, E SE DIZ LIVREMENTE INSPIRADO NA HISTÓRIA DE VIDA DA PERSONAGEM, O SEGUNDO, “MADAME SATÔ (2002), DIRIGIDO POR KARIN AINÖUZ, É UMA TENTATIVA DE REPRESENTAÇÃO DAS HISTÓRIAS QUE A PRÓPRIA MADAME SATà CONTAVA DE SI MESMA. O ESTUDO DOS FILMES OCORRE ATRAVÉS DA ANÁLISE FÍLMICA, DOS ESTUDOS DE REPRESENTAÇÃO E DA PEDAGOGIA DOS DESEJOS - PEDAGOGIA QUEER, APRESENTANDO A FORMA COMO ESSA PERSONAGEM É ENCENADA E REENCENADA EM CADA PERÍODO E DE COMO A PERSONAGEM PODE SER PENSADA ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE QUEER DAS IMAGENS. OBSERVA-SE QUE AS CONSTRUÇÕES DE REPRESENTAÇÃO DE CADA FILME SÃO MUITO DIFERENTES E EM CERTO PONTO ATÉ CONFLITUOSAS, TODAVIA, TORNA POSSÍVEL COMPREENDER MELHOR A PARTIR DO SEGUNDO.

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