PARTINDO DE DUAS PESQUISAS DE MESTRADO EM ANDAMENTO, AMBAS VINCULADAS AO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO SOCIOCULTURAL (GEPEDISC - LINHA CULTURAS INFANTIS) DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNICAMP, ESTE TRABALHO PRETENDE COMPARTILHAR REFLEXÕES ACERCA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO, RAÇA, CLASSE E IDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. PARTIMOS DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA, DA PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, DOS ESTUDOS INTERSECCIONAIS E DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E ÉTNICO-RACIAIS PARA COMPREENDER A FORMA COMO ESTES DIFERENTES MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA SÃO PRODUZIDOS E REPRODUZIDOS EM CRECHES E PRÉ ESCOLAS, ANALISANDO AINDA A SIGNIFICAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DAS CRIANÇAS SOBRE SEUS CORPOS NA CONSTRUÇÃO DAS CULTURAS INFANTIS. TRATAM-SE DE DUAS ETNOGRAFIAS - CUJOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS COMPREENDEM O REGISTRO EM CADERNO DE CAMPO, FOTOS E ENTREVISTAS - A SEREM CONDUZIDAS COM CRIANÇAS DE 1 A 2 ANOS EM UMA CRECHE PÚBLICA DE ILHABELA/SP, E COM CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS EM UMA PRÉ-ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP. ANÁLISES PRELIMINARES INDICAM QUE AS RELAÇÕES DE PODER ORIUNDAS DA INTERSECÇÃO ENTRE AS DIFERENÇAS MARCAM, DESDE A INFÂNCIA, AS EXPERIÊNCIAS DAS CRIANÇAS NOS ESPAÇOS DESTINADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL. CONTUDO, INTERAGINDO ENTRE ELAS, AS CRIANÇAS PEQUENININHAS E PEQUENAS BORRAM AS FRONTEIRAS ESTABELECIDAS POR MODELOS RÍGIDOS DE IDADE, GÊNERO, RAÇA E CLASSE, CRIANDO OUTROS SABERES E RELAÇÕES SOCIAIS E POSSIBILITANDO, ASSIM, NOVOS OLHARES SOBRE AS DIFERENÇAS.