Artigo Anais IV DESFAZENDO GÊNERO

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

AS INFÂNCIAS E OS MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: AS EXPERIÊNCIAS E RESISTÊNCIAS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, INTERSECCIONALIDADE, INFÂNCIAS, MARCADORES SOCIAIS, MARCADORES SOCIAIS Pôster (PO) ST 08: DISSIDÊNCIAS, RESISTÊNCIA E VISIBILIDADE: GÊNERO E SEXUALIDADES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
"2019-11-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64040
    "edicao_id" => 115
    "trabalho_id" => 133
    "inscrito_id" => 1231
    "titulo" => "AS INFÂNCIAS E OS MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: AS EXPERIÊNCIAS E RESISTÊNCIAS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "PARTINDO DE DUAS PESQUISAS DE MESTRADO EM ANDAMENTO, AMBAS VINCULADAS AO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO SOCIOCULTURAL (GEPEDISC - LINHA CULTURAS INFANTIS) DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNICAMP, ESTE TRABALHO PRETENDE COMPARTILHAR REFLEXÕES ACERCA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO, RAÇA, CLASSE E IDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. PARTIMOS DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA, DA PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, DOS ESTUDOS INTERSECCIONAIS E DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E ÉTNICO-RACIAIS PARA COMPREENDER A FORMA COMO ESTES DIFERENTES MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA SÃO PRODUZIDOS E REPRODUZIDOS EM CRECHES E PRÉ ESCOLAS, ANALISANDO AINDA A SIGNIFICAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DAS CRIANÇAS SOBRE SEUS CORPOS NA CONSTRUÇÃO DAS CULTURAS INFANTIS. TRATAM-SE DE DUAS ETNOGRAFIAS - CUJOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS COMPREENDEM O REGISTRO EM CADERNO DE CAMPO, FOTOS E ENTREVISTAS - A SEREM CONDUZIDAS COM CRIANÇAS DE 1 A 2 ANOS EM UMA CRECHE PÚBLICA DE ILHABELA/SP, E COM CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS EM UMA PRÉ-ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP. ANÁLISES PRELIMINARES INDICAM QUE AS RELAÇÕES DE PODER ORIUNDAS DA INTERSECÇÃO ENTRE AS DIFERENÇAS MARCAM, DESDE A INFÂNCIA, AS EXPERIÊNCIAS DAS CRIANÇAS NOS ESPAÇOS DESTINADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL. CONTUDO, INTERAGINDO ENTRE ELAS, AS CRIANÇAS PEQUENININHAS E PEQUENAS BORRAM AS FRONTEIRAS ESTABELECIDAS POR MODELOS RÍGIDOS DE IDADE, GÊNERO, RAÇA E CLASSE, CRIANDO OUTROS SABERES E RELAÇÕES SOCIAIS E POSSIBILITANDO, ASSIM, NOVOS OLHARES SOBRE AS DIFERENÇAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ST 08: DISSIDÊNCIAS, RESISTÊNCIA E VISIBILIDADE: GÊNERO E SEXUALIDADES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, INTERSECCIONALIDADE, INFÂNCIAS, MARCADORES SOCIAIS, MARCADORES SOCIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD4_SA26_ID1231_22082019123213.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:16:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIAN COLELLA ESTEVES"
    "autor_nome_curto" => "VIVIAN"
    "autor_email" => "viviancolella92@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO"
    "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018"
    "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png"
    "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64040
    "edicao_id" => 115
    "trabalho_id" => 133
    "inscrito_id" => 1231
    "titulo" => "AS INFÂNCIAS E OS MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: AS EXPERIÊNCIAS E RESISTÊNCIAS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "PARTINDO DE DUAS PESQUISAS DE MESTRADO EM ANDAMENTO, AMBAS VINCULADAS AO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO SOCIOCULTURAL (GEPEDISC - LINHA CULTURAS INFANTIS) DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNICAMP, ESTE TRABALHO PRETENDE COMPARTILHAR REFLEXÕES ACERCA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO, RAÇA, CLASSE E IDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. PARTIMOS DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA, DA PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, DOS ESTUDOS INTERSECCIONAIS E DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E ÉTNICO-RACIAIS PARA COMPREENDER A FORMA COMO ESTES DIFERENTES MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA SÃO PRODUZIDOS E REPRODUZIDOS EM CRECHES E PRÉ ESCOLAS, ANALISANDO AINDA A SIGNIFICAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DAS CRIANÇAS SOBRE SEUS CORPOS NA CONSTRUÇÃO DAS CULTURAS INFANTIS. TRATAM-SE DE DUAS ETNOGRAFIAS - CUJOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS COMPREENDEM O REGISTRO EM CADERNO DE CAMPO, FOTOS E ENTREVISTAS - A SEREM CONDUZIDAS COM CRIANÇAS DE 1 A 2 ANOS EM UMA CRECHE PÚBLICA DE ILHABELA/SP, E COM CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS EM UMA PRÉ-ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP. ANÁLISES PRELIMINARES INDICAM QUE AS RELAÇÕES DE PODER ORIUNDAS DA INTERSECÇÃO ENTRE AS DIFERENÇAS MARCAM, DESDE A INFÂNCIA, AS EXPERIÊNCIAS DAS CRIANÇAS NOS ESPAÇOS DESTINADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL. CONTUDO, INTERAGINDO ENTRE ELAS, AS CRIANÇAS PEQUENININHAS E PEQUENAS BORRAM AS FRONTEIRAS ESTABELECIDAS POR MODELOS RÍGIDOS DE IDADE, GÊNERO, RAÇA E CLASSE, CRIANDO OUTROS SABERES E RELAÇÕES SOCIAIS E POSSIBILITANDO, ASSIM, NOVOS OLHARES SOBRE AS DIFERENÇAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ST 08: DISSIDÊNCIAS, RESISTÊNCIA E VISIBILIDADE: GÊNERO E SEXUALIDADES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, INTERSECCIONALIDADE, INFÂNCIAS, MARCADORES SOCIAIS, MARCADORES SOCIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD4_SA26_ID1231_22082019123213.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:16:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIAN COLELLA ESTEVES"
    "autor_nome_curto" => "VIVIAN"
    "autor_email" => "viviancolella92@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO"
    "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018"
    "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png"
    "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 13 de novembro de 2019

Resumo

PARTINDO DE DUAS PESQUISAS DE MESTRADO EM ANDAMENTO, AMBAS VINCULADAS AO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO SOCIOCULTURAL (GEPEDISC - LINHA CULTURAS INFANTIS) DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNICAMP, ESTE TRABALHO PRETENDE COMPARTILHAR REFLEXÕES ACERCA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO, RAÇA, CLASSE E IDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. PARTIMOS DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA, DA PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, DOS ESTUDOS INTERSECCIONAIS E DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E ÉTNICO-RACIAIS PARA COMPREENDER A FORMA COMO ESTES DIFERENTES MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA SÃO PRODUZIDOS E REPRODUZIDOS EM CRECHES E PRÉ ESCOLAS, ANALISANDO AINDA A SIGNIFICAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DAS CRIANÇAS SOBRE SEUS CORPOS NA CONSTRUÇÃO DAS CULTURAS INFANTIS. TRATAM-SE DE DUAS ETNOGRAFIAS - CUJOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS COMPREENDEM O REGISTRO EM CADERNO DE CAMPO, FOTOS E ENTREVISTAS - A SEREM CONDUZIDAS COM CRIANÇAS DE 1 A 2 ANOS EM UMA CRECHE PÚBLICA DE ILHABELA/SP, E COM CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS EM UMA PRÉ-ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP. ANÁLISES PRELIMINARES INDICAM QUE AS RELAÇÕES DE PODER ORIUNDAS DA INTERSECÇÃO ENTRE AS DIFERENÇAS MARCAM, DESDE A INFÂNCIA, AS EXPERIÊNCIAS DAS CRIANÇAS NOS ESPAÇOS DESTINADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL. CONTUDO, INTERAGINDO ENTRE ELAS, AS CRIANÇAS PEQUENININHAS E PEQUENAS BORRAM AS FRONTEIRAS ESTABELECIDAS POR MODELOS RÍGIDOS DE IDADE, GÊNERO, RAÇA E CLASSE, CRIANDO OUTROS SABERES E RELAÇÕES SOCIAIS E POSSIBILITANDO, ASSIM, NOVOS OLHARES SOBRE AS DIFERENÇAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.