Na universidade, o estudante é impulsionado a apropriar-se dos conhecimentos específicos de sua área afim. Notadamente, a produção do texto científico no campo das ciências humanas requer a articulação das ideias dos autores estudados. Para a devida manipulação de ideias é necessário que o pensar e o agir do estudante sejam norteados pela ética. O estudo defende o mérito intelectual do autor sobre a sua obra no aspecto moral, compreendendo que a violação moral dos direitos do autor configura-se plágio. Assim, o artigo discute a problemática da negação do mérito intelectual do autor através do plágio na produção do texto científico. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo e bibliográfico com os seguintes objetivos: argumentar em prol do mérito intelectual do autor; investigar o surgimento do plágio; explicar o conceito de plágio e relatar as implicações do plágio para o autor e a obra. O estudo contribui para a compreensão de que além da habilidade científica para manipular as ideias do autor, deve-se formar uma consciência ética para lidar, cautelosamente, com os escritos de outrem, sem cometer o equívoco de atribuir a si, um discurso de terceiro. O ato de fazer alusão ao autor em um texto propicia o reconhecimento do mérito intelectual do mesmo e das suas contribuições para o meio social e cultural. Deixa-se claro que, o artigo não se limita a delinear uma apologia autoral, mas em apresentar argumentos e considerações em prol da desqualificação do plágio acadêmico.