A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É CARACTERIZADA POR ENVOLVER DIMENSÕES POLÍTICAS, SOCIAIS, ECONÔMICAS, ECOLÓGICAS E ÉTICAS, INDICANDO QUE PARA SE TRATAR DE ALGUM PROBLEMA AMBIENTAL TODAS AS OUTRAS DIMENSÕES DEVEM SER CONSIDERADAS. E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É UTILIZADA COMO FERRAMENTA PARA QUE ESSAS VERTENTES SEJAM APLICADAS. POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DETERMINA QUE QUALQUER INSTITUIÇÃO ATUANTE DE ENSINO NO BRASIL DEVE CONSIDERAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL UM COMPONENTE PERMANENTE DOS PROGRAMAS DE ENSINO, O QUE TORNA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL UM DIREITO DE TODOS. OS RESULTADOS DAS ATIVIDADES APLICADAS POR ESTA DEVEM FAZER PARTE DA EDUCAÇÃO GERAL E ESCOLAR, NAS QUAIS SÃO APLICADAS POR MEIO DE AÇÕES QUE CONTEMPLEM O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS E ESTUDOS; CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; A PRODUÇÃO E A DIFUSÃO DE MATERIAL EDUCATIVO; MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO (BARBIERI E SILVA, 2011). ESSA APLICABILIDADE ACONTECE ATRAVÉS DE VÁRIOS PROJETOS DO MEIO AMBIENTAL, E UM DELES FOI ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE UMA COLÔNIA DE FÉRIAS DENOMINADA CEMINHA, PARA CRIANÇAS, PROMOVIDA PELO CENTRO DE MANEJO DE FAUNA DA CAATINGA - CEMAFAUNA CAATINGA QUE TEM COMO MISSÃO DESENVOLVER PRÁTICAS DE CUNHO SOCIOAMBIENTAL, PROCURANDO PRESERVAR O MEIO AMBIENTE E OS ANIMAIS DO BIOMA CAATINGA. A CRIAÇÃO DA COLÔNIA DE FÉRIAS TEVE O COMO OBJETIVO, ABORDAR DE MANEIRA LÚDICA O ENSINO VOLTADO PARA CONSERVAÇÃO AMBIENTAL COM CRIANÇAS, ATRAVÉS DE JOGOS, ATIVIDADES PRÁTICAS E DINÂMICAS EM EQUIPE.