O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA A APRESENTAÇÃO DAS AÇÕES COM MÚSICA, REALIZADO EM 2018 E 2019, NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN, CAMPUS JOÃO CÂMARA. DIANTE DISSO, A PROPOSTA CONDUZIU OS ALUNOS E COMUNIDADE EXTERNA A TRANSITAR, DE MANEIRA TEÓRICA E PRÁTICA, PELOS CURSOS, OFICINAS, ENSAIOS E APRESENTAÇÕES MUSICAIS, CORROBORANDO ÀS DISTINTAS SEMÂNTICAS ACERCA DOS CONCEITOS DA MÚSICA NA PRÁTICA SOCIOCULTURAL. NESSA PERSPECTIVA, A PARTIR DA TRÍADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, CONCRETIZOU-SE O PRESENTE PROJETO, SENDO OFERTADO GRANDE DIVERSIDADE DE CONHECIMENTOS MUSICAIS, TANTO NAS HABILIDADES INSTRUMENTAIS COMO TAMBÉM NAS COMPREENSÕES ACERCA DA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL DA MÚSICA. REALIZOU-SE A METODOLOGIA POR MEIO DA OFERTA DE CURSOS, OFICINAS, FORMAÇÃO DE GRUPOS INSTRUMENTAIS/VOCAIS, ENSAIOS E APRESENTAÇÕES. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA APRESENTA CONTRIBUIÇÕES DOS AUTORES DA ÁREA DA EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL. OS RESULTADOS REVELARAM A IMPORTÂNCIA DE AÇÕES ARTICULADAS ENTRE A TEORIA E PRÁTICA, DEMONSTRANDO QUE OS ENVOLVIDOS ADQUIRIRAM NOVAS PERCEPÇÕES ACERCA DA MÚSICA, TANTO NAS HABILIDADES INSTRUMENTAIS COMO TAMBÉM NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A TEMÁTICA.