Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: MODELAGEM MATEMÁTICA, ENSINO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ALTERNATIVA METODOLÓGICA Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59123
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2693
    "inscrito_id" => 7229
    "titulo" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A BUSCA POR ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS QUE PROPORCIONEM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM MATEMÁTICA DEVE SER CONSTANTE. NESSE SENTIDO, A MODELAGEM MATEMÁTICA SURGE COMO METODOLOGIA DE ENSINO QUE PODE PROMOVER A OCORRÊNCIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, E CONSEQUENTEMENTE A MOTIVAÇÃO NOS ESTUDOS DA MATEMÁTICA. ASSIM, A PRESENTE PESQUISA TEM O INTUITO DE VERIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, PAUTANDO-SE NAS CONCEPÇÕES DE AUTORES COMO DEMO (2012), BASSANEZI (2015) E OUTROS, ACERCA DOS DESAFIOS E DAS POSSIBILIDADES DA MODELAGEM MATEMÁTICA ENQUANTO ALTERNATIVA METODOLÓGICA. PARA TANTO, FOI NECESSÁRIO À APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO INICIAL, E A REALIZAÇÃO DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DO CEARÁ. ALÉM DISSO, FOI REALIZADO UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM OS PROFESSORES LICENCIADOS EM MATEMÁTICA QUE ATUAM NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE PEREIRO-CE. CONSTATOU-SE, MEDIANTE AS ATIVIDADES PROPOSTAS, O ESTÍMULO QUE ESTA METODOLOGIA TROUXE PARA OS ESTUDANTES E SEMODELAGEM MATEMÁTICA PODE OBSERVAR A MUDANÇA DE CONCEPÇÕES COM RELAÇÃO À MATEMÁTICA. AINDA, VERIFICOU-SE ATRAVÉS DE ENTREVISTA COM OS PROFESSORES QUE OS PRINCIPAIS OBSTÁCULOS ENCONTRADOS NA REALIZAÇÃO DO USO DESTA METODOLOGIA, DEVE-SE A FALTA DE TEMPO PARA PLANEJAR AS AULAS, E PRINCIPALMENTE O MEDO E A INSEGURANÇA. CONTUDO MESMO COM ENTRAVES, SUA UTILIZAÇÃO É VIÁVEL, POIS PROMOVE AULAS MAIS DINÂMICAS E ATRATIVAS. DESSA FORMA, DESEJA-SE QUE O PRESENTE ESTUDO POSSA MOTIVAR PROFESSORES A EXPERIMENTAR A MODELAGEM MATEMÁTICA, E PERCEBER QUE ESSE TIPO DE METODOLOGIA REPRESENTA UM GANHO PARA TODOS OS AGENTES ENVOLVIDOS NO PROCESSO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, ENSINO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ALTERNATIVA METODOLÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID7229_26082019193937.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO RENATO DE LIMA GADELHA"
    "autor_nome_curto" => "RENATO GADELHA "
    "autor_email" => "renatolimagadelha@hotmail"
    "autor_ies" => "UFC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59123
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2693
    "inscrito_id" => 7229
    "titulo" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A BUSCA POR ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS QUE PROPORCIONEM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM MATEMÁTICA DEVE SER CONSTANTE. NESSE SENTIDO, A MODELAGEM MATEMÁTICA SURGE COMO METODOLOGIA DE ENSINO QUE PODE PROMOVER A OCORRÊNCIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, E CONSEQUENTEMENTE A MOTIVAÇÃO NOS ESTUDOS DA MATEMÁTICA. ASSIM, A PRESENTE PESQUISA TEM O INTUITO DE VERIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, PAUTANDO-SE NAS CONCEPÇÕES DE AUTORES COMO DEMO (2012), BASSANEZI (2015) E OUTROS, ACERCA DOS DESAFIOS E DAS POSSIBILIDADES DA MODELAGEM MATEMÁTICA ENQUANTO ALTERNATIVA METODOLÓGICA. PARA TANTO, FOI NECESSÁRIO À APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO INICIAL, E A REALIZAÇÃO DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DO CEARÁ. ALÉM DISSO, FOI REALIZADO UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM OS PROFESSORES LICENCIADOS EM MATEMÁTICA QUE ATUAM NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE PEREIRO-CE. CONSTATOU-SE, MEDIANTE AS ATIVIDADES PROPOSTAS, O ESTÍMULO QUE ESTA METODOLOGIA TROUXE PARA OS ESTUDANTES E SEMODELAGEM MATEMÁTICA PODE OBSERVAR A MUDANÇA DE CONCEPÇÕES COM RELAÇÃO À MATEMÁTICA. AINDA, VERIFICOU-SE ATRAVÉS DE ENTREVISTA COM OS PROFESSORES QUE OS PRINCIPAIS OBSTÁCULOS ENCONTRADOS NA REALIZAÇÃO DO USO DESTA METODOLOGIA, DEVE-SE A FALTA DE TEMPO PARA PLANEJAR AS AULAS, E PRINCIPALMENTE O MEDO E A INSEGURANÇA. CONTUDO MESMO COM ENTRAVES, SUA UTILIZAÇÃO É VIÁVEL, POIS PROMOVE AULAS MAIS DINÂMICAS E ATRATIVAS. DESSA FORMA, DESEJA-SE QUE O PRESENTE ESTUDO POSSA MOTIVAR PROFESSORES A EXPERIMENTAR A MODELAGEM MATEMÁTICA, E PERCEBER QUE ESSE TIPO DE METODOLOGIA REPRESENTA UM GANHO PARA TODOS OS AGENTES ENVOLVIDOS NO PROCESSO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, ENSINO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ALTERNATIVA METODOLÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID7229_26082019193937.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO RENATO DE LIMA GADELHA"
    "autor_nome_curto" => "RENATO GADELHA "
    "autor_email" => "renatolimagadelha@hotmail"
    "autor_ies" => "UFC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A BUSCA POR ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS QUE PROPORCIONEM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM MATEMÁTICA DEVE SER CONSTANTE. NESSE SENTIDO, A MODELAGEM MATEMÁTICA SURGE COMO METODOLOGIA DE ENSINO QUE PODE PROMOVER A OCORRÊNCIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, E CONSEQUENTEMENTE A MOTIVAÇÃO NOS ESTUDOS DA MATEMÁTICA. ASSIM, A PRESENTE PESQUISA TEM O INTUITO DE VERIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, PAUTANDO-SE NAS CONCEPÇÕES DE AUTORES COMO DEMO (2012), BASSANEZI (2015) E OUTROS, ACERCA DOS DESAFIOS E DAS POSSIBILIDADES DA MODELAGEM MATEMÁTICA ENQUANTO ALTERNATIVA METODOLÓGICA. PARA TANTO, FOI NECESSÁRIO À APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO INICIAL, E A REALIZAÇÃO DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DO CEARÁ. ALÉM DISSO, FOI REALIZADO UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM OS PROFESSORES LICENCIADOS EM MATEMÁTICA QUE ATUAM NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE PEREIRO-CE. CONSTATOU-SE, MEDIANTE AS ATIVIDADES PROPOSTAS, O ESTÍMULO QUE ESTA METODOLOGIA TROUXE PARA OS ESTUDANTES E SEMODELAGEM MATEMÁTICA PODE OBSERVAR A MUDANÇA DE CONCEPÇÕES COM RELAÇÃO À MATEMÁTICA. AINDA, VERIFICOU-SE ATRAVÉS DE ENTREVISTA COM OS PROFESSORES QUE OS PRINCIPAIS OBSTÁCULOS ENCONTRADOS NA REALIZAÇÃO DO USO DESTA METODOLOGIA, DEVE-SE A FALTA DE TEMPO PARA PLANEJAR AS AULAS, E PRINCIPALMENTE O MEDO E A INSEGURANÇA. CONTUDO MESMO COM ENTRAVES, SUA UTILIZAÇÃO É VIÁVEL, POIS PROMOVE AULAS MAIS DINÂMICAS E ATRATIVAS. DESSA FORMA, DESEJA-SE QUE O PRESENTE ESTUDO POSSA MOTIVAR PROFESSORES A EXPERIMENTAR A MODELAGEM MATEMÁTICA, E PERCEBER QUE ESSE TIPO DE METODOLOGIA REPRESENTA UM GANHO PARA TODOS OS AGENTES ENVOLVIDOS NO PROCESSO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.