O ARTIGO EM QUESTÃO DISCUTE A UTILIZAÇÃO DO APARELHO CELULAR E SEUS APLICATIVOS, PRINCIPALMENTE DE TROCA
DE MENSAGENS, COMO SUPORTE METODOLÓGICO AO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO
GUSTAVO BARROSO, LOCALIZADA NO DISTRITO DE NOVA FLORESTA, JAGUARIBE, CEARÁ. A PARTIR DA ANÁLISE DOS
INDICADORES INTERNOS E EXTERNOS RELACIONADOS AO COMPONENTE, CHEGOU-SE A CONCLUSÃO DE QUE SERIA
NECESSÁRIA UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, UMA VEZ QUE A MATEMÁTICA APRESENTAVA OS RESULTADOS MAIS
CRÍTICOS DA INSTITUIÇÃO. PARA EXPLORAR O PROBLEMA EM PAUTA, FOI PRODUZIDA UMA PESQUISA QUALITATIVA QUE
SE DESENROLOU EM FORMA DE QUESTIONÁRIOS COM ALUNOS; ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM UMA PROFESSORA
DE MATEMÁTICA; FORMAÇÕES CONTINUADAS; CRIAÇÃO DE REDE SOCIAL PARA A TURMA PESQUISADA; ANÁLISE DE
RESULTADOS E ESTUDO DE CASO. COMO PÚBLICO-ALVO, FORAM ESCOLHIDAS, ALEATORIAMENTE, AS TURMAS DOS 1°
ANOS A E B, DENTRE AS QUATRO TURMAS DE PRIMEIRO ANO DA UNIDADE DE ENSINO. TAL SELEÇÃO SE JUSTIFICA PELO
FATO DE QUE ESSA ERA UMA DAS SÉRIES MAIS CRÍTICAS EM TERMOS DE RESULTADOS DE APRENDIZAGEM EM TODA A
ESCOLA. A TURMA A FOI DESIGNADA GRUPO DE TRATAMENTO E PASSOU A TER AULAS COM O AUXÍLIO DE REDES
SOCIAIS. A TURMA B, GRUPO CONTROLE, CONTINUOU TENDO AULAS EM ESTILO TRADICIONAL. A PARTIR DO TRABALHO
REALIZADO, A TURMA A CONSEGUIU PROGREDIR CONSIDERAVELMENTE EM TERMOS DE RENDIMENTOS, EM
DETRIMENTO DO SEU DESEMPENHO ANTERIOR E EM RELAÇÃO À TURMA B, O QUE MOSTRA QUE, QUANDO BEM
EXPLORADOS, O CELULAR E AS REDES SOCIAIS PODEM SE TORNAR EXCELENTES RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA O
ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA.