Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO CELULAR COM ÊNFASE NAS REDES SOCIAIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA GUSTAVO BARROSO: UMA NOVA OPÇÃO METODOLÓGICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, CELULAR, REDES SOCIAIS, APRENDIZAGEM MÓVEL, APRENDIZAGEM MÓVEL Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61766
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 995
    "inscrito_id" => 4500
    "titulo" => "O USO DO CELULAR COM ÊNFASE NAS REDES SOCIAIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA GUSTAVO BARROSO: UMA NOVA OPÇÃO METODOLÓGICA"
    "resumo" => """
      O ARTIGO EM QUESTÃO DISCUTE A UTILIZAÇÃO DO APARELHO CELULAR E SEUS APLICATIVOS, PRINCIPALMENTE DE TROCA\r\n
      DE MENSAGENS, COMO SUPORTE METODOLÓGICO AO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO\r\n
      GUSTAVO BARROSO, LOCALIZADA NO DISTRITO DE NOVA FLORESTA, JAGUARIBE, CEARÁ. A PARTIR DA ANÁLISE DOS\r\n
      INDICADORES INTERNOS E EXTERNOS RELACIONADOS AO COMPONENTE, CHEGOU-SE A CONCLUSÃO DE QUE SERIA\r\n
      NECESSÁRIA UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, UMA VEZ QUE A MATEMÁTICA APRESENTAVA OS RESULTADOS MAIS\r\n
      CRÍTICOS DA INSTITUIÇÃO. PARA EXPLORAR O PROBLEMA EM PAUTA, FOI PRODUZIDA UMA PESQUISA QUALITATIVA QUE\r\n
      SE DESENROLOU EM FORMA DE QUESTIONÁRIOS COM ALUNOS; ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM UMA PROFESSORA\r\n
      DE MATEMÁTICA; FORMAÇÕES CONTINUADAS; CRIAÇÃO DE REDE SOCIAL PARA A TURMA PESQUISADA; ANÁLISE DE\r\n
      RESULTADOS E ESTUDO DE CASO. COMO PÚBLICO-ALVO, FORAM ESCOLHIDAS, ALEATORIAMENTE, AS TURMAS DOS 1°\r\n
      ANOS A E B, DENTRE AS QUATRO TURMAS DE PRIMEIRO ANO DA UNIDADE DE ENSINO. TAL SELEÇÃO SE JUSTIFICA PELO\r\n
      FATO DE QUE ESSA ERA UMA DAS SÉRIES MAIS CRÍTICAS EM TERMOS DE RESULTADOS DE APRENDIZAGEM EM TODA A\r\n
      ESCOLA. A TURMA A FOI DESIGNADA GRUPO DE TRATAMENTO E PASSOU A TER AULAS COM O AUXÍLIO DE REDES\r\n
      SOCIAIS. A TURMA B, GRUPO CONTROLE, CONTINUOU TENDO AULAS EM ESTILO TRADICIONAL. A PARTIR DO TRABALHO\r\n
      REALIZADO, A TURMA A CONSEGUIU PROGREDIR CONSIDERAVELMENTE EM TERMOS DE RENDIMENTOS, EM\r\n
      DETRIMENTO DO SEU DESEMPENHO ANTERIOR E EM RELAÇÃO À TURMA B, O QUE MOSTRA QUE, QUANDO BEM\r\n
      EXPLORADOS, O CELULAR E AS REDES SOCIAIS PODEM SE TORNAR EXCELENTES RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA O\r\n
      ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, CELULAR, REDES SOCIAIS, APRENDIZAGEM MÓVEL, APRENDIZAGEM MÓVEL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID4500_07082019102341.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEOMAR MACIEL DE ARAÚJO VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CLEOMAR VIEIRA"
    "autor_email" => "cleomarprof@gmail.com"
    "autor_ies" => "ESCOLA DE ENSINO MÉDIO GUSTAVO BARROSO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61766
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 995
    "inscrito_id" => 4500
    "titulo" => "O USO DO CELULAR COM ÊNFASE NAS REDES SOCIAIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA GUSTAVO BARROSO: UMA NOVA OPÇÃO METODOLÓGICA"
    "resumo" => """
      O ARTIGO EM QUESTÃO DISCUTE A UTILIZAÇÃO DO APARELHO CELULAR E SEUS APLICATIVOS, PRINCIPALMENTE DE TROCA\r\n
      DE MENSAGENS, COMO SUPORTE METODOLÓGICO AO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO\r\n
      GUSTAVO BARROSO, LOCALIZADA NO DISTRITO DE NOVA FLORESTA, JAGUARIBE, CEARÁ. A PARTIR DA ANÁLISE DOS\r\n
      INDICADORES INTERNOS E EXTERNOS RELACIONADOS AO COMPONENTE, CHEGOU-SE A CONCLUSÃO DE QUE SERIA\r\n
      NECESSÁRIA UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, UMA VEZ QUE A MATEMÁTICA APRESENTAVA OS RESULTADOS MAIS\r\n
      CRÍTICOS DA INSTITUIÇÃO. PARA EXPLORAR O PROBLEMA EM PAUTA, FOI PRODUZIDA UMA PESQUISA QUALITATIVA QUE\r\n
      SE DESENROLOU EM FORMA DE QUESTIONÁRIOS COM ALUNOS; ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM UMA PROFESSORA\r\n
      DE MATEMÁTICA; FORMAÇÕES CONTINUADAS; CRIAÇÃO DE REDE SOCIAL PARA A TURMA PESQUISADA; ANÁLISE DE\r\n
      RESULTADOS E ESTUDO DE CASO. COMO PÚBLICO-ALVO, FORAM ESCOLHIDAS, ALEATORIAMENTE, AS TURMAS DOS 1°\r\n
      ANOS A E B, DENTRE AS QUATRO TURMAS DE PRIMEIRO ANO DA UNIDADE DE ENSINO. TAL SELEÇÃO SE JUSTIFICA PELO\r\n
      FATO DE QUE ESSA ERA UMA DAS SÉRIES MAIS CRÍTICAS EM TERMOS DE RESULTADOS DE APRENDIZAGEM EM TODA A\r\n
      ESCOLA. A TURMA A FOI DESIGNADA GRUPO DE TRATAMENTO E PASSOU A TER AULAS COM O AUXÍLIO DE REDES\r\n
      SOCIAIS. A TURMA B, GRUPO CONTROLE, CONTINUOU TENDO AULAS EM ESTILO TRADICIONAL. A PARTIR DO TRABALHO\r\n
      REALIZADO, A TURMA A CONSEGUIU PROGREDIR CONSIDERAVELMENTE EM TERMOS DE RENDIMENTOS, EM\r\n
      DETRIMENTO DO SEU DESEMPENHO ANTERIOR E EM RELAÇÃO À TURMA B, O QUE MOSTRA QUE, QUANDO BEM\r\n
      EXPLORADOS, O CELULAR E AS REDES SOCIAIS PODEM SE TORNAR EXCELENTES RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA O\r\n
      ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, CELULAR, REDES SOCIAIS, APRENDIZAGEM MÓVEL, APRENDIZAGEM MÓVEL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID4500_07082019102341.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEOMAR MACIEL DE ARAÚJO VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CLEOMAR VIEIRA"
    "autor_email" => "cleomarprof@gmail.com"
    "autor_ies" => "ESCOLA DE ENSINO MÉDIO GUSTAVO BARROSO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ARTIGO EM QUESTÃO DISCUTE A UTILIZAÇÃO DO APARELHO CELULAR E SEUS APLICATIVOS, PRINCIPALMENTE DE TROCA DE MENSAGENS, COMO SUPORTE METODOLÓGICO AO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO GUSTAVO BARROSO, LOCALIZADA NO DISTRITO DE NOVA FLORESTA, JAGUARIBE, CEARÁ. A PARTIR DA ANÁLISE DOS INDICADORES INTERNOS E EXTERNOS RELACIONADOS AO COMPONENTE, CHEGOU-SE A CONCLUSÃO DE QUE SERIA NECESSÁRIA UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, UMA VEZ QUE A MATEMÁTICA APRESENTAVA OS RESULTADOS MAIS CRÍTICOS DA INSTITUIÇÃO. PARA EXPLORAR O PROBLEMA EM PAUTA, FOI PRODUZIDA UMA PESQUISA QUALITATIVA QUE SE DESENROLOU EM FORMA DE QUESTIONÁRIOS COM ALUNOS; ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA; FORMAÇÕES CONTINUADAS; CRIAÇÃO DE REDE SOCIAL PARA A TURMA PESQUISADA; ANÁLISE DE RESULTADOS E ESTUDO DE CASO. COMO PÚBLICO-ALVO, FORAM ESCOLHIDAS, ALEATORIAMENTE, AS TURMAS DOS 1° ANOS A E B, DENTRE AS QUATRO TURMAS DE PRIMEIRO ANO DA UNIDADE DE ENSINO. TAL SELEÇÃO SE JUSTIFICA PELO FATO DE QUE ESSA ERA UMA DAS SÉRIES MAIS CRÍTICAS EM TERMOS DE RESULTADOS DE APRENDIZAGEM EM TODA A ESCOLA. A TURMA A FOI DESIGNADA GRUPO DE TRATAMENTO E PASSOU A TER AULAS COM O AUXÍLIO DE REDES SOCIAIS. A TURMA B, GRUPO CONTROLE, CONTINUOU TENDO AULAS EM ESTILO TRADICIONAL. A PARTIR DO TRABALHO REALIZADO, A TURMA A CONSEGUIU PROGREDIR CONSIDERAVELMENTE EM TERMOS DE RENDIMENTOS, EM DETRIMENTO DO SEU DESEMPENHO ANTERIOR E EM RELAÇÃO À TURMA B, O QUE MOSTRA QUE, QUANDO BEM EXPLORADOS, O CELULAR E AS REDES SOCIAIS PODEM SE TORNAR EXCELENTES RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.