O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA É ALGO ATRATIVO AOS ALUNOS, POR PROMOVER O CONTATO COM DIVERSAS ÁREAS E MATERIAIS FACILMENTE ENCONTRADOS, MUITAS VEZES NO PRÓPRIO AMBIENTE ESCOLAR. ESTE FATO PODE SER AINDA MAIS INCREMENTADO COM A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS COMO MODELOS DIDÁTICOS, REPRESENTAÇÕES, JOGOS E EXPERIÊNCIAS. DESTA MANEIRA, O PRESENTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE RELATAR UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA POR LICENCIANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) DURANTE A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO, VISANDO IDENTIFICAR A INFLUÊNCIA DO USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNGOS. PARA ISSO FORAM APLICADOS JUNTO AOS ALUNOS DE DUAS TURMAS DO 2º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE BARREIRAS-BA, ATIVIDADES DE SONDAGEM ANTES E DEPOIS DA INTERVENÇÃO, ALÉM DE AMOSTRAS DE FUNGOS E O DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA “INFLANDO O BALÃO”. FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE O USO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS É IMPRESCINDÍVEL NUM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, UMA VEZ QUE FACILITAM A MEDIAÇÃO, PRINCIPALMENTE QUANDO SE TRATA DE UM CONTEÚDO ABSTRATO E MUITAS VEZES DIFÍCIL PARA ALGUNS PROFESSORES. AMBAS AS SONDAGENS, REVELARAM TAMBÉM A RESPEITO DA DIFICULDADE DE INTERPRETAÇÃO DAS QUESTÕES POR PARTE DAS TURMAS, O QUE LEVOU A PERMANÊNCIA DE ERROS CONSTATADOS NA SONDAGEM FINAL. ESTUDOS COMO ESTE, SERVEM COMO FERRAMENTAS PARA O PROFESSOR SE AUTOAVALIAR, ENTENDER O PORQUÊ DA DIFICULDADE DO ALUNO EM DETERMINADOS ASSUNTOS; REVER SUA DIDÁTICA E BUSCAR CAMINHOS QUE AUXILIEM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA.