GONÇALVES, Josiane Peres. . Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/63008>. Acesso em: 23/12/2024 09:57
As representaÇÕes sociais predominantes na sociedade sÃo de que as mulheres tÊm maiores condiÇÕes para atuar profissionalmente na Área da educaÇÃo por se associar a imagem feminina com o papel de mÃe educadora. Mas o que pensam os homens professores a este respeito? Para melhor entender essa realidade É que se justifica a realizaÇÃo do presente estudo que tem por objetivo investigar as representaÇÕes sociais de homens professores sobre relaÇÕes de gÊnero e presenÇa masculina no magistÉrio. A pesquisa de natureza qualitativa foi realizada, mediante a realizaÇÃo de entrevistas semiestruturadas, com cinco homens que tiveram experiÊncia de atuar como docentes na educaÇÃo bÁsica e ensino superior. Os resultados indicam que normalmente os homens encontram dificuldade para trabalhar com crianÇas, especialmente porque as representaÇÕes predominantes na sociedade, e incorporadas pela maioria dos docentes entrevistados, sÃo de que as mulheres possuem habilidades especÍficas, relacionadas À maternidade, que favorecem o trabalho no magistÉrio.