Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“... É INTERESSANTE QUE TENHA O REFERENCIAL MASCULINO E FEMININO”: REPRESENTAÇÕES ACERCA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO ENTRE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

As representaÇÕes sociais predominantes na sociedade sÃo de que as mulheres tÊm maiores condiÇÕes para atuar profissionalmente na Área da educaÇÃo por se associar a imagem feminina com o papel de mÃe educadora. Mas o que pensam os homens professores a este respeito? Para melhor entender essa realidade É que se justifica a realizaÇÃo do presente estudo que tem por objetivo investigar as representaÇÕes sociais de homens professores sobre relaÇÕes de gÊnero e presenÇa masculina no magistÉrio. A pesquisa de natureza qualitativa foi realizada, mediante a realizaÇÃo de entrevistas semiestruturadas, com cinco homens que tiveram experiÊncia de atuar como docentes na educaÇÃo bÁsica e ensino superior. Os resultados indicam que normalmente os homens encontram dificuldade para trabalhar com crianÇas, especialmente porque as representaÇÕes predominantes na sociedade, e incorporadas pela maioria dos docentes entrevistados, sÃo de que as mulheres possuem habilidades especÍficas, relacionadas À maternidade, que favorecem o trabalho no magistÉrio.

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