ESSE TRABALHO FOI FEITO POR MEIO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA COM ESTUDO DE CASO, COM OBJETIVO LEVANTAR INFORMAÇÕES SOBRE O ESTADO ATUAL DOS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO DO MÉDIO SERTÃO MARANHENSE, PARA A PARTIR DESTAS INFORMAÇÕES PROJETAR AÇÕES FORMATIVAS PARA UTILIZAÇÃO DESSES RECURSOS. O ENSINO DE CIÊNCIAS VIA LABORATÓRIO PODE SER ABORDADO COMO INSTRUMENTO PARA CONTRAPOR ESTA CONCEPÇÃO, PARA TANTO, ESTABELECER A RACIONALIDADE QUE PERMEIA O ENSINO DE CIÊNCIAS VIA LABORATÓRIO EDUCACIONAL SERIA UM PASSO INICIAL EM BUSCA DE PROPOR NOVAS METODOLOGIAS COM BASE NA TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE. AS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NESTA PERSPECTIVA FOGEM À CONCEPÇÃO DE LABORATÓRIO COMO ESPAÇO PARA A COMPROVAÇÃO DE TEORIAS E CONCEBEM A EXPERIMENTAÇÃO COMO UM ELEMENTO CONSTITUTIVO DA CULTURA CIENTÍFICA. ESTES ELEMENTOS COMPÕEM AS DISCUSSÕES QUE BUSCAREMOS REALIZAR NO PRESENTE TRABALHO, ONDE O LABORATÓRIO SE TORNA UMA PONTE PARA HAVER MAIS INTERAÇÃO ENTRE OS INDIVÍDUOS ENVOLVIDA NA EDUCAÇÃO AJUDANDO NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL, QUE LEVA OS DISCENTES A FAZEREM TROCA DE EXPERIÊNCIA, FORA E DENTRO DA ESCOLA, ONDE O ESPIRITO DA COLETIVIDADE É DESENVOLVIDO. O USO DO MESMO É MUITO SIGNIFICANTE, ONDE AJUDA OS DISCENTES A FAZEREM TROCA DE EXPERIÊNCIA, FORA E DENTRO DA ESCOLA