O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO FAZER UMA ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DE ALUNOS, ACERCA DE QUAIS ÁREAS DA BIOLOGIA OS MESMOS POSSUEM MAIS DIFICULDADES E FACILIDADES EM ENSINAR E APRENDER. BUSCOU-SE TAMBÉM, FAZER UM LEVANTAMENTO DAS METODOLOGIAS DIDÁTICAS NAS QUAIS OS ALUNOS APRENDEM COM MAIS FACILIDADE. PARA FUNDAMENTAÇÃO DA PESQUISA, TENDO COMO BASE A IMPORTÂNCIA DAS CIÊNCIAS PARA O CONTEXTO SOCIAL, TIVEMOS APORTE NA LEGISLAÇÃO VIGENTE E EM PESQUISADORES QUE ABORDAM A TEMÁTICA DA DIVERSIDADE NAS METODOLOGIAS DIDÁTICAS. A METODOLOGIA TEVE CUNHO QUALITATIVO, COM O USO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO, NA QUAL FOI FEITO UM LEVANTAMENTO DE DADOS, USANDO QUESTIONÁRIOS COM PROFESSORES E ESTUDANTES, ONDE FOI PERGUNTADO QUAIS ÁREAS ELES TÊM DIFICULDADES E FACILIDADES EM ENSINAR E APRENDER, BEM COMO QUAIS METODOLOGIAS OS ALUNOS APRENDEM COM MAIS FACILIDADE. COMO RESULTADOS, “GENÉTICA”, SEGUNDO OS PROFESSORES, É A ÁREA DE MAIOR DE DIFICULDADE EM SE TRABALHAR EM SALA DE AULA E “CITOLOGIA” A ÁREA COM MENOS COMPLEXIDADE. JÁ PARA OS ESTUDANTES, “ANATOMIA HUMANA” É A PARTE DA BIOLOGIA MAIS COMPLICADA DE SE APRENDER, E A “CITOLOGIA” A MENOS COMPLEXA, FAZENDO LIGAÇÃO COM A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES. PODEMOS CONCLUIR, PORTANTO, QUE AS ÁREAS QUE POSSUEM CÁLCULOS MATEMÁTICOS E MUITOS TERMOS ESPECÍFICOS SÃO PERCEBIDAS COMO MAIS COMPLICADAS EM RELAÇÃO AO ENSINO-APRENDIZAGEM. QUANTO ÀS METODOLOGIAS, OS ALUNOS APRESENTARAM MAIS FACILIDADE DE ENTENDIMENTO EM “AULAS PRÁTICAS” E “AULAS DE LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS”, ENFATIZANDO ASSIM, A IMPORTÂNCIA DE METODOLOGIAS PRÁTICAS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA BIOLOGIA.