DIFERENTES OLHARES SOBRE FACILIDADES E DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA BIOLOGIA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59901 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2326 "inscrito_id" => 9956 "titulo" => "DIFERENTES OLHARES SOBRE FACILIDADES E DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA BIOLOGIA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO FAZER UMA ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DE ALUNOS, ACERCA DE QUAIS ÁREAS DA BIOLOGIA OS MESMOS POSSUEM MAIS DIFICULDADES E FACILIDADES EM ENSINAR E APRENDER. BUSCOU-SE TAMBÉM, FAZER UM LEVANTAMENTO DAS METODOLOGIAS DIDÁTICAS NAS QUAIS OS ALUNOS APRENDEM COM MAIS FACILIDADE. PARA FUNDAMENTAÇÃO DA PESQUISA, TENDO COMO BASE A IMPORTÂNCIA DAS CIÊNCIAS PARA O CONTEXTO SOCIAL, TIVEMOS APORTE NA LEGISLAÇÃO VIGENTE E EM PESQUISADORES QUE ABORDAM A TEMÁTICA DA DIVERSIDADE NAS METODOLOGIAS DIDÁTICAS. A METODOLOGIA TEVE CUNHO QUALITATIVO, COM O USO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO, NA QUAL FOI FEITO UM LEVANTAMENTO DE DADOS, USANDO QUESTIONÁRIOS COM PROFESSORES E ESTUDANTES, ONDE FOI PERGUNTADO QUAIS ÁREAS ELES TÊM DIFICULDADES E FACILIDADES EM ENSINAR E APRENDER, BEM COMO QUAIS METODOLOGIAS OS ALUNOS APRENDEM COM MAIS FACILIDADE. COMO RESULTADOS, “GENÉTICA”, SEGUNDO OS PROFESSORES, É A ÁREA DE MAIOR DE DIFICULDADE EM SE TRABALHAR EM SALA DE AULA E “CITOLOGIA” A ÁREA COM MENOS COMPLEXIDADE. JÁ PARA OS ESTUDANTES, “ANATOMIA HUMANA” É A PARTE DA BIOLOGIA MAIS COMPLICADA DE SE APRENDER, E A “CITOLOGIA” A MENOS COMPLEXA, FAZENDO LIGAÇÃO COM A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES. PODEMOS CONCLUIR, PORTANTO, QUE AS ÁREAS QUE POSSUEM CÁLCULOS MATEMÁTICOS E MUITOS TERMOS ESPECÍFICOS SÃO PERCEBIDAS COMO MAIS COMPLICADAS EM RELAÇÃO AO ENSINO-APRENDIZAGEM. QUANTO ÀS METODOLOGIAS, OS ALUNOS APRESENTARAM MAIS FACILIDADE DE ENTENDIMENTO EM “AULAS PRÁTICAS” E “AULAS DE LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS”, ENFATIZANDO ASSIM, A IMPORTÂNCIA DE METODOLOGIAS PRÁTICAS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA BIOLOGIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "BIOLOGIA, DIDÁTICA, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID9956_16082019101913.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONIEL DA SILVA FELIX" "autor_nome_curto" => "RONIEL FÉLIX" "autor_email" => "RONIEL.FELIX.98@GMAIL.COM" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59901 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2326 "inscrito_id" => 9956 "titulo" => "DIFERENTES OLHARES SOBRE FACILIDADES E DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA BIOLOGIA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO FAZER UMA ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DE ALUNOS, ACERCA DE QUAIS ÁREAS DA BIOLOGIA OS MESMOS POSSUEM MAIS DIFICULDADES E FACILIDADES EM ENSINAR E APRENDER. BUSCOU-SE TAMBÉM, FAZER UM LEVANTAMENTO DAS METODOLOGIAS DIDÁTICAS NAS QUAIS OS ALUNOS APRENDEM COM MAIS FACILIDADE. PARA FUNDAMENTAÇÃO DA PESQUISA, TENDO COMO BASE A IMPORTÂNCIA DAS CIÊNCIAS PARA O CONTEXTO SOCIAL, TIVEMOS APORTE NA LEGISLAÇÃO VIGENTE E EM PESQUISADORES QUE ABORDAM A TEMÁTICA DA DIVERSIDADE NAS METODOLOGIAS DIDÁTICAS. A METODOLOGIA TEVE CUNHO QUALITATIVO, COM O USO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO, NA QUAL FOI FEITO UM LEVANTAMENTO DE DADOS, USANDO QUESTIONÁRIOS COM PROFESSORES E ESTUDANTES, ONDE FOI PERGUNTADO QUAIS ÁREAS ELES TÊM DIFICULDADES E FACILIDADES EM ENSINAR E APRENDER, BEM COMO QUAIS METODOLOGIAS OS ALUNOS APRENDEM COM MAIS FACILIDADE. COMO RESULTADOS, “GENÉTICA”, SEGUNDO OS PROFESSORES, É A ÁREA DE MAIOR DE DIFICULDADE EM SE TRABALHAR EM SALA DE AULA E “CITOLOGIA” A ÁREA COM MENOS COMPLEXIDADE. JÁ PARA OS ESTUDANTES, “ANATOMIA HUMANA” É A PARTE DA BIOLOGIA MAIS COMPLICADA DE SE APRENDER, E A “CITOLOGIA” A MENOS COMPLEXA, FAZENDO LIGAÇÃO COM A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES. PODEMOS CONCLUIR, PORTANTO, QUE AS ÁREAS QUE POSSUEM CÁLCULOS MATEMÁTICOS E MUITOS TERMOS ESPECÍFICOS SÃO PERCEBIDAS COMO MAIS COMPLICADAS EM RELAÇÃO AO ENSINO-APRENDIZAGEM. QUANTO ÀS METODOLOGIAS, OS ALUNOS APRESENTARAM MAIS FACILIDADE DE ENTENDIMENTO EM “AULAS PRÁTICAS” E “AULAS DE LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS”, ENFATIZANDO ASSIM, A IMPORTÂNCIA DE METODOLOGIAS PRÁTICAS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA BIOLOGIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "BIOLOGIA, DIDÁTICA, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID9956_16082019101913.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONIEL DA SILVA FELIX" "autor_nome_curto" => "RONIEL FÉLIX" "autor_email" => "RONIEL.FELIX.98@GMAIL.COM" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }