O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR A UTILIZAÇÃO DOS MEDIADORES TECNOLÓGICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO CONTEXTO AMAZÔNICO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES/CURSISTAS. A PESQUISA INSERE-SE EM UMA ANÁLISE MAIS ABRANGENTE EM PAUTA NA SOCIEDADE ATUAL ENVOLVENDO A RELAÇÃO ENTRE NATUREZA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. TRAÇOU-SE ASSIM, A CARTOGRAFIA DE UM CASO FRENTE AOS DESAFIOS DO CONTEXTO AMAZÔNICOS, TENDO COMO LÓCUS A REALIDADE DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES/CURSISTAS E OS REQUERIMENTOS DE FORMAÇÃO COMO PROBLEMÁTICA PARA A INVESTIGAÇÃO. PARA TANTO, TEM-SE NA TEORIA ATOR-REDE TAR E NAS PROPOSIÇÕES POR ELA ABORDADA, AS BASES PARA A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES QUE ENVOLVEM OS ATORES/ACTANTES DESSE PROCESSO, ALÉM DE PRESSUPOSTOS TEÓRICOS PARA O CONHECIMENTO DOS MEDIADORES TECNOLÓGICOS. PARA TANTO, EMPREENDEU-SE UMA PESQUISA COM CARACTERÍSTICAS PREDOMINANTEMENTE QUALITATIVA, UTILIZANDO-SE O PRINCÍPIO DA CARTOGRAFIA COMO METÁFORA PARA O PERCURSO TRILHADO, BASEANDO-SE NA CONCEPÇÃO DE RIZOMA. NESSE PERCURSO FOI REALIZADO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E ANÁLISE EMPÍRICA DOS MEDIADORES TECNOLÓGICOS E DE DOCUMENTOS ENTENDIDOS NESSE PROCESSO TAMBÉM COMO ATORES/ACTANTES. PARA COLETA E ANÁLISE DOS DADOS, TEVE-SE COMO BASE TEÓRICO-METODOLÓGICA O DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO. COMO RESULTADO A PESQUISA REVELOU A PARTIR DA VISÃO DO MEIO E SEUS “HÍBRIDOS”, O COMPROMETIMENTO DA QUALIDADE DA FORMAÇÃO OFERTADA COM A DESCONSIDERAÇÃO DO CONTEXTO VIVENCIADO PELOS PROFESSORES CURSISTAS, A DESVIRTUAÇÃO DO REAL POTENCIAL DOS MEDIADORES TECNOLÓGICOS EM QUESTÃO INCORRENDO PARA INÚMERAS DIFICULDADES E EQUÍVOCOS QUE REFLETIRAM DIRETAMENTE.