ESTE TRABALHO DESCREVE AS EXPERIÊNCIAS COMO PROFESSORES QUE TRABALHAM DIRETAMENTE COM A INSERÇÃO DA DIMENSÃO DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E, PORTANTO, COMO AGENTES PRODUTORES DO CURRÍCULO, BUSCAMOS CONTRIBUIR COM ESTE DEBATE APRESENTANDO UMA PERSPECTIVA SOBRE ESTA PROBLEMÁTICA, PONTUANDO NOSSA POSIÇÃO EM RELAÇÃO À REFORMA MAIS RECENTE PROPOSTA EM 2015 E AOS CAMINHOS QUE ESTAMOS ASSUMINDO NO NOVO CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS IMPLEMENTADO NA UFRPE. NESTE SENTIDO, O OBJETIVO DESCREVER A NOVA PROPOSTA DA PCC A PARTIR DE PROJETOS TEMÁTICOS INTEGRADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFRPE. NO NOVO CURRÍCULO AS PTIS TERÃO UMA ABORDAGEM ARTICULADORA COM TEMÁTICAS QUE PERMITEM DAR ÊNFASE A QUESTÕES ATUAIS, TRANSVERSAIS, INTERDISCIPLINARES, CONTEXTUALIZADAS, SOCIAL E ACADEMICAMENTE RELEVANTES, NA PERSPECTIVA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA). CONSIDERAMOS QUE O NOVO FORMATO DESCRITO NESSE DOCUMENTO APRESENTOU ALGUMAS POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO DA PRÁTICA DE FORMA MAIS EFETIVA E INCORPORAÇÃO DE DIVERSOS SABERES NO PROCESSO DA FORMAÇÃO DOCENTE. DESTACAMOS QUE O AMBIENTE DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR, AQUI DESCRITO SE POSICIONA NA SUA CONSTRUÇÃO UM OLHAR SOBRE AS MUDANÇAS SOCIAIS, CULTURAIS E GLOBAIS DA SOCIEDADE, BUSCANDO O REPENSAR DO SABER ESCOLAR E AS NECESSIDADES FORMATIVAS DOS LICENCIANDOS.