Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CULTURA AFRO-BRASILEIRA E FOTOGRAFIA NA ESCOLA: RESULTADOS DA PRIMEIRA ETAPA DO PROJETO LUZ NEGRA

Palavra-chaves: FOTOGRAFIA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA, EDUCOMUNICAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59733
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3560
    "inscrito_id" => 9090
    "titulo" => """
      CULTURA AFRO-BRASILEIRA E FOTOGRAFIA NA ESCOLA:\r\n
      RESULTADOS DA PRIMEIRA ETAPA DO PROJETO LUZ NEGRA
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE ARTIGO RELATA COMO FOI O DESENVOLVIMENTO, APLICAÇÃO E OS RESULTADOS OBTIDOS PELO PROJETO DE\r\n
      EXTENSÃO “LUZ NEGRA”, NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MANOEL DA COSTA CIRNE, SITUADA\r\n
      NO BAIRRO DO PEDREGAL, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE. DURANTE O SEGUNDO SEMESTRE DE 2018, O PROJETO\r\n
      FOI RESPONSÁVEL POR PROMOVER OFICINAS DE FOTOGRAFIA INTERLIGADAS À FOMENTAÇÃO DE DEBATES SOBRE TEMÁTICAS\r\n
      DE CUNHO ÉTNICO-RACIAL. A INICIATIVA PROPÔS UTILIZAR-SE DA LINGUAGEM FOTOGRÁFICA ENQUANTO FERRAMENTA DE\r\n
      PEDAGÓGICA, BASEANDO-SE EM PRINCÍPIOS EDUCOMUNICATIVOS, ONDE A FOTOGRAFIA TEM O POTENCIAL DE\r\n
      REPRESENTAÇÃO DAS DIVERSAS REALIDADES SOCIAIS E CONTRIBUI NA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES EM RELAÇÃO AO\r\n
      PROCESSO DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA INDIVIDUAL E COLETIVA. O TEXTO APRESENTA O CONTEXTO DE REALIZAÇÃO DAS\r\n
      OFICINAS E OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ADOTADOS. ALÉM DISSO, FORAM ANALISADOS OS DADOS ADQUIRIDOS\r\n
      POR MEIO DE FORMULÁRIOS, PREENCHIDOS PELOS ALUNOS NO DECORRER DAS OFICINAS. OS RESULTADOS RESSALTAM A\r\n
      NECESSIDADE DO DEBATE ÉTNICO-RACIAL DENTRO NA SALA DE AULA E ENFATIZAM O POTENCIAL DA FOTOGRAFIA ENQUANTO\r\n
      ELEMENTO FACILITADOR DO PROCESSO DE DESCONSTRUÇÃO DE ESTIGMAS SOCIAIS, AO INDICAR QUE AS OFICINAS DO\r\n
      PROJETO AMPLIARAM A AUTOPERCEPÇÃO DA NEGRITUDE ENTRE OS ESTUDANTES E O NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE A\r\n
      CULTURA AFRO-BRASILEIRA, BEM COMO ESTIMULOU OS PARTICIPANTES A DEBATER A TEMÁTICA E OCUPAR UM ESPAÇO\r\n
      DE PROTAGONISMO E EXPRESSÃO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "FOTOGRAFIA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA, EDUCOMUNICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID9090_23092019095901.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE DE SOUSA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE LIMA"
    "autor_email" => "joycesolsa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59733
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3560
    "inscrito_id" => 9090
    "titulo" => """
      CULTURA AFRO-BRASILEIRA E FOTOGRAFIA NA ESCOLA:\r\n
      RESULTADOS DA PRIMEIRA ETAPA DO PROJETO LUZ NEGRA
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE ARTIGO RELATA COMO FOI O DESENVOLVIMENTO, APLICAÇÃO E OS RESULTADOS OBTIDOS PELO PROJETO DE\r\n
      EXTENSÃO “LUZ NEGRA”, NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MANOEL DA COSTA CIRNE, SITUADA\r\n
      NO BAIRRO DO PEDREGAL, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE. DURANTE O SEGUNDO SEMESTRE DE 2018, O PROJETO\r\n
      FOI RESPONSÁVEL POR PROMOVER OFICINAS DE FOTOGRAFIA INTERLIGADAS À FOMENTAÇÃO DE DEBATES SOBRE TEMÁTICAS\r\n
      DE CUNHO ÉTNICO-RACIAL. A INICIATIVA PROPÔS UTILIZAR-SE DA LINGUAGEM FOTOGRÁFICA ENQUANTO FERRAMENTA DE\r\n
      PEDAGÓGICA, BASEANDO-SE EM PRINCÍPIOS EDUCOMUNICATIVOS, ONDE A FOTOGRAFIA TEM O POTENCIAL DE\r\n
      REPRESENTAÇÃO DAS DIVERSAS REALIDADES SOCIAIS E CONTRIBUI NA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES EM RELAÇÃO AO\r\n
      PROCESSO DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA INDIVIDUAL E COLETIVA. O TEXTO APRESENTA O CONTEXTO DE REALIZAÇÃO DAS\r\n
      OFICINAS E OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ADOTADOS. ALÉM DISSO, FORAM ANALISADOS OS DADOS ADQUIRIDOS\r\n
      POR MEIO DE FORMULÁRIOS, PREENCHIDOS PELOS ALUNOS NO DECORRER DAS OFICINAS. OS RESULTADOS RESSALTAM A\r\n
      NECESSIDADE DO DEBATE ÉTNICO-RACIAL DENTRO NA SALA DE AULA E ENFATIZAM O POTENCIAL DA FOTOGRAFIA ENQUANTO\r\n
      ELEMENTO FACILITADOR DO PROCESSO DE DESCONSTRUÇÃO DE ESTIGMAS SOCIAIS, AO INDICAR QUE AS OFICINAS DO\r\n
      PROJETO AMPLIARAM A AUTOPERCEPÇÃO DA NEGRITUDE ENTRE OS ESTUDANTES E O NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE A\r\n
      CULTURA AFRO-BRASILEIRA, BEM COMO ESTIMULOU OS PARTICIPANTES A DEBATER A TEMÁTICA E OCUPAR UM ESPAÇO\r\n
      DE PROTAGONISMO E EXPRESSÃO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "FOTOGRAFIA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA, EDUCOMUNICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID9090_23092019095901.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE DE SOUSA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE LIMA"
    "autor_email" => "joycesolsa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO RELATA COMO FOI O DESENVOLVIMENTO, APLICAÇÃO E OS RESULTADOS OBTIDOS PELO PROJETO DE EXTENSÃO “LUZ NEGRA”, NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MANOEL DA COSTA CIRNE, SITUADA NO BAIRRO DO PEDREGAL, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE. DURANTE O SEGUNDO SEMESTRE DE 2018, O PROJETO FOI RESPONSÁVEL POR PROMOVER OFICINAS DE FOTOGRAFIA INTERLIGADAS À FOMENTAÇÃO DE DEBATES SOBRE TEMÁTICAS DE CUNHO ÉTNICO-RACIAL. A INICIATIVA PROPÔS UTILIZAR-SE DA LINGUAGEM FOTOGRÁFICA ENQUANTO FERRAMENTA DE PEDAGÓGICA, BASEANDO-SE EM PRINCÍPIOS EDUCOMUNICATIVOS, ONDE A FOTOGRAFIA TEM O POTENCIAL DE REPRESENTAÇÃO DAS DIVERSAS REALIDADES SOCIAIS E CONTRIBUI NA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA INDIVIDUAL E COLETIVA. O TEXTO APRESENTA O CONTEXTO DE REALIZAÇÃO DAS OFICINAS E OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ADOTADOS. ALÉM DISSO, FORAM ANALISADOS OS DADOS ADQUIRIDOS POR MEIO DE FORMULÁRIOS, PREENCHIDOS PELOS ALUNOS NO DECORRER DAS OFICINAS. OS RESULTADOS RESSALTAM A NECESSIDADE DO DEBATE ÉTNICO-RACIAL DENTRO NA SALA DE AULA E ENFATIZAM O POTENCIAL DA FOTOGRAFIA ENQUANTO ELEMENTO FACILITADOR DO PROCESSO DE DESCONSTRUÇÃO DE ESTIGMAS SOCIAIS, AO INDICAR QUE AS OFICINAS DO PROJETO AMPLIARAM A AUTOPERCEPÇÃO DA NEGRITUDE ENTRE OS ESTUDANTES E O NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA, BEM COMO ESTIMULOU OS PARTICIPANTES A DEBATER A TEMÁTICA E OCUPAR UM ESPAÇO DE PROTAGONISMO E EXPRESSÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.