ESTE TRABALHO É RESULTADO DE UM PROJETO PRODUZIDO E APLICADO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA, NO MUNICÍPIO DE CODÓ, PELO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – CAMPUS CODÓ. O PROJETO ACONTECEU NO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DURANTE A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, REGÊNCIA E POR FIM, A REALIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE INTERVENÇÃO. O PROJETO REALIZADO FOI PENSADO MEDIANTE AS NECESSIDADES QUE A TURMA APRESENTAVA, POR SE TRATAR DE PESSOAS EM PERÍODO DE ALFABETIZAÇÃO, OBSERVOU-SE QUE A LITERATURA DE CORDEL SÉRIA INTERESSANTE PARA QUE OS ALUNOS COMEÇASSEM A PERCEBER O VALOR CULTURAL DA REGIÃO NORDESTE, POR MEIO A LINGUAGEM E DA ARTE. NESSE SENTIDO, FORAM REALIZADAS PRODUÇÕES TEXTUAIS INDIVIDUAIS ASSIM TAMBÉM COMO A APRENDIZAGEM DAS TÉCNICAS DE XILOGRAVURA, QUE É A ARTE REPRESENTATIVA DO CORDEL.